Desenvolver a Amazônia com justiça ambiental: questões para repensar os problemas da educação regional
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13042 |
Resumo: | A Amazônia brasileira tem sido palco de processos de devassamentos que impuseram modelos de desenvolvimento orientados para atender demandas exógenas. Esses modelos geraram profundas transfigurações ecológicas e culturais na Amazônia, resultando em desordem socioambiental e insustentabilidade econômico-social. O ambiente humano amazônico tem sido sistematicamente negligenciado, fato facilmente comprovado pelos indicadores sociais que sempre são inferiores à média nacional, a exemplo da Educação, dimensão privilegiada em nosso estudo, conforme demonstrado pelos próprios dados oficiais. Neste sentido, defendemos a urgência de se pensar e implementar na região um modelo de desenvolvimento com justiça ambiental, o que demanda, dentre outros aspectos, a garantia da oferta de educação com qualidade social. |
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Desenvolver a Amazônia com justiça ambiental: questões para repensar os problemas da educação regionalEDUCAÇÃOAMAZÓNIAJUSTIÇA SOCIALEDUCATIONSOCIAL JUSTICEA Amazônia brasileira tem sido palco de processos de devassamentos que impuseram modelos de desenvolvimento orientados para atender demandas exógenas. Esses modelos geraram profundas transfigurações ecológicas e culturais na Amazônia, resultando em desordem socioambiental e insustentabilidade econômico-social. O ambiente humano amazônico tem sido sistematicamente negligenciado, fato facilmente comprovado pelos indicadores sociais que sempre são inferiores à média nacional, a exemplo da Educação, dimensão privilegiada em nosso estudo, conforme demonstrado pelos próprios dados oficiais. Neste sentido, defendemos a urgência de se pensar e implementar na região um modelo de desenvolvimento com justiça ambiental, o que demanda, dentre outros aspectos, a garantia da oferta de educação com qualidade social.The Brazilian Amazon has been the stage of trashed processes that have imposed development models oriented to meet exogenous demands. These models have generated profound ecological and cultural transfigurations in the Amazon, resulting in social-environmental disorder and economic-social unsustainability. The Amazon man has been systematically neglected, a fact easily proven by social indicators that are always lower than the national average, to the example of Education, as demonstrated by the official data and privileged dimension in our study. In this sense, we defend the urgency of thinking and implementing in the region a model of development with social justice, which demands, among other aspects, investments that guarantee the provision of education with social quality.L’Amazonie brésilienne a été le théâtre de processus de dévastation qui ont imposé des modèles de développement orientés vers la satisfaction de demandes exogènes. Ces modèles ont généré de profondes transfigurations écologiques et culturelles en Amazonie, entraînant un désordre socio-environnemental et une insoutenabilité économico-sociale. L’environnement humain amazonien a été systématiquement négligé, ce que prouvent aisément des indicateurs sociaux toujours inférieurs aux médias nationaux, comme l’éducation, une dimension privilégiée dans notre étude, comme le montrent les données officielles elles-mêmes. Dans ce sens, nous défendons l’urgence de penser et de mettre en œuvre un modèle de développement avec justice sociale dans la région, ce qui exige, entre autres, des investissements pour assurer l’offre d’une éducation de qualité sociale.La Amazonia brasileña ha sido escenario de procesos de devastación que han impuesto modelos de desarrollo orientados a satisfacer demandas exógenas. Estos modelos han generado profundas transfiguraciones ecológicas y culturales en el Amazonas, que han dado lugar a un desorden socio-ambiental y a la insostenibilidad económico-social. El entorno humano amazónico ha sido sistemáticamente descuidado, un hecho fácilmente evidenciado por los indicadores sociales que siempre están por debajo de las medias nacionales, como la Educación, una dimensión privilegiada en nuestro estudio, como lo demuestran los propios datos oficiales. En este sentido, defendemos la urgente necesidad de pensar e implementar un modelo de desarrollo con justicia social en la región, lo que exige, entre otros aspectos, inversiones para asegurar la oferta de educación con calidad social.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-13T09:06:54Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13042por1645-7250Rosário, Maria José Aviz doSouza, Maria de Fátima Matos deRêgo, Genylton Odiloninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:12.844075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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