Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11808 |
Resumo: | O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência. |
id |
RCAP_f38e61ef331ba30953851f6c5bfe7d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do RioMESTRADO EM MUSEOLOGIAMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIADEFICIÊNCIA INTELECTUALEDUCAÇÃO NÃO FORMALBRASILMUSEU DE ARTE DO RIOMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYSIGNIFICANT DISABILITYNON-FORMAL EDUCATIONBRAZILO objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.The main objective of the research is to analyze how the relationship of the educator, teacher and student contribute to the teaching and learning process, based on non-formal education, addressing a social function of the museum, including People with Intellectual Disabilities. A methodology based on the analysis of the social function of the Museum of Art of Rio - MAR, located in Rio de Janeiro, through the Project Encontro de Saberes, considering three schools, being a private school, Colégio Eduardo Guimarães and two public schools, Municipal School Nicolau Antônio Taunay and Maurício de Medeiros Municipal Special School, located in the city of Rio de Janeiro. To make the records, notes were used in the field notebook, reports from educators, teachers and students about the project, films, photographs and physical record of the activities carried out. We concluded that there was a greater interest by schools in participating in the project, after realizing that the Museum of Art of Rio - MAR had a project with a team specialized in assisting people with disabilities.2021-04-08T20:51:45Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11808TID:202634850porCândido, Amanda Campos de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:45.586712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
title |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
spellingShingle |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio Cândido, Amanda Campos de Freitas MESTRADO EM MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA SOCIOMUSEOLOGIA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EDUCAÇÃO NÃO FORMAL BRASIL MUSEU DE ARTE DO RIO MUSEOLOGY SOCIOMUSEOLOGY SIGNIFICANT DISABILITY NON-FORMAL EDUCATION BRAZIL |
title_short |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
title_full |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
title_fullStr |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
title_full_unstemmed |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
title_sort |
Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio |
author |
Cândido, Amanda Campos de Freitas |
author_facet |
Cândido, Amanda Campos de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Amanda Campos de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA SOCIOMUSEOLOGIA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EDUCAÇÃO NÃO FORMAL BRASIL MUSEU DE ARTE DO RIO MUSEOLOGY SOCIOMUSEOLOGY SIGNIFICANT DISABILITY NON-FORMAL EDUCATION BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA SOCIOMUSEOLOGIA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EDUCAÇÃO NÃO FORMAL BRASIL MUSEU DE ARTE DO RIO MUSEOLOGY SOCIOMUSEOLOGY SIGNIFICANT DISABILITY NON-FORMAL EDUCATION BRAZIL |
description |
O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-04-08T20:51:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11808 TID:202634850 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11808 |
identifier_str_mv |
TID:202634850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131214764834816 |