A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Estela Brandão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9135
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico dos professores do campo e a construção de sua identidade na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Tomamos como fundamentação teórica a reconstrução da concepção ontológica do trabalho humano e sua aproximação à teoria do agir comunicativo, em consonância com a teoria pedagógica de Paulo Freire. Utilizamos a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, com inquérito por questionário e entrevista, com a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações e análise documental. A nossa amostra é composta por vinte professores. Os resultados revelam que o trabalho pedagógico dos professores das Escolas do Campo depende do posicionamento com relação à teoria pedagógica, podendo eles assumir o posicionamento bancário ou crítico e emancipatório. Propomos algumas sugestões que possam contribuir para o encaminhamento de mudanças em relação ao trabalho pedagógico sobre a educação e prática docente nas escolas e, particularmente no contexto da pesquisa, nomeadamente, proceder à revisão das teorias pedagógicas; promover estudos sobre a proposta curricular da Educação do Campo e a interdisciplinaridade; elaborar e implementar projetos em relação à prática e identidade docente, com visão interdisciplinar.
id RCAP_f3e5980526b785e4d7943752169b3903
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESEsta pesquisa tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico dos professores do campo e a construção de sua identidade na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Tomamos como fundamentação teórica a reconstrução da concepção ontológica do trabalho humano e sua aproximação à teoria do agir comunicativo, em consonância com a teoria pedagógica de Paulo Freire. Utilizamos a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, com inquérito por questionário e entrevista, com a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações e análise documental. A nossa amostra é composta por vinte professores. Os resultados revelam que o trabalho pedagógico dos professores das Escolas do Campo depende do posicionamento com relação à teoria pedagógica, podendo eles assumir o posicionamento bancário ou crítico e emancipatório. Propomos algumas sugestões que possam contribuir para o encaminhamento de mudanças em relação ao trabalho pedagógico sobre a educação e prática docente nas escolas e, particularmente no contexto da pesquisa, nomeadamente, proceder à revisão das teorias pedagógicas; promover estudos sobre a proposta curricular da Educação do Campo e a interdisciplinaridade; elaborar e implementar projetos em relação à prática e identidade docente, com visão interdisciplinar.The main objective of his research is to understand the pedagogic work of field teachers and to build up of field teachers and to build up its identity in the city hall met of teaching in Garanhuns- PE city. Our basing theory is to recall the ontonlogic conception of human work and relate it to the theory of human approach, according to Paulo Freire’s pedagogic theory.The methodology adapted was the interactive one through case study, inquiry by questionnaire and interview, with the amostra tecnic of circulo Hermeneutic –Dialectic, observations and documental analyses. The group is composed by eighteen teachers. The results show the pedagogic work of Field Schools Teachers depends on the approach to te pedagogic theory. Such approach to the pedagogic theory. Such approach may be a Bank, a critic or an emancipating one. Some suggestion were made to halp addressing change related to halp addressing changes related to pedagogic work, education, teaching practice in schools and especially to research context, in a speciac way to continue the review of pedagogic theories; to promove studies on Field Education proposals and interaction between study subjects; to elaborate and implement projects related to teachers practice and identity emphasizing the link among subjects.2018-11-14T16:07:12Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9135TID:201434792pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Ana Estela Brandãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:59.659280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
title A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
spellingShingle A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
Duarte, Ana Estela Brandão
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
title_full A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
title_fullStr A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
title_full_unstemmed A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
title_sort A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo
author Duarte, Ana Estela Brandão
author_facet Duarte, Ana Estela Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Estela Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
description Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico dos professores do campo e a construção de sua identidade na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Tomamos como fundamentação teórica a reconstrução da concepção ontológica do trabalho humano e sua aproximação à teoria do agir comunicativo, em consonância com a teoria pedagógica de Paulo Freire. Utilizamos a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, com inquérito por questionário e entrevista, com a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações e análise documental. A nossa amostra é composta por vinte professores. Os resultados revelam que o trabalho pedagógico dos professores das Escolas do Campo depende do posicionamento com relação à teoria pedagógica, podendo eles assumir o posicionamento bancário ou crítico e emancipatório. Propomos algumas sugestões que possam contribuir para o encaminhamento de mudanças em relação ao trabalho pedagógico sobre a educação e prática docente nas escolas e, particularmente no contexto da pesquisa, nomeadamente, proceder à revisão das teorias pedagógicas; promover estudos sobre a proposta curricular da Educação do Campo e a interdisciplinaridade; elaborar e implementar projetos em relação à prática e identidade docente, com visão interdisciplinar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-11-14T16:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9135
TID:201434792
url http://hdl.handle.net/10437/9135
identifier_str_mv TID:201434792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131266728067072