Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frutuoso, Francisca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39668
Resumo: Este documento foi elaborado no âmbito da conclusão do mestrado efetuado na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), no curso Design de Produto e tem como base de trabalho, o estágio feito em parceria com a empresa Hamilton Conte no decorrer de seis meses, de março até ao mês de agosto 2021. A marca Hamilton Conte apresentou o Brief do projeto que teve como finalidade compreender o ADN da marca, as suas formas primitivas e a criação de mobiliário de exterior, com o particular interesse no material de fibra de vidro. Os objetivos em contexto estágio passou pela vontade de propor soluções inovadoras, de organizar métodos e processos de design e por fim a criação de um produto de mobiliário compreendendo o ADN da marca. Esta proposta criou diferentes desafios, principalmente a nível da pesquisa pelo conhecimento da marca e seus valores, que foi sempre vista como importante para a futura concepção do projeto. Foram usadas como metodologias, o recurso a artigos sobre design estratégico, branding, entrevista, tabelas de swot, modelo de negócios, identificação e pesquisa de mercado. A descrição do desenvolvimento do estágio curricular é feita sob a forma de relatório de estágio, e pretende demonstrar e explicar todos os processos associados nos tópicos: pesquisa da marca Hamilton Conte, estudo do design e projeto. Existiu uma pesquisa intensiva, na primeira parte do documento que permitiu criar um estudo da marca, que nos possibilita saber um pouco mais sobre o ADN da marca, de um ponto de vista interno e externo. Na segunda fase, o foco está no desenvolvimento da exploração das ideias, tendo em conta o processo de seguimento de novos produtos, contando com a criação de vários conceitos de mobiliário e produção de uma maquete à escala 1:16. No global, os resultados obtidos permitem-nos concluir, que não só a pesquisa prévia de tendências, materiais e ergonomia, é de elevada importância para que o produto possa ser concebido, tendo em conta o ambiente destinado, como também a definição do ADN da marca é necessária para a concepção seguindo o alinhamento dos valores internos da marca.
id RCAP_f3c39df5f8efa6eaa2fafd4913db1099
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exteriorDesign de mobiliárioADN do produtoDesign estratégicoDesignEste documento foi elaborado no âmbito da conclusão do mestrado efetuado na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), no curso Design de Produto e tem como base de trabalho, o estágio feito em parceria com a empresa Hamilton Conte no decorrer de seis meses, de março até ao mês de agosto 2021. A marca Hamilton Conte apresentou o Brief do projeto que teve como finalidade compreender o ADN da marca, as suas formas primitivas e a criação de mobiliário de exterior, com o particular interesse no material de fibra de vidro. Os objetivos em contexto estágio passou pela vontade de propor soluções inovadoras, de organizar métodos e processos de design e por fim a criação de um produto de mobiliário compreendendo o ADN da marca. Esta proposta criou diferentes desafios, principalmente a nível da pesquisa pelo conhecimento da marca e seus valores, que foi sempre vista como importante para a futura concepção do projeto. Foram usadas como metodologias, o recurso a artigos sobre design estratégico, branding, entrevista, tabelas de swot, modelo de negócios, identificação e pesquisa de mercado. A descrição do desenvolvimento do estágio curricular é feita sob a forma de relatório de estágio, e pretende demonstrar e explicar todos os processos associados nos tópicos: pesquisa da marca Hamilton Conte, estudo do design e projeto. Existiu uma pesquisa intensiva, na primeira parte do documento que permitiu criar um estudo da marca, que nos possibilita saber um pouco mais sobre o ADN da marca, de um ponto de vista interno e externo. Na segunda fase, o foco está no desenvolvimento da exploração das ideias, tendo em conta o processo de seguimento de novos produtos, contando com a criação de vários conceitos de mobiliário e produção de uma maquete à escala 1:16. No global, os resultados obtidos permitem-nos concluir, que não só a pesquisa prévia de tendências, materiais e ergonomia, é de elevada importância para que o produto possa ser concebido, tendo em conta o ambiente destinado, como também a definição do ADN da marca é necessária para a concepção seguindo o alinhamento dos valores internos da marca.Barbosa, LucianaRepositório ComumFrutuoso, Francisca2022-03-09T14:30:16Z2022-02-042022-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39668202929582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:08.663450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
title Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
spellingShingle Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
Frutuoso, Francisca
Design de mobiliário
ADN do produto
Design estratégico
Design
title_short Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
title_full Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
title_fullStr Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
title_full_unstemmed Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
title_sort Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exterior
author Frutuoso, Francisca
author_facet Frutuoso, Francisca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Luciana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Frutuoso, Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Design de mobiliário
ADN do produto
Design estratégico
Design
topic Design de mobiliário
ADN do produto
Design estratégico
Design
description Este documento foi elaborado no âmbito da conclusão do mestrado efetuado na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), no curso Design de Produto e tem como base de trabalho, o estágio feito em parceria com a empresa Hamilton Conte no decorrer de seis meses, de março até ao mês de agosto 2021. A marca Hamilton Conte apresentou o Brief do projeto que teve como finalidade compreender o ADN da marca, as suas formas primitivas e a criação de mobiliário de exterior, com o particular interesse no material de fibra de vidro. Os objetivos em contexto estágio passou pela vontade de propor soluções inovadoras, de organizar métodos e processos de design e por fim a criação de um produto de mobiliário compreendendo o ADN da marca. Esta proposta criou diferentes desafios, principalmente a nível da pesquisa pelo conhecimento da marca e seus valores, que foi sempre vista como importante para a futura concepção do projeto. Foram usadas como metodologias, o recurso a artigos sobre design estratégico, branding, entrevista, tabelas de swot, modelo de negócios, identificação e pesquisa de mercado. A descrição do desenvolvimento do estágio curricular é feita sob a forma de relatório de estágio, e pretende demonstrar e explicar todos os processos associados nos tópicos: pesquisa da marca Hamilton Conte, estudo do design e projeto. Existiu uma pesquisa intensiva, na primeira parte do documento que permitiu criar um estudo da marca, que nos possibilita saber um pouco mais sobre o ADN da marca, de um ponto de vista interno e externo. Na segunda fase, o foco está no desenvolvimento da exploração das ideias, tendo em conta o processo de seguimento de novos produtos, contando com a criação de vários conceitos de mobiliário e produção de uma maquete à escala 1:16. No global, os resultados obtidos permitem-nos concluir, que não só a pesquisa prévia de tendências, materiais e ergonomia, é de elevada importância para que o produto possa ser concebido, tendo em conta o ambiente destinado, como também a definição do ADN da marca é necessária para a concepção seguindo o alinhamento dos valores internos da marca.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09T14:30:16Z
2022-02-04
2022-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39668
202929582
url http://hdl.handle.net/10400.26/39668
identifier_str_mv 202929582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130676067303424