Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1060
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação/Supervisão e Orientação Pedagógica. Orientador: Professor Doutor António Mesquita Guimarães
id RCAP_f35592b0f533be49f3d566fb010b05a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógicaLiderançaEstilo de liderançaInteligência emocionalRelação professor-alunoSupervisão pedagógicaLeadershipLeadership StylesEmotional IntelligenceRelation Teacher- StudentPedagogical SupervisionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação/Supervisão e Orientação Pedagógica. Orientador: Professor Doutor António Mesquita GuimarãesO presente trabalho é um estudo de caso, realizado na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A liderança do professor em contexto de sala de aula é o tema em estudo, pretendendo-se determinar a possibilidade de utilização da Teoria de Liderança Primal na sala de aula e a respetiva avaliação dos estilos de liderança primal pelos alunos. A análise das atitudes dos professores que marcaram o percurso escolar dos alunos é outro dos temas em análise. A revisão bibliográfica inicia-se com a apresentação do conceito de liderança e de estilo de liderança; são também estudadas várias teorias de liderança, tendo sido aprofundado o estudo da Liderança Emocional/Teoria da Liderança Primal, na qual se baseia este trabalho, mais precisamente nos trabalhos de Goleman, e deste em conjunto com Boyatzis e McKee. Seguidamente, passámos à temática da liderança na escola e na sala de aula, sendo que a mesma se iniciou com a caracterização da escola atual, a qual parece não responder às necessidades dos alunos e das empresas. O comportamento do professor na sala de aula define o seu estilo de liderança. Neste trabalho, foram feitos estudos aos estilos de liderança do professor, com base em Barros de Oliveira (2007) e Estanqueiro (2010). Posteriormente, abordámos a relação entre a emoção e cognição e a importância da formação de professores na aquisição de competência emocionais, terminando a contextualização teórica do trabalho com o estudo da supervisão e a sua relação com a liderança. A recolha consistiu na aplicação de questionários aos alunos de décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Os resultados apontam para a possibilidade de utilizar os estilos de liderança da Teoria da Liderança Primal no contexto da sala de aula. A valorização dos estilos de liderança por grau de preferência são, nomeadamente: Democrático, Conselheiro, Visionário, Pressionador, Dirigista e Relacional. No âmbito das atitudes positivas e negativas, verifica-se que os alunos consideram o desempenho profissional, conjuntamente com o relacionamento/clima da relação que estabelecem com o professor, fatores fundamentais para o sucesso do seu processo de aquisição do conhecimento. A partir dos resultados obtidos, construímos as linhas diretivas para a elaboração de um plano de formação para professores, no âmbito da Liderança Emocional na sala de aula.- The present work is the study of a case, taking place at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The teacher’s leadership in a classroom context is the topic of study whose main purpose is to determine the possibility of using the Primal Leadership Theory in the classroom and the evaluation of Primal leadership types by the students. To analyse the attitude of teachers who have marked the school career of the students is other of the subjects of analysis. The bibliographic revision will start with the presentation of the concepts of leadership and leadership type; several theories of leadership are also aim of study, with a deepen study on Emotional Leadership/Primal Leadership Theory, on which this work is based, more precisely the works of Goleman and the works of Goleman, Boyatzis and McKee together. The following step was the analysis of the theme leadership at school and inside the classroom. For that, we have started with the characterization of the actual school, which seems not to meet the needs of students and companies. The teacher’s behaviour inside the classroom defines his leadership type. During this work, we have studied the teacher’s leadership types, based on Barros de Oliveira (2007) and Estanqueiro (2010). Thereafter, we have approached the relation between emotion and cognition and the importance of the teachers’ education in the acquisition of emotional competences, being the theoretical context of this work completed with the study of supervision and its relation with leadership. We have come to results through the application of questionnaires to students attending the 11th and 12th grades at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The results point to the possibility of using the Primal Leadership Theory styles in a classroom context. The valorisation of leadership styles, by preference order are: Democratic, Coaching, Visionary, Pace-setting, Commanding and Affiliative. In what refers to positive and negative attitudes, we can verify that the students consider the professional performance, along with the relationship/ type of relationship they establish with the teacher, factors that are fundamental to succeed in the process of acquiring knowledge. From the results obtained, we established conducting lines to the elaboration of a formation plan for teachers, in the area of Emotional Leadership in the classroom.Guimarães, António MesquitaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira2014-11-09T01:19:09Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:25.512667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
title Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
spellingShingle Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira
Liderança
Estilo de liderança
Inteligência emocional
Relação professor-aluno
Supervisão pedagógica
Leadership
Leadership Styles
Emotional Intelligence
Relation Teacher- Student
Pedagogical Supervision
title_short Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
title_full Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
title_fullStr Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
title_full_unstemmed Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
title_sort Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógica
author Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira
author_facet Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, António Mesquita
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Estilo de liderança
Inteligência emocional
Relação professor-aluno
Supervisão pedagógica
Leadership
Leadership Styles
Emotional Intelligence
Relation Teacher- Student
Pedagogical Supervision
topic Liderança
Estilo de liderança
Inteligência emocional
Relação professor-aluno
Supervisão pedagógica
Leadership
Leadership Styles
Emotional Intelligence
Relation Teacher- Student
Pedagogical Supervision
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação/Supervisão e Orientação Pedagógica. Orientador: Professor Doutor António Mesquita Guimarães
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2014-11-09T01:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1060
url http://hdl.handle.net/10400.15/1060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024966393856