«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Isabel Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053
Resumo: Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.
id RCAP_f424567391bd37afce112515862ad4af
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos LopesLeiturasAnalisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.BAD2020-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053por1645-28950007-9421Andrade, Isabel Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:14Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:42.235082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
title «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
spellingShingle «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
Andrade, Isabel Sousa
Leituras
title_short «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
title_full «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
title_fullStr «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
title_full_unstemmed «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
title_sort «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
author Andrade, Isabel Sousa
author_facet Andrade, Isabel Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Isabel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Leituras
topic Leituras
description Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130371659399168