A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300208 |
Resumo: | Resumo A profissão de Enfermagem é constituída por vários domínios do conhecimento necessários para um cuidado integral com a pessoa ao longo da vida. Os estudantes de enfermagem são frequentemente expostos a fatores suscetíveis de contribuir para o aparecimento de sintomatologia musculosquelética, comprometendo, assim, o seu percurso académico. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, com recurso a um grupo focal de seis estudantes de enfermagem. O objetivo foi o de perceber quais as suas perceções sobre a formação pedagógica e de que forma esta contribuiu para a sua aprendizagem na prevenção de sintomatologia musculosquelética. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin (2018). O domínio de competências pessoais emergiu como o mais valorizado (15 unidades de registo), seguindo-se o pedagógico (9 unidades de registo) e, por fim, o científico (5 unidades de registo). A formação pedagógica foi considerada pelo estudante como crucial para o seu investimento pessoal e académico. |
id |
RCAP_f3a8fd108f8de455b30623162ade3a88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742023000300208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativoeducação em enfermagemsistema musculosqueléticoestudantes de enfermagemfatores de riscocompetência profissionalResumo A profissão de Enfermagem é constituída por vários domínios do conhecimento necessários para um cuidado integral com a pessoa ao longo da vida. Os estudantes de enfermagem são frequentemente expostos a fatores suscetíveis de contribuir para o aparecimento de sintomatologia musculosquelética, comprometendo, assim, o seu percurso académico. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, com recurso a um grupo focal de seis estudantes de enfermagem. O objetivo foi o de perceber quais as suas perceções sobre a formação pedagógica e de que forma esta contribuiu para a sua aprendizagem na prevenção de sintomatologia musculosquelética. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin (2018). O domínio de competências pessoais emergiu como o mais valorizado (15 unidades de registo), seguindo-se o pedagógico (9 unidades de registo) e, por fim, o científico (5 unidades de registo). A formação pedagógica foi considerada pelo estudante como crucial para o seu investimento pessoal e académico.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300208Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300208Firmino,Cristiana FurtadoLongo,João José RoloSimões,CelesteValentim,OlgaMarques,Fátima Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:25Zoai:scielo:S2182-84742023000300208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:22.692659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
title |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
spellingShingle |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo Firmino,Cristiana Furtado educação em enfermagem sistema musculosquelético estudantes de enfermagem fatores de risco competência profissional |
title_short |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
title_full |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
title_fullStr |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
title_sort |
A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências: Estudo Qualitativo |
author |
Firmino,Cristiana Furtado |
author_facet |
Firmino,Cristiana Furtado Longo,João José Rolo Simões,Celeste Valentim,Olga Marques,Fátima Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Longo,João José Rolo Simões,Celeste Valentim,Olga Marques,Fátima Mendes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firmino,Cristiana Furtado Longo,João José Rolo Simões,Celeste Valentim,Olga Marques,Fátima Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem sistema musculosquelético estudantes de enfermagem fatores de risco competência profissional |
topic |
educação em enfermagem sistema musculosquelético estudantes de enfermagem fatores de risco competência profissional |
description |
Resumo A profissão de Enfermagem é constituída por vários domínios do conhecimento necessários para um cuidado integral com a pessoa ao longo da vida. Os estudantes de enfermagem são frequentemente expostos a fatores suscetíveis de contribuir para o aparecimento de sintomatologia musculosquelética, comprometendo, assim, o seu percurso académico. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, com recurso a um grupo focal de seis estudantes de enfermagem. O objetivo foi o de perceber quais as suas perceções sobre a formação pedagógica e de que forma esta contribuiu para a sua aprendizagem na prevenção de sintomatologia musculosquelética. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin (2018). O domínio de competências pessoais emergiu como o mais valorizado (15 unidades de registo), seguindo-se o pedagógico (9 unidades de registo) e, por fim, o científico (5 unidades de registo). A formação pedagógica foi considerada pelo estudante como crucial para o seu investimento pessoal e académico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300208 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392946315264 |