«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053 |
Resumo: | Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta. |
id |
RCAP_f424567391bd37afce112515862ad4af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos LopesLeiturasAnalisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.BAD2020-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053por1645-28950007-9421Andrade, Isabel Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:14Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:42.235082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
title |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
spellingShingle |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes Andrade, Isabel Sousa Leituras |
title_short |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
title_full |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
title_fullStr |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
title_full_unstemmed |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
title_sort |
«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes |
author |
Andrade, Isabel Sousa |
author_facet |
Andrade, Isabel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Isabel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leituras |
topic |
Leituras |
description |
Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053 |
url |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-2895 0007-9421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130371659399168 |