O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/35 |
Resumo: | A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas. Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos. |
id |
RCAP_f384efb8a55ae8aeb3ae353c20e1c17b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/35 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de casoOrganização educativaFlexibilidade curricularEducação interculturalTMEA sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas. Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos.Orientação: prof.º Doutor José António Oliveira.2013-08-14T17:59:33Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHenriques, A. S. C. (2007). O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/35http://hdl.handle.net/11328/35Henriques, A. S. C. (2007). O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/35http://hdl.handle.net/11328/35porCota: TME 297Henriques, Andreia Sofia de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:14Zoai:repositorio.upt.pt:11328/35Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:57.959809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
title |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
spellingShingle |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso Henriques, Andreia Sofia de Campos Organização educativa Flexibilidade curricular Educação intercultural TME |
title_short |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
title_full |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
title_fullStr |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
title_sort |
O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso |
author |
Henriques, Andreia Sofia de Campos |
author_facet |
Henriques, Andreia Sofia de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Andreia Sofia de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização educativa Flexibilidade curricular Educação intercultural TME |
topic |
Organização educativa Flexibilidade curricular Educação intercultural TME |
description |
A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas. Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2013-08-14T17:59:33Z 2013-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Henriques, A. S. C. (2007). O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/35 http://hdl.handle.net/11328/35 Henriques, A. S. C. (2007). O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/35 http://hdl.handle.net/11328/35 |
identifier_str_mv |
Henriques, A. S. C. (2007). O professor do 1º Ciclo e a educação intercultural: flexibilidade curricular e especificidade da organização educativa: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/35 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134972557131776 |