A micro-analytic approach to mother's touch behavior in a structured social interaction with 12-month-old Infants
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61400 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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A micro-analytic approach to mother's touch behavior in a structured social interaction with 12-month-old InfantsToque materno numa interação social estruturada aos 12 meses: uma abordagem micro-analíticaSocial touchMother’s behavioral touchMother-infant social interactionMicro-analysisToque socialComportamento do toque maternoInteração mãe-criançaMicroanáliseCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaSocial touch is a complex system to define having two major lines of research, the neurophysiological approach (CT-fibers) and the studies of the contextual (behavioral) aspects of touch between the dyad. The present study focusses on the behavioral aspects such as the intent and function of the touch event in a mother-infant structed social interaction. Being touch the primary channel of communication between the dyad but still the most neglected in research, our two main objectives were: 1) to explore how often each category of touch occurs depending on different play tasks (face-to-face or object oriented); 2) to analyse if maternal touch behavior is modulated by the demands of different play tasks, not only in terms of frequency of touch but also considering the types of touch used by the mother. Hypothesising that mothers will adjust their touch behavior to the demands of the play task, touching more frequently and using a greater number and differentiated touch categories in the free play without objects task (face-to-face) compared to the object exploration tasks. Mothers touch behavior was segmented and categorized into categories using the Ordinalized Mother Touch Scale (OMTS Category). In a 3 (Play Task) x 8 (OMTS Category) ANOVA, all effects were found significant: mothers touch behavior appeared to adapt to the demands of the task and engaging in more frequent touch behaviors during the face-to-face task. An interesting finding was the significant higher use of caregiving touch category in the challenging object task when compared to the face-to-face interaction.O toque social é um construto complexo para se definir que atualmente segue duas linhas principais de investigação, a abordagem neuro-psicofisiológica (fibras CT) e os aspetos contextuais (comportamentais) do toque entre a díade. A presente investigação focou-se nos aspetos comportamentais, tais como a intenção e a função do evento de toque numa interação social estruturada mãe-criança. Considerando que o toque é o meio de comunicação principal entre a díade, mas ainda assim o mais negligenciado na investigação, os dois objetivos deste estudo foram: 1) explorar com que frequência cada categoria de toque ocorre consoante as diferentes tarefas (face-a-face ou orientada-a-objetos); 2) analisar se o comportamento do toque materno é modulado pelas exigências das diferentes tarefas, não só em termos de frequência mas tendo em conta também os tipos de toque utilizados pela mãe. Hipótese: mães irão ajustar o seu comportamento de toque às exigências da tarefa, tocando com mais frequência e recorrendo a um maior número e a mais categorias de toque na tarefa jogo livre sem objetos (face-a-face) quando comparada com as tarefas de exploração de objetos. O toque materno foi segmentado e categorizado em categorias, recorrendo à Ordinalized Mother Touch Scale (Categoria OMTS). Numa ANOVA, 3(Tarefas) x 8(Categoria OMTS), todos os efeitos foram considerados significantes: as mães mostraram adaptar o seu comportamento de toque às exigências da tarefa, tendo comportamentos de toques mais frequentes durante a tarefa face-a-face. Adicionalmente, um resultado interessante foi que as mães usaram com mais frequência a categoria de toque caregiving na tarefa do objeto desafiante quando comparada à interação face-a-face.This study was conducted at Psychology Research Centre (UID/PSI/01662/2013), University of Minho, and supported by the Portuguese Foundation for Science and Technology and the Portuguese Ministry of Science, Technology and Higher Education through national funds and co-financed by FEDER through COMPETE2020 under the PT2020 Partnership Agreement (POCI-01-0145-FEDER-007653). This research was also supported by: PhD grants from Portuguese Science and Technology Foundation to JS (PD/BD/142819/2018) and HM (SFRH/BD/86694/2012), research grants PTDC/MHC-PCN/1530/2014 and IF/00217/2013 attributed to AP.Pereira, Alfredo F.Universidade do MinhoMoura, Ana Alexandra Lopes Rodrigues de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61400eng202266249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:25.385791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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