Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Cláudia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1
Resumo: UID/FIL/00183/2013
id RCAP_f4216522cf242d518b1d172597a47085
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/21035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte da Performance e Guerra Colonial PortuguesaRelações no Tempo HistóricoPerformanceArte PortuguesaGuerra Colonial PortuguesaMemóriaHistória performativaHistória especulativaUID/FIL/00183/2013Este artigo propõe-se refletir sobre as relações entre a arte da performance portuguesa e a guerra colonial portuguesa. A simultaneidade no tempo histórico, entre os anos de 1960-1970, levaria a crer que, tal como aconteceu com as temáticas da Ditadura/Revolução, a guerra colonial pudesse ter sido abordada pela performance desenvolvida em Portugal. Contudo, paradoxalmente, se até recentemente não havia registos de nenhuma obra de arte da performance portuguesa desse período que tivesse tratado diretamente o tema, por outro lado, a rememoração inerente aos 40 anos da Revolução e a temas como o Retorno, a Guerra Colonial, etc., assim como o contexto de crise e a re-emergência de um “guião revolucionário” nos novos movimentos sociais em Portugal (que tem vindo a ser disseminado pelos diversos media) têm levado, quer à emergência de projetos artísticos onde a performance e a performatividade têm vindo a ganhar um papel importante, quer a novas re-significações de alguns projetos de performance acontecidos precisamente entre os anos de 1960-1970. Em 2015, por exemplo, Ernesto de Melo e Castro faz referência ao Funerão de Aragal desenvolvido por António Aragão no âmbito do Concerto e Audição Pictórica (1965) caracterizando-o com um “simbolismo evidente tendo em atenção os mortos das guerras nas colónias de África”. Neste contexto que papéis assume a performance arte na comunicação da “História” da guerra colonial portuguesa?Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA)RUNMadeira, Cláudia2017-05-30T14:09:23Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttps://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1eng1645-5681PURE: 2330281http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/3736https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:07:12Zoai:run.unl.pt:10362/21035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:36.214968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
Relações no Tempo Histórico
title Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
spellingShingle Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
Madeira, Cláudia
Performance
Arte Portuguesa
Guerra Colonial Portuguesa
Memória
História performativa
História especulativa
title_short Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
title_full Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
title_fullStr Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
title_full_unstemmed Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
title_sort Arte da Performance e Guerra Colonial Portuguesa
author Madeira, Cláudia
author_facet Madeira, Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Arte Portuguesa
Guerra Colonial Portuguesa
Memória
História performativa
História especulativa
topic Performance
Arte Portuguesa
Guerra Colonial Portuguesa
Memória
História performativa
História especulativa
description UID/FIL/00183/2013
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-05-30T14:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1
url https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-5681
PURE: 2330281
http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/3736
https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137896178909184