Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardona, Maria João (coordenadora)
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Linhares, Elisabete (coordenadora)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4707
Resumo: Pensar a Formação e Educação nas Primeiras Idades remete-nos à Coleção com o mesmo nome, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, que já nos brindou com duas publicações: a primeira em 2020 e a segunda em 2022, ambas pondo a tónica na importância da investigação nos processos formativos. Honrando esse compromisso de raiz, este terceiro número é assim dedicado às práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, dando testemunho de trabalhos de pesquisa de mestrandos, devidamente acompanhados pelos respetivos orientadores, numa lógica de diálogo e parceria como importa no percurso de jovens investigadores. Mas, além do interesse que suscitam as temáticas de eleição das autoras e suas opções metodológicas, gostaria de realçar o papel fundamental que esta Coleção exerce, quando passa, mesmo que subliminarmente, a grande mensagem de que o professor/educador é um investigador. Ele não é apenas o técnico, ateórico e apolítico, que utiliza os melhores métodos e procedimentos com os seus alunos, executando com rigor determinações emanadas de outros patamares de decisão. Como verdadeiro profissional, ele deve investigar as suas práticas pedagógicas, num processo contínuo de reflexão-investigação ação.
id RCAP_f3452bc5b76a702a1f1838bd11eaaade
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadoreseducação pré -escolar1ºCiclo do ensino Básicoinvestigação na educaçãoPensar a Formação e Educação nas Primeiras Idades remete-nos à Coleção com o mesmo nome, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, que já nos brindou com duas publicações: a primeira em 2020 e a segunda em 2022, ambas pondo a tónica na importância da investigação nos processos formativos. Honrando esse compromisso de raiz, este terceiro número é assim dedicado às práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, dando testemunho de trabalhos de pesquisa de mestrandos, devidamente acompanhados pelos respetivos orientadores, numa lógica de diálogo e parceria como importa no percurso de jovens investigadores. Mas, além do interesse que suscitam as temáticas de eleição das autoras e suas opções metodológicas, gostaria de realçar o papel fundamental que esta Coleção exerce, quando passa, mesmo que subliminarmente, a grande mensagem de que o professor/educador é um investigador. Ele não é apenas o técnico, ateórico e apolítico, que utiliza os melhores métodos e procedimentos com os seus alunos, executando com rigor determinações emanadas de outros patamares de decisão. Como verdadeiro profissional, ele deve investigar as suas práticas pedagógicas, num processo contínuo de reflexão-investigação ação.Instituto Politécnico de Santarém /ESERepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCardona, Maria João (coordenadora)Linhares, Elisabete (coordenadora)2024-01-16T23:17:21Z2024-012024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4707por: 978-989-35287-5-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:15.880841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
title Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
spellingShingle Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
Cardona, Maria João (coordenadora)
educação pré -escolar
1ºCiclo do ensino Básico
investigação na educação
title_short Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
title_full Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
title_fullStr Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
title_full_unstemmed Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
title_sort Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores
author Cardona, Maria João (coordenadora)
author_facet Cardona, Maria João (coordenadora)
Linhares, Elisabete (coordenadora)
author_role author
author2 Linhares, Elisabete (coordenadora)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardona, Maria João (coordenadora)
Linhares, Elisabete (coordenadora)
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré -escolar
1ºCiclo do ensino Básico
investigação na educação
topic educação pré -escolar
1ºCiclo do ensino Básico
investigação na educação
description Pensar a Formação e Educação nas Primeiras Idades remete-nos à Coleção com o mesmo nome, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, que já nos brindou com duas publicações: a primeira em 2020 e a segunda em 2022, ambas pondo a tónica na importância da investigação nos processos formativos. Honrando esse compromisso de raiz, este terceiro número é assim dedicado às práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, dando testemunho de trabalhos de pesquisa de mestrandos, devidamente acompanhados pelos respetivos orientadores, numa lógica de diálogo e parceria como importa no percurso de jovens investigadores. Mas, além do interesse que suscitam as temáticas de eleição das autoras e suas opções metodológicas, gostaria de realçar o papel fundamental que esta Coleção exerce, quando passa, mesmo que subliminarmente, a grande mensagem de que o professor/educador é um investigador. Ele não é apenas o técnico, ateórico e apolítico, que utiliza os melhores métodos e procedimentos com os seus alunos, executando com rigor determinações emanadas de outros patamares de decisão. Como verdadeiro profissional, ele deve investigar as suas práticas pedagógicas, num processo contínuo de reflexão-investigação ação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-16T23:17:21Z
2024-01
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4707
url http://hdl.handle.net/10400.15/4707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv : 978-989-35287-5-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém /ESE
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém /ESE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137051254194176