Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4996 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
id |
RCAP_f3b4ddb4c81105cbc2ab48fb84acc7b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/4996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundárioExpectativasEscolaEncarregados de educaçãoNEEFinalidadesFuturoExpectationsSchoolParentsSENPurposesFutureDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorEste estudo tem como objetivo analisar quais as expectativas face à escola dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais (NEE), de duas escolas: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond e da Escola Secundária Vitorino Nemésio, que frequentam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, na ilha Terceira. A metodologia adotada teve por base uma abordagem mista, contemplando metodologias do tipo quantitativo e qualitativo, com um questionário adaptado de Sanches (2007) e Araújo (2008), que foi utilizado para identificar as expectativas dos encarregados de educação face à escola. Foram inquiridos 278 encarregados de educação, sendo 142 encarregados de educação da Escola Secundária Vitorino Nemésio e 136 encarregados de educação da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond. As conclusões indicam que a maioria dos indivíduos da amostra afirma ter-se deslocado à escola entre uma e três vezes durante o ano letivo e que a iniciativa dessa ida à escola partiu dos encarregados de educação, indicando que estes têm uma participação ativa na escola. Pode concluir-se também que a escola ideal, para os encarregados de educação, deve desenvolver competências no sentido de preparar para a integração dos jovens na sociedade, para a inserção do mercado de trabalho e para a construção de cidadãos responsáveis, justos e íntegros. No que se refere às expectativas as famílias evidenciaram expectativas elevadas em relação às finalidades da escola, colocando nesta instituição a esperança de um futuro promissor para os seus filhos.This study main goal is analyze what are the expectations regarding the school from parents of students, with and without special educational needs (SEN), of two schools: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond and Escola Secundária Vitorino Nemésio, which attend the 2nd and 3rd cycles of primary and secondary school education, in Terceira Island. The adopted methodology was based on a mixed approach, covering methods of quantitative and qualitative types, with a questionnaire adapted from Sanches (2007) and Araújo (2008), which was used to identify the expectations of parents regarding the school. 278 parents were surveyed, 142 were from Escola Secundária Vitorino Nemésio and 136 parents from Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond. The findings indicate that most of the sampled individuals stated that went to school between one and three times during the current school year, and the initiative of going to school departed from parents, indicating that they have an active participation in school. It can be concluded also that the ideal school for parents should develop skills to prepare young people for integration into society, for entering the labor market and to build responsible citizens, fair and complete. Concerning the expectations, families showed high expectations related to school purposes by placing in this institution the hope for a promising future for their children.[s.n.]Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Patrícia Picanço da Cunha2015-11-16T12:21:52Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4996202183912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:49.794434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
title |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
spellingShingle |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha Expectativas Escola Encarregados de educação NEE Finalidades Futuro Expectations School Parents SEN Purposes Future |
title_short |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
title_full |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
title_fullStr |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
title_sort |
Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário |
author |
Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha |
author_facet |
Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expectativas Escola Encarregados de educação NEE Finalidades Futuro Expectations School Parents SEN Purposes Future |
topic |
Expectativas Escola Encarregados de educação NEE Finalidades Futuro Expectations School Parents SEN Purposes Future |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-16T12:21:52Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/4996 202183912 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/4996 |
identifier_str_mv |
202183912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130285120421888 |