Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Amélia Simões
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35198
Resumo: As mudanças nas políticas educativas nacionais que ocorreram nas últimas décadas do século XX geraram transformações que conduziram a uma crise identitária nos docentes de enfermagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo metodológico que passa pela articulação de dois estudos: um primeiro de carácter extensivo, com vista à constituição do retrato social dos docentes de enfermagem, e um segundo de natureza biográfica, sustentado em entrevistas semiestruturadas a uma amostra constituída por participantes de vários pontos do país. Entre um estudo propedêutico e um estudo principal cursam as seguintes fases: descrição, estruturação conceptual e teorização que se detalha.
id RCAP_f43094fad64b6255c4c591e87ee4ddb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagemSpecific levels of function in a case study with nursing teachersEstudo casoEntrevista de componente biográficaNíveis de funçãoCase studyBiographix interviewFunctional levelsAs mudanças nas políticas educativas nacionais que ocorreram nas últimas décadas do século XX geraram transformações que conduziram a uma crise identitária nos docentes de enfermagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo metodológico que passa pela articulação de dois estudos: um primeiro de carácter extensivo, com vista à constituição do retrato social dos docentes de enfermagem, e um segundo de natureza biográfica, sustentado em entrevistas semiestruturadas a uma amostra constituída por participantes de vários pontos do país. Entre um estudo propedêutico e um estudo principal cursam as seguintes fases: descrição, estruturação conceptual e teorização que se detalha.The changes in national education policies that have occurred in the last decades of the twentieth century generated transformations that led to an identity crisis in nursing teachers. This article aims to present a methodological research design comprising an articulation of two studies: the first one characterized by an extensive character regarding the social portrait of the nursing teachers, and a second biographic study, based on semi-structured interviews among a sample of participants from all the country. The following stages are highlighted between the preparatory study and the main study: description, conceptual structuring and theorizing, which is detailed.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, Amélia Simões2021-09-24T13:59:15Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35198por10.34632/cadernosdesaude.2013.2839info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:32.790768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
Specific levels of function in a case study with nursing teachers
title Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
spellingShingle Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
Figueiredo, Amélia Simões
Estudo caso
Entrevista de componente biográfica
Níveis de função
Case study
Biographix interview
Functional levels
title_short Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
title_full Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
title_fullStr Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
title_full_unstemmed Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
title_sort Níveis de função num estudo de caso com professores de enfermagem
author Figueiredo, Amélia Simões
author_facet Figueiredo, Amélia Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Amélia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo caso
Entrevista de componente biográfica
Níveis de função
Case study
Biographix interview
Functional levels
topic Estudo caso
Entrevista de componente biográfica
Níveis de função
Case study
Biographix interview
Functional levels
description As mudanças nas políticas educativas nacionais que ocorreram nas últimas décadas do século XX geraram transformações que conduziram a uma crise identitária nos docentes de enfermagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo metodológico que passa pela articulação de dois estudos: um primeiro de carácter extensivo, com vista à constituição do retrato social dos docentes de enfermagem, e um segundo de natureza biográfica, sustentado em entrevistas semiestruturadas a uma amostra constituída por participantes de vários pontos do país. Entre um estudo propedêutico e um estudo principal cursam as seguintes fases: descrição, estruturação conceptual e teorização que se detalha.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2021-09-24T13:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35198
url http://hdl.handle.net/10400.14/35198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34632/cadernosdesaude.2013.2839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132004513480704