Chatbot development to assist patients in health care services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, António Pedro Mesquita
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84104
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
id RCAP_f38f21c86ccf867f2fb1087282ab0943
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Chatbot development to assist patients in health care servicesCuidados de saúdeProcessamento de linguagem naturalAprendizagem automáticaChatbotPerguntas e respostasHealthcareNatural language processingMachine learningQuestion answeringEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado integrado em Engenharia InformáticaDados de alta qualidade sobre tratamentos médicos e de informação técnica tornaram-se acessíveis, criando novas oportunidades de E-Saúde para a recuperação de um paciente. A implementação da aprendizagem automática nestas soluções provou ser essencial e eficaz na elaboração de aplicações para o utilizador para aliviar a sobrecarga do sector de saúde. Atualmente, muitas interações com os utentes são realizadas via telefonemas e mensagens de texto. Os agentes de conversação podem responder a estas questões, fomentando uma rápida interação com os pacientes. O objetivo fundamental desta dissertação é prestar apoio aos pacientes, fornecendo uma fonte de informação fidedigna que lhes permita instruir-se e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos e repercussões dos seus problemas de saúde. Este propósito foi concretizado não apenas através de uma plataforma Web intuitiva e acessível, composta por perguntas frequentes, mas também integrando um agente de conversação inteligente para responder a questões. Para este fim, cientificamente, foi necessário conduzir a investigação, implementação e viabilidade dos agentes de conversação no domínio fechado para os cuidados de saúde. Constitui um importante contributo para a comunidade de desenvolvimento de chatbots, na qual se reúnem as últimas inovações e descobertas, bem os desafios actuais da aprendizagem automática, contribuindo para a consciencialização desta área.High-quality data on medical treatments and facility-level information has become accessible, creating new eHealth opportunities for the recuperation of a patient. Machine learning implementation in these solutions has been proven to be essential and effective in building user-centred applications to relieves the burden on the healthcare sector. Nowadays, many patient interactions are handled through healthcare services via phone calls and text message exchange. Conversation agents can provide answers to these queries, promoting fast patient interaction. The underlying aim of this dissertation is to assist patients by providing a reliable source of information to educate themselves and clarify any doubts about procedures and implications of their health issue. This purpose was achieved not only through an intuitive and accessible web platform, with frequently asked questions, but also by integrating an intelligent chatting agent to answer questions. To this end, scientifically, it was necessary to conduct the research, implementation and feasibility of closed-domain conversation agents for healthcare. It is a valuable input for the chatbot development community, which assembles the latest innovations and findings, as well as the current challenges of machine learning, contributing to the awareness of this field.Macedo, JoaquimCraveiro, OlgaUniversidade do MinhoBarbosa, António Pedro Mesquita2020-12-102020-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84104eng203254066info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:17.370613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Chatbot development to assist patients in health care services
title Chatbot development to assist patients in health care services
spellingShingle Chatbot development to assist patients in health care services
Barbosa, António Pedro Mesquita
Cuidados de saúde
Processamento de linguagem natural
Aprendizagem automática
Chatbot
Perguntas e respostas
Healthcare
Natural language processing
Machine learning
Question answering
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Chatbot development to assist patients in health care services
title_full Chatbot development to assist patients in health care services
title_fullStr Chatbot development to assist patients in health care services
title_full_unstemmed Chatbot development to assist patients in health care services
title_sort Chatbot development to assist patients in health care services
author Barbosa, António Pedro Mesquita
author_facet Barbosa, António Pedro Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Joaquim
Craveiro, Olga
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, António Pedro Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de saúde
Processamento de linguagem natural
Aprendizagem automática
Chatbot
Perguntas e respostas
Healthcare
Natural language processing
Machine learning
Question answering
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Cuidados de saúde
Processamento de linguagem natural
Aprendizagem automática
Chatbot
Perguntas e respostas
Healthcare
Natural language processing
Machine learning
Question answering
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2020-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84104
url https://hdl.handle.net/1822/84104
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 203254066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132298692526080