A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita Antunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8009
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Básica
id RCAP_f428393e46da5c48bc918018e77834dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a bibliotecaMetodologia de trabalho de projetoCurrículo integradoAprendizagens diversificadas.Project work methodologyIntegrated curriculumDiversified learningRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação BásicaO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada, sendo referente à intervenção e investigação concretizadas em contexto de Jardim de Infância. A investigação realizada retrata uma lógica de investigação-ação relativa à problemática que surgiu no decorrer da prática, ou seja, a Metodologia de Trabalho de Projeto no desenvolvimento integrado do currículo: A Biblioteca. Este tema surgiu a partir da concretização de um projeto sobre a biblioteca, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto, e da necessidade de compreender de que forma este possibilita a construção do currículo integrado. Para a realização desta investigação recorreu-se à utilização de alguns intrumentos que permitiram a recolha de informações, nomeadamente, a observação direta, as notas de campo, os registos fotográficos e conversas informais. Serão ainda abordadas as aprendizagens efetuadas pelas crianças no decorrer do projeto bem como a sua ligação ao que era esperado que estas adquirissem tendo por base o currículo integrado. A partir da investigação concretizada e do presente relatório, foi possível concluir que a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto potencia a aquisição de novos conhecimentos referentes a diferentes áreas ou domínios de uma forma integrada.ABSTRACT The following report came to light from the Supervised Professional Practice, being related to the intervention and investigation made in kindergarten context. The research made reveals a logic of action-research related to the problematic that came in the course of the practice that is the: Project Work Methodology in the integrated development of the curriculum: The Library. This theme emerged from the realization of the project about the library, made accordingly with the Project Work Methodology, and from the necessity in understanding how that enables the construction of the integrated curriculum. Several instruments, such as direct observation, field notes, photographic records, and informal conversations were used, which allowed the collection of information in order to carry out this research. Furthermore, it will also be discussed the lessons learned by the children during the project as well as their connection to what they were expected to acquired based upon the integrated curriculum. To sum up and basing myself upon the research carried out and the present report, was able to conclude that the practice of the Project Work Methodology potentiates the acquisition of new knowledge related to different areas or domains in an integrated way.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, ManuelaRCIPLOliveira, Ana Rita Antunes2018-02-01T10:54:22Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8009TID:201825015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:51.170118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
title A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
spellingShingle A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
Oliveira, Ana Rita Antunes
Metodologia de trabalho de projeto
Currículo integrado
Aprendizagens diversificadas.
Project work methodology
Integrated curriculum
Diversified learning
title_short A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
title_full A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
title_fullStr A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
title_full_unstemmed A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
title_sort A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
author Oliveira, Ana Rita Antunes
author_facet Oliveira, Ana Rita Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Rita Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Currículo integrado
Aprendizagens diversificadas.
Project work methodology
Integrated curriculum
Diversified learning
topic Metodologia de trabalho de projeto
Currículo integrado
Aprendizagens diversificadas.
Project work methodology
Integrated curriculum
Diversified learning
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Básica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-02-01T10:54:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8009
TID:201825015
url http://hdl.handle.net/10400.21/8009
identifier_str_mv TID:201825015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429535604736