Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, João Pedro de Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104145
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_f33b91b107abbbc40a5344ac8af812aa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"Media Convergence and Sustainability Process: The Case of "Diário de Notícias"MediaConvergênciaSustentabilidadeTecnologiaSocialMediaConvergenceSustainabilityTechnologySocialRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasNa era da informação, onde as notícias circulam a uma velocidade estonteante, vários desafios são colocados aos media quase diariamente. Deste modo, e após a realização de um estágio curricular no Diário de Notícias (DN), este relatório pretende conciliar e explorar a relação entre a convergência dos media, tendo por base a obra de Henry Jenkins (2006) e a sustentabilidade dos media em geral e da imprensa escrita em particular, tendo por base a experiência adquirida no DN durante o estágio curricular no âmbito do 2º ciclo em Comunicação e Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraNeste relatório, abordar-se-á a convergência como sendo um processo de relações contínuas que provoca alterações no funcionamento dos media tradicionais. Essas alterações fazem-se também sentir nos modelos de negócio dos meios de comunicação social e, consequentemente, na sustentabilidade desses mesmos meios. A capacidade de direcionar e segmentar os anúncios publicitários para o seu público-alvo por parte das grandes empresas tecnológicas, levou ao abandono, de um modo geral, da publicidade de massa – outrora a principal fonte de rendimento dos media em geral.Surge agora a necessidade de rever o modelo de negócio assente nas receitas publicitárias: esta revisão deve assentar na multiplicação de fontes de rendimento colocando o consumidor como peça essencial desse modelo e não apenas como um mero recetor de informação. O relatório conclui com a sugestão de que, para o DN sobreviver e criar um modelo de negócio sustentado, deve alterar o seu modelo de negócio, explorando as vantagens da convergência do grupo de media a que pertence, o Global Media.In the information age, where news circulates at a dizzying speed, various challenges are posed to the media almost daily. Thus, and after a curricular internship in the Diário de Notícias (DN), this report aims to reconcile and explore the relationship between media convergence, based on the work of Henry Jenkins (2006) and the sustainability of the media in general and the written press, based on the experience acquired at DN during the curricular internship under the 2nd cycle in Communication and Journalism of the Faculty of Letters of the University of CoimbraIn this report, convergence will be approached as a process of continuous relationships that causes changes in the functioning of traditional media. These changes are also felt in the business models of the media and, consequently, in the sustainability of these same means. The ability to target and segment advertisements to their target audience by large technology companies has led to the abandonment of mass advertising in general - once the main source of media revenue in general.The need now arises to review the business model based on advertising revenues: this review must be based on the multiplication of sources of income, placing the consumer as an essential part of this model and not just as a mere receiver of information. The report concludes with the suggestion that for DN to survive and create a sustained business model, it should change its business model, exploiting the advantages of the convergence of the media group to which it belongs, the Global Media.2022-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104145http://hdl.handle.net/10316/104145TID:203125401porMagalhães, João Pedro de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:43:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:52.898086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
Media Convergence and Sustainability Process: The Case of "Diário de Notícias"
title Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
spellingShingle Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
Magalhães, João Pedro de Castro
Media
Convergência
Sustentabilidade
Tecnologia
Social
Media
Convergence
Sustainability
Technology
Social
title_short Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
title_full Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
title_fullStr Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
title_full_unstemmed Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
title_sort Processo de Convergência e Sustentabilidade dos Media: O Caso do "Diário de Notícias"
author Magalhães, João Pedro de Castro
author_facet Magalhães, João Pedro de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, João Pedro de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Media
Convergência
Sustentabilidade
Tecnologia
Social
Media
Convergence
Sustainability
Technology
Social
topic Media
Convergência
Sustentabilidade
Tecnologia
Social
Media
Convergence
Sustainability
Technology
Social
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104145
http://hdl.handle.net/10316/104145
TID:203125401
url http://hdl.handle.net/10316/104145
identifier_str_mv TID:203125401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134100540358656