Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Maria Isabel Arruda de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6267
Resumo: Os estudos sugerem que a atuação dos líderes pode ter influência no desempenho e na qualidade das organizações. A liderança na escola é fundamental na motivação, na melhoria dos resultados e na qualidade da educação, deixando de ser responsabilidade individual e passando a ser um processo partilhado, centrado na aprendizagem. A melhoria da qualidade do ensino implica o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas, respeitando a diversidade e as necessidades individuais, o que remete para o conceito de equidade. O grande desafio é criar condições para garantir a todos a aquisição de conhecimentos imprescindíveis à integração social, desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender. Partindo da questão “As práticas de liderança no agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem? “ pretende-se verificar se existem práticas de liderança orientadas para a equidade e a aprendizagem. Para a concretização do objetivo do estudo optou-se por um estudo de caso, de natureza mista, combinando análise qualitativa e quantitativa, num agrupamento de escolas da região de Lisboa. A análise dos dados recolhidos, através de questionários e de entrevista, permitenos concluir que as práticas de liderança do agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem.
id RCAP_f3323c58e7f49e0befd9a308992077f8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagemMESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOLIDERANÇAESTILOS DE GESTÃOCOOPERAÇÃOAPRENDIZAGEMEQUIDADEEDUCATIONLEADERSHIPMANAGEMENT STYLESCOOPERATIONLEARNINGEQUITYOs estudos sugerem que a atuação dos líderes pode ter influência no desempenho e na qualidade das organizações. A liderança na escola é fundamental na motivação, na melhoria dos resultados e na qualidade da educação, deixando de ser responsabilidade individual e passando a ser um processo partilhado, centrado na aprendizagem. A melhoria da qualidade do ensino implica o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas, respeitando a diversidade e as necessidades individuais, o que remete para o conceito de equidade. O grande desafio é criar condições para garantir a todos a aquisição de conhecimentos imprescindíveis à integração social, desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender. Partindo da questão “As práticas de liderança no agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem? “ pretende-se verificar se existem práticas de liderança orientadas para a equidade e a aprendizagem. Para a concretização do objetivo do estudo optou-se por um estudo de caso, de natureza mista, combinando análise qualitativa e quantitativa, num agrupamento de escolas da região de Lisboa. A análise dos dados recolhidos, através de questionários e de entrevista, permitenos concluir que as práticas de liderança do agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem.Studies suggest that the action of leaders may have an influence on the performance and the quality of organizations. Leadership in a school is essential for the motivation, the improvement of success and the quality of education. It is, thus, no longer an individual responsibility but becomes a shared learner-centered process. The improvement of teaching quality entails the development of differentiated teaching practices, respecting individual diversity and needs, which leads to the concept of equity in education. The great challenge is to create the necessary conditions to assure that all learners will acquire the knowledge and skills indispensable to social integration by developing learning-to-learn ability. Starting from the research question “Do leadership practices in a specific school group enhance equity and learning?”, the purpose is to check the existence of leadership practices that may promote equity and learning. To pursue the aim of the present study, a case study was selected which combines both quantity and quality analysis in a cluster of schools in the region of Lisbon. The analysis of the data collected from questionnaires and interviews makes it possible to conclude that the leadership practices used in the cluster of schools under study promote equity and learning.2015-04-24T12:13:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6267TID:201197839porSá, Maria Isabel Arruda deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:40.484143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
title Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
spellingShingle Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
Sá, Maria Isabel Arruda de
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
ESTILOS DE GESTÃO
COOPERAÇÃO
APRENDIZAGEM
EQUIDADE
EDUCATION
LEADERSHIP
MANAGEMENT STYLES
COOPERATION
LEARNING
EQUITY
title_short Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
title_full Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
title_fullStr Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
title_full_unstemmed Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
title_sort Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem
author Sá, Maria Isabel Arruda de
author_facet Sá, Maria Isabel Arruda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Maria Isabel Arruda de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
ESTILOS DE GESTÃO
COOPERAÇÃO
APRENDIZAGEM
EQUIDADE
EDUCATION
LEADERSHIP
MANAGEMENT STYLES
COOPERATION
LEARNING
EQUITY
topic MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
ESTILOS DE GESTÃO
COOPERAÇÃO
APRENDIZAGEM
EQUIDADE
EDUCATION
LEADERSHIP
MANAGEMENT STYLES
COOPERATION
LEARNING
EQUITY
description Os estudos sugerem que a atuação dos líderes pode ter influência no desempenho e na qualidade das organizações. A liderança na escola é fundamental na motivação, na melhoria dos resultados e na qualidade da educação, deixando de ser responsabilidade individual e passando a ser um processo partilhado, centrado na aprendizagem. A melhoria da qualidade do ensino implica o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas, respeitando a diversidade e as necessidades individuais, o que remete para o conceito de equidade. O grande desafio é criar condições para garantir a todos a aquisição de conhecimentos imprescindíveis à integração social, desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender. Partindo da questão “As práticas de liderança no agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem? “ pretende-se verificar se existem práticas de liderança orientadas para a equidade e a aprendizagem. Para a concretização do objetivo do estudo optou-se por um estudo de caso, de natureza mista, combinando análise qualitativa e quantitativa, num agrupamento de escolas da região de Lisboa. A análise dos dados recolhidos, através de questionários e de entrevista, permitenos concluir que as práticas de liderança do agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24T12:13:04Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6267
TID:201197839
url http://hdl.handle.net/10437/6267
identifier_str_mv TID:201197839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131243800952832