Implementação de Metodologias Kaizen Lean na Indústria Farmacêutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96015 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Implementação de Metodologias Kaizen Lean na Indústria FarmacêuticaImplementation of Kaizen Lean Methodologies in Pharmaceutical IndustryMetodologias LeanMetodologias Kaizen (Melhoria Contínua)Nível de ServiçoProdutividadeLean MethodologiesKaizen Methodologies (Continuous Improvement)Service LevelProductivityDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNuma era competitiva como este início de século XXI, e com as atuais transformações nele ocorridas, a todos os níveis, a qualidade e o valor do serviço prestado dentro de uma organização assume uma relevância primordial. Neste âmbito, uma filosofia de Melhoria Contínua assume-se como o eixo central da vida de uma empresa, da qual derivam todos os desafios e benefícios. Assim, a implementação das ferramentas Lean e das suas metodologias na indústria tornou-se um instrumento comum, graças às melhorias substanciais que estas práticas permitem desenvolver. Este trabalho, desenvolvido no âmbito da implementação das metodologias Kaizen Lean na indústria farmacêutica, permitiu analisar o uso de ferramentas Lean e de Melhoria Contínua na Unidade de Produção Industrial do Grupo X - assim referido por uma questão de confidencialidade -, relacionando-as, vendo como se comportam quando implementadas em simultâneo, e avaliando os benefícios que apresentam no processo da sua adoção, num constante propósito de Melhoria Contínua. A implementação das ferramentas Lean e de Melhoria Contínua na Unidade de Produção do Grupo X permitiu registar uma progressiva melhoria na qualidade dos serviços prestados ao cliente final, graças à redução de perdas nos serviços prestados e em procedimentos logísticos sem valor, sem que tal afetasse a qualidade dos produtos e o cumprimento de prazos, como futuramente se analisará, de forma qualitativa, no Caso de Estudo que a seguir se apresenta.In a competitive era like the beginning of the 21st century, with the current transformations that have been taking place at all levels, the quality and the value of provided services within an organization is of utmost relevance. In this context, the philosophy of Continuous Improvement is both the core and backbone of a company, from which all challenges and benefits derive. Thus, the implementation of Lean tools and their methodologies in the industry has become a common instrument, due to the significant improvements that these practices allow to be developed. This work, developed under the implementation of Kaizen and Lean Methodologies within the pharmaceutical industry, allowed to analyze the use of Lean and Continuous Improvement tools in the Industrial Production Unit of the X Group, relating them, showing how they behave when simultaneously implemented, and evaluating the benefits presented once those methodologies were adopted. The implementation of Lean and Continuous Improvement tools in X Company Production Unit allowed a progressive improvement in the quality of services provided to the end customer plus a growth in sales, due to waste reduction within the services provided and worthless logistical procedures, without affecting the quality of the products and the fulfillment of deadlines, as will be analyzed in a qualitative way, in the Case Study presented in this document.2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96015http://hdl.handle.net/10316/96015TID:202778371porVarandas, Filipa Garcia Domingos Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:55:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:22.878581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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