Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4996
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_f3b4ddb4c81105cbc2ab48fb84acc7b9
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundárioExpectativasEscolaEncarregados de educaçãoNEEFinalidadesFuturoExpectationsSchoolParentsSENPurposesFutureDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorEste estudo tem como objetivo analisar quais as expectativas face à escola dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais (NEE), de duas escolas: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond e da Escola Secundária Vitorino Nemésio, que frequentam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, na ilha Terceira. A metodologia adotada teve por base uma abordagem mista, contemplando metodologias do tipo quantitativo e qualitativo, com um questionário adaptado de Sanches (2007) e Araújo (2008), que foi utilizado para identificar as expectativas dos encarregados de educação face à escola. Foram inquiridos 278 encarregados de educação, sendo 142 encarregados de educação da Escola Secundária Vitorino Nemésio e 136 encarregados de educação da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond. As conclusões indicam que a maioria dos indivíduos da amostra afirma ter-se deslocado à escola entre uma e três vezes durante o ano letivo e que a iniciativa dessa ida à escola partiu dos encarregados de educação, indicando que estes têm uma participação ativa na escola. Pode concluir-se também que a escola ideal, para os encarregados de educação, deve desenvolver competências no sentido de preparar para a integração dos jovens na sociedade, para a inserção do mercado de trabalho e para a construção de cidadãos responsáveis, justos e íntegros. No que se refere às expectativas as famílias evidenciaram expectativas elevadas em relação às finalidades da escola, colocando nesta instituição a esperança de um futuro promissor para os seus filhos.This study main goal is analyze what are the expectations regarding the school from parents of students, with and without special educational needs (SEN), of two schools: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond and Escola Secundária Vitorino Nemésio, which attend the 2nd and 3rd cycles of primary and secondary school education, in Terceira Island. The adopted methodology was based on a mixed approach, covering methods of quantitative and qualitative types, with a questionnaire adapted from Sanches (2007) and Araújo (2008), which was used to identify the expectations of parents regarding the school. 278 parents were surveyed, 142 were from Escola Secundária Vitorino Nemésio and 136 parents from Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond. The findings indicate that most of the sampled individuals stated that went to school between one and three times during the current school year, and the initiative of going to school departed from parents, indicating that they have an active participation in school. It can be concluded also that the ideal school for parents should develop skills to prepare young people for integration into society, for entering the labor market and to build responsible citizens, fair and complete. Concerning the expectations, families showed high expectations related to school purposes by placing in this institution the hope for a promising future for their children.[s.n.]Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Patrícia Picanço da Cunha2015-11-16T12:21:52Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4996202183912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:49.794434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
title Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
spellingShingle Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha
Expectativas
Escola
Encarregados de educação
NEE
Finalidades
Futuro
Expectations
School
Parents
SEN
Purposes
Future
title_short Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
title_full Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
title_fullStr Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
title_full_unstemmed Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
title_sort Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
author Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha
author_facet Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saavedra, Luísa
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativas
Escola
Encarregados de educação
NEE
Finalidades
Futuro
Expectations
School
Parents
SEN
Purposes
Future
topic Expectativas
Escola
Encarregados de educação
NEE
Finalidades
Futuro
Expectations
School
Parents
SEN
Purposes
Future
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-16T12:21:52Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4996
202183912
url http://hdl.handle.net/10284/4996
identifier_str_mv 202183912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130285120421888