O Vínculo Afetivo e a Aprendizagem: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/902 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de cariz exploratório, tendo como objetivo, analisar, descrever e explorar a importância da mediação humana na apropriação da cultura mediante a comunicação orientada para o desenvolvimento das aptidões gerais da mente, na promoção de um adequado desenvolvimento das competências particulares de uma criança de onze anos que se encontra no 4º ano do 1º ciclo do ensino público no distrito de Leiria, com instabilidade emocional e dificuldades de aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido com intuito de avaliar, o impacto do vínculo afetivo e da aquisição da linguagem, como fonte de internalização dos significados através da atividade externa promotora do desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral. De acordo com acima exposto, ao longo deste trabalho foram sugeridas estratégias de interação interpessoal, relação de afeto pais/criança, estratégias de atividades de grupo como forma de sociabilizar a criança, promovendo estabilidade emocional e melhor desempenho académico. De acordo com Vygotsky, (2002) o surgimento da consciência está relacionado com a atividade prática humana, na conceção da atividade psíquica como um produto derivado da vida material externa, que se transforma, na aquisição dos conceitos e do desenvolvimento capacidades cognitivas e operativas, dois elementos indissociáveis para que possa ocorrer aprendizagem. Existem alguns estudos na área, mas não são suficientes para atenuar dificuldades ao nível da prática. Para tentar diminuir as dificuldades que estão subjacentes, tentamos um trabalho conjunto, pais, professores, colegas e aluna, adotando estratégias de acordo com orientação terapêutica com base no disgnóstico. / This is a study-oriented exploratory, aiming to analyze, describe and explore the importance of mediation in human appropriation of culture through communication aimed at developing the skills of the general mind, in promoting proper development of particular skills of an eleven year old who is in 4th year 1st cycle of public education in the district of Leiria, with emotional instability and learning difficulties. This work was carried out to study the impact of bonding and the acquisition of language as a source of meaning through the internalisation of external activity promotes cognitive development, emotional and moral. According to the above, throughout this work were suggested strategies for interpersonal interaction, affective relationship parent / child strategies group activities as a way of socializing the child, promoting emotional stability and better academic performance. According to Vygotsky (2002), the emergence of consciousness is related to human practical activity, in the design of psychic activity as a product of the external material life, which becomes, in the acquisition of concepts and development of cognitive and operative two inseparable elements so that learning can occur. There are some studies in the area but is not sufficient to attenuate the level of practical difficulties. To try and reduce the difficulties that underlie, try working together, parents, teachers, peers and student, adopting strategies according to therapeutic guidance based on diagnostic use. |
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O Vínculo Afetivo e a Aprendizagem: estudo de casoVínculo afetivo - Affective bondingDesenvolvimento infantil - Child developmentLinguagem e cognições - Language and cognitionsAprendizagem - LearningTrata-se de um estudo de cariz exploratório, tendo como objetivo, analisar, descrever e explorar a importância da mediação humana na apropriação da cultura mediante a comunicação orientada para o desenvolvimento das aptidões gerais da mente, na promoção de um adequado desenvolvimento das competências particulares de uma criança de onze anos que se encontra no 4º ano do 1º ciclo do ensino público no distrito de Leiria, com instabilidade emocional e dificuldades de aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido com intuito de avaliar, o impacto do vínculo afetivo e da aquisição da linguagem, como fonte de internalização dos significados através da atividade externa promotora do desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral. De acordo com acima exposto, ao longo deste trabalho foram sugeridas estratégias de interação interpessoal, relação de afeto pais/criança, estratégias de atividades de grupo como forma de sociabilizar a criança, promovendo estabilidade emocional e melhor desempenho académico. De acordo com Vygotsky, (2002) o surgimento da consciência está relacionado com a atividade prática humana, na conceção da atividade psíquica como um produto derivado da vida material externa, que se transforma, na aquisição dos conceitos e do desenvolvimento capacidades cognitivas e operativas, dois elementos indissociáveis para que possa ocorrer aprendizagem. Existem alguns estudos na área, mas não são suficientes para atenuar dificuldades ao nível da prática. Para tentar diminuir as dificuldades que estão subjacentes, tentamos um trabalho conjunto, pais, professores, colegas e aluna, adotando estratégias de acordo com orientação terapêutica com base no disgnóstico. / This is a study-oriented exploratory, aiming to analyze, describe and explore the importance of mediation in human appropriation of culture through communication aimed at developing the skills of the general mind, in promoting proper development of particular skills of an eleven year old who is in 4th year 1st cycle of public education in the district of Leiria, with emotional instability and learning difficulties. This work was carried out to study the impact of bonding and the acquisition of language as a source of meaning through the internalisation of external activity promotes cognitive development, emotional and moral. According to the above, throughout this work were suggested strategies for interpersonal interaction, affective relationship parent / child strategies group activities as a way of socializing the child, promoting emotional stability and better academic performance. According to Vygotsky (2002), the emergence of consciousness is related to human practical activity, in the design of psychic activity as a product of the external material life, which becomes, in the acquisition of concepts and development of cognitive and operative two inseparable elements so that learning can occur. There are some studies in the area but is not sufficient to attenuate the level of practical difficulties. To try and reduce the difficulties that underlie, try working together, parents, teachers, peers and student, adopting strategies according to therapeutic guidance based on diagnostic use.ISMTRepositório ISMTFaustino, Paula Cristina da CostaFrazão, António (Orientador)2018-09-06T17:01:53Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:55:34Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:55:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Trata-se de um estudo de cariz exploratório, tendo como objetivo, analisar, descrever e explorar a importância da mediação humana na apropriação da cultura mediante a comunicação orientada para o desenvolvimento das aptidões gerais da mente, na promoção de um adequado desenvolvimento das competências particulares de uma criança de onze anos que se encontra no 4º ano do 1º ciclo do ensino público no distrito de Leiria, com instabilidade emocional e dificuldades de aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido com intuito de avaliar, o impacto do vínculo afetivo e da aquisição da linguagem, como fonte de internalização dos significados através da atividade externa promotora do desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral. De acordo com acima exposto, ao longo deste trabalho foram sugeridas estratégias de interação interpessoal, relação de afeto pais/criança, estratégias de atividades de grupo como forma de sociabilizar a criança, promovendo estabilidade emocional e melhor desempenho académico. De acordo com Vygotsky, (2002) o surgimento da consciência está relacionado com a atividade prática humana, na conceção da atividade psíquica como um produto derivado da vida material externa, que se transforma, na aquisição dos conceitos e do desenvolvimento capacidades cognitivas e operativas, dois elementos indissociáveis para que possa ocorrer aprendizagem. Existem alguns estudos na área, mas não são suficientes para atenuar dificuldades ao nível da prática. Para tentar diminuir as dificuldades que estão subjacentes, tentamos um trabalho conjunto, pais, professores, colegas e aluna, adotando estratégias de acordo com orientação terapêutica com base no disgnóstico. / This is a study-oriented exploratory, aiming to analyze, describe and explore the importance of mediation in human appropriation of culture through communication aimed at developing the skills of the general mind, in promoting proper development of particular skills of an eleven year old who is in 4th year 1st cycle of public education in the district of Leiria, with emotional instability and learning difficulties. This work was carried out to study the impact of bonding and the acquisition of language as a source of meaning through the internalisation of external activity promotes cognitive development, emotional and moral. According to the above, throughout this work were suggested strategies for interpersonal interaction, affective relationship parent / child strategies group activities as a way of socializing the child, promoting emotional stability and better academic performance. According to Vygotsky (2002), the emergence of consciousness is related to human practical activity, in the design of psychic activity as a product of the external material life, which becomes, in the acquisition of concepts and development of cognitive and operative two inseparable elements so that learning can occur. There are some studies in the area but is not sufficient to attenuate the level of practical difficulties. To try and reduce the difficulties that underlie, try working together, parents, teachers, peers and student, adopting strategies according to therapeutic guidance based on diagnostic use. |
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