A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20757 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_f3af144713d74a1b54da444a26a3b7af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariaisRedes de RelacionamentoEcossistemas DigitaisBig DataIoTPlataformas DigitaisRelationship NetworksDigital EcosystemsDigital PlatformsMestrado em MarketingO presente estudo tem por objetivo investigar como a formação e o desenvolvimento de ecossistemas digitais podem influenciar os relacionamentos empresariais. Assim, serão abordados como tópicos nesta dissertação a importância dos relacionamentos empresariais com foco no modelo de interação ARA, ecossistemas de negócios e digitais e a importância das tecnologias Big Data, Internet of Things e Plataformas Digitais no processo de desenvolvimento destes ecossistemas. É relevante entender como a pandemia da COVID-19 está a impactar a transformação digital das empresas e consequentemente as relações empresariais. Foi utilizada a metodologia qualitativa de caso de estudo. A recolha de dados foi feita através de dados secundários e entrevistas com gestores de três grandes empresas de forma estruturada e exploratória através da internet. As principais conclusões são que os ecossistemas digitais potenciam a colaboração e influenciam as atividades das empresas através da sua capacidade de comunicação e partilha de informações em tempo real entre os diferentes atores. Esta colaboração abrange entidades de diferentes indústrias e, tem como base para toda a interação as plataformas digitais .Os atores que estão inseridos em ecossistemas digitais buscam principalmente a redução de custos, menor latência de rede, flexibilidade no desenvolvimento de novas conexões em tempo reduzido, time to market mais acelerado.Os atores procuram também fomentar relações cooperativas e competitivas entre as empresas participantes, onde cada entidade pode adquirir ou transacionar os serviços que lhe convém de uma forma muito mais simples e fácil do que se as empresas estivessem em locais distintos e isoladas uma das outras.This study aims to investigate how the development of digital ecosystems may influence business relationships. Thus, the main topics of this dissertation are related to the importance of business relationships focusing on the ARA interaction model, business and digital ecosystems, as well as the importance of Big Data, Internet of Things and Digital Platforms technologies in the process of the development of these ecosystems. Also, it is relevant to understand how the COVID-19 pandemic is impacting the digital transformation of companies and consequently the business relationships. The qualitative case study methodology was used to investigate the development of digital ecosystems. Data collection was done through secondary data and interviews with managers of three large companies in a structured and exploratory way via the internet. The main conclusions of this study are that digital ecosystems enhance collaboration and influence activities of companies through their ability to communicate and share information in real time between different actors. This collaboration covers entities from different industries and is based on digital platforms.The actors that are inserted in digital ecosystems mainly seek cost reduction, lower network latency , flexibility in building new connections in reduced time, faster time to market.The actors also seek to foster cooperative and competitive relations between the participants, where each entity can acquire or transact the services that suit it in a much simpler and easier way than if the companies were in different and isolated locations from one another.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaNunes, Danilo dos Santos Pena2021-01-07T16:20:59Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20757porNunes, Danilo dos Santos Pena (2020). "A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:25.932734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
title |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
spellingShingle |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais Nunes, Danilo dos Santos Pena Redes de Relacionamento Ecossistemas Digitais Big Data IoT Plataformas Digitais Relationship Networks Digital Ecosystems Digital Platforms |
title_short |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
title_full |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
title_fullStr |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
title_full_unstemmed |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
title_sort |
A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais |
author |
Nunes, Danilo dos Santos Pena |
author_facet |
Nunes, Danilo dos Santos Pena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Cristina Pinto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Danilo dos Santos Pena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes de Relacionamento Ecossistemas Digitais Big Data IoT Plataformas Digitais Relationship Networks Digital Ecosystems Digital Platforms |
topic |
Redes de Relacionamento Ecossistemas Digitais Big Data IoT Plataformas Digitais Relationship Networks Digital Ecosystems Digital Platforms |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-01-07T16:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20757 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nunes, Danilo dos Santos Pena (2020). "A influência da formação de ecossistemas digitais nos relacionamentos empresariais". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131146698620928 |