Video Game Urbanism: Tecnologia e imaginação na regeneração urbana do espaço público no Barreiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23906 |
Resumo: | O presente trabalho destaca a importância dos vídeo jogos como método participativo no projeto de arquitetura. Ferramentas que potenciam o debate comunitário no desenho da cidade, integrando o cunho da população interessada em alterar os espaços devolutos. A criação e adaptação de metodologias para esta participação é um dos argumentos que amplia o impacto dos vídeo jogos, não como mero entretenimento, mas como ferramentas para o pensamento crítico da cidade. Esta abordagem, compreende os elementos urbanos (bancos, mesas, árvores, etc.) do espaço público como mutáveis, podendo sofrer alterações com as diversas relações entre eles. Estes, fazem parte de um portfólio de objetos que a população dispõe, com o objetivo de qualificar e criar espaço público com diversas funções e intenções para um lugar. A simulação de um jogo que possibilite esta visão é o ponto fulcral do projeto que se descreve. Os resultados do mesmo simulam as “guidelines” para um desenho urbano de espaço público no Barreiro, através do conhecimento dos habitantes para o lugar que habitam e vivem. |
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O presente trabalho destaca a importância dos vídeo jogos como método participativo no projeto de arquitetura. Ferramentas que potenciam o debate comunitário no desenho da cidade, integrando o cunho da população interessada em alterar os espaços devolutos. A criação e adaptação de metodologias para esta participação é um dos argumentos que amplia o impacto dos vídeo jogos, não como mero entretenimento, mas como ferramentas para o pensamento crítico da cidade. Esta abordagem, compreende os elementos urbanos (bancos, mesas, árvores, etc.) do espaço público como mutáveis, podendo sofrer alterações com as diversas relações entre eles. Estes, fazem parte de um portfólio de objetos que a população dispõe, com o objetivo de qualificar e criar espaço público com diversas funções e intenções para um lugar. A simulação de um jogo que possibilite esta visão é o ponto fulcral do projeto que se descreve. Os resultados do mesmo simulam as “guidelines” para um desenho urbano de espaço público no Barreiro, através do conhecimento dos habitantes para o lugar que habitam e vivem. |
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