Parent company influence on spin-off performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4934 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais |
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Parent company influence on spin-off performanceSpin-offs empresariaisCaracteristicas das spin-off empresariaisRazões e mudanças no processo de criaçãoRelações da spin-off com empresa-mãeRecursos e conhecimentos base das spin-off“Performance” da spin-offCorporate spin-offsCorporate spin-off characteristicsReasons and challenges of spin-off creationResource and knowledge base of corporate spin-offDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências EmpresariaisNesta tese de mestrado procurou-se analisar a influência da empresa-mãe no desempenho das spin-off. Definiram-se questões de pesquisa de modo a descobrir as razões da criação de spin-off, para compreender os tipos de relações spin-off e o apoio da empresa “mãe” às spin-off no período de pós-spin, bem como identificar os tipos de recursos e conhecimentos, transferências e fazer avaliação do desempenho das spin-off após s sua criação. A fim de encontrar respostas às questões de pesquisa, realizou-se um estudo exploratória, de design qualitativo, recorrendo-se, poisteriormente, à análise quantitativa e descritiva dos dados. O estudo qualitativo foi desenvolvido com o recurso a entrevistas a sete entrevistados, ocupando cargos administrativos e de gestão em empresas de spin-off de EUA e Canadá.Análise, relizando-se uma análise de conteúdo dos dados. O estudo quantitatico recorreu à análise dos rácios financeiros e relatórios de contas sobre o desempenho spin-off.. Durante a análise dos questionários constatou-se que a maioria dos entrevistados mencionaram a maximização de valor ao acionista como a principal razão da criação de spin-off. Apesar da spin-off ser considerada na literatura como entidade independente, 3 das 7 spin-offs foram consideradas dependentes das suas empresas-mãe em recursos, conhecimento e serviços, enquanto empresa-mãe desempenhava um papel de 'manager', 'fornecedor » e « distribuidor » para spin-off. Maioria dos spin-offs recebeu ajuda da empresa-mãe sob a forma de dinheiro, funcionários e gestão. De entre o conhecimento que foi transferido da empresa-mae para a spin-off, destaca-se o pessoal gestão, técnico, tecnológico, marketing, produção e propriedade intelectual. Com base na análise dos rácios financeiros foi descoberto que a performance da spin-off, que não está relacionada com a empresa mãe, desde o ano de separação, pois continua a gerar perda líquida, apesar de que empresa-mãe de spin- off ainda partilhar com a a spin-off recursos e pessoal. A análise de desempenho com base nos indicadores financeiros da spin-off permitiu concluir que o desempenho spin-off tinha vindo a melhorar ligeiramente desde a separação da empresa-mãe. O serviço financeiro da spin-off tem ambições de se tornar um dos líderes no setor financeiro.In this master thesis was made investigation of parent company’s influence on spin-off performance. Research questions were created in order to find out the reasons of spin-off creation, to define types of spin-off and parent-spin-off relationships in the post-spin-off period, to identify types of resources and knowledge, parent transfers to spin-off and to make evaluation of spin-off in post-spin-off performance. In order to find answer on created research questions qualitative and quantitative methods of analysis were used. Qualitative analysis implemented in the form of open-ended questionnaires was answered by 7 respondents, holding administrative and managerial positions in spin-off companies of USA and Canada. Quantitative analysis was made through financial ratios analysis of financial service and energy spin-off performance. During analysis of questionnaires was found that majority of respondents mentioned shareholder value maximization as the main reason of spin-off creation. Despite the fact, that spin-off considered in the literature like independent entity, 3 of 7 spin-offs were found dependent on their parent companies in resources, knowledge and services, while parent company was in a role of ‘manager’, ‘supplier’ and ‘distributor’ for spin-off. Majority of spin-offs got help from parent in the form of cash, employees and management. Among knowledge that was transferred from parent to spin-off was mentioned managerial, technical, technological, marketing, production and intellectual property. Based on the financial ratios performance analysis of energy spin-off was found out that energy spin-off, unrelated to its parent , since the year of separation continue to generate net loss, despite those fact that parent company of spin-off still shares with it resource and personnel. Based on financial ratio performance analysis of financial service spin-off was found out that spin-off performance had been improving slightly since separation from parent. Financial service spin-off have plans to become one of the leaders in the financial industry.[s.n.]Cardoso, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaHalai, Tatsiana2015-09-22T11:20:36Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4934202183777enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:46.066272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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