Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Amanda Campos de Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11808
Resumo: O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.
id RCAP_f38e61ef331ba30953851f6c5bfe7d31
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do RioMESTRADO EM MUSEOLOGIAMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIADEFICIÊNCIA INTELECTUALEDUCAÇÃO NÃO FORMALBRASILMUSEU DE ARTE DO RIOMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYSIGNIFICANT DISABILITYNON-FORMAL EDUCATIONBRAZILO objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.The main objective of the research is to analyze how the relationship of the educator, teacher and student contribute to the teaching and learning process, based on non-formal education, addressing a social function of the museum, including People with Intellectual Disabilities. A methodology based on the analysis of the social function of the Museum of Art of Rio - MAR, located in Rio de Janeiro, through the Project Encontro de Saberes, considering three schools, being a private school, Colégio Eduardo Guimarães and two public schools, Municipal School Nicolau Antônio Taunay and Maurício de Medeiros Municipal Special School, located in the city of Rio de Janeiro. To make the records, notes were used in the field notebook, reports from educators, teachers and students about the project, films, photographs and physical record of the activities carried out. We concluded that there was a greater interest by schools in participating in the project, after realizing that the Museum of Art of Rio - MAR had a project with a team specialized in assisting people with disabilities.2021-04-08T20:51:45Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11808TID:202634850porCândido, Amanda Campos de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:45.586712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
title Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
spellingShingle Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
Cândido, Amanda Campos de Freitas
MESTRADO EM MUSEOLOGIA
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
BRASIL
MUSEU DE ARTE DO RIO
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
SIGNIFICANT DISABILITY
NON-FORMAL EDUCATION
BRAZIL
title_short Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
title_full Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
title_fullStr Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
title_full_unstemmed Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
title_sort Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
author Cândido, Amanda Campos de Freitas
author_facet Cândido, Amanda Campos de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Amanda Campos de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM MUSEOLOGIA
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
BRASIL
MUSEU DE ARTE DO RIO
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
SIGNIFICANT DISABILITY
NON-FORMAL EDUCATION
BRAZIL
topic MESTRADO EM MUSEOLOGIA
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
BRASIL
MUSEU DE ARTE DO RIO
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
SIGNIFICANT DISABILITY
NON-FORMAL EDUCATION
BRAZIL
description O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-04-08T20:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11808
TID:202634850
url http://hdl.handle.net/10437/11808
identifier_str_mv TID:202634850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131214764834816