Corpo-desejo-corpo na obra do pintor surrealista Vespeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Manuela Alves da
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/468
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clinica
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spelling Corpo-desejo-corpo na obra do pintor surrealista VespeiraDissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia ClinicaA Dissertação sobre Corpo - Desejo - Corpo na obra do pintor surrealista Vespeira, integra uma fundamentação conceptual sobre o conceito de Arte (Capítulo 1), sobre o Pensamento Simbólico (Capítulo 2) e sobre o conceito de Corpo no Espaço Simbólico (Capítulo 3). integra também uma fundamentação teórica sobre as problemáticas do Desejo (Capítulo 4) e as teorias da Estética (Capítulo 5) e os desenvolvimentos das Teorias Psicanalíticas sobre a Arte (Capítulo 6), assim como a fundamentação da investigação em Psicanálise e nomeadamente da Entrevista (Capítulo 7). Integra igualmente uma entrevista ao pintor (Capítulo 8) e finalmente as Conclusões (Capítulo 9). Através da entrevista e da obra pictórica o autor procura estudar os invariantes (Bion) na obra do pintor, elementos responsáveis pelo aspecto inalterado da transformação que o pintor realiza na tela, elementos comuns a todas as formas e que estão em conjunção constante entre si. Conclui-se que o pintor ao criar objectos parciais que a conjunção constante transforma em todos formais põe em evidência o objecto combinado - pai e mãe - e o desejo é a força de coesão que mantém o elemento de pura singularidade num conjunto coerente de coloração sexual. O objecto de desejo colmata a falta impressa de origem e sob o signo da carência e da falta o pintor repõe o desejo com os traços de Eros. A compulsão à repetição das mesmas formas comporta uma imbrição das pulsões de vida - Eros - e das pulsões de morte - Thanatos -, repetição ligada ao automatismo e ao surrealismo que o domínio de Eros faz escapar à dor do desamparo e o pintor aprende na experiência, ensaia a separação e restaura os objectos internos e as relações objectais.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACruz, Maria Manuela Alves da2011-04-02T13:12:47Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:36Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:35.576902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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