Estudo dos níveis de stress e estratégias de coping nos alunos de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cátia Sofia de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35175
Resumo: Trabalho final do mestrado em medicina do desporto com vista à atribuição do Grau de Mestre (área científica de medicina geral e familiar), apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
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Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 217 alunos dos seis anos médicos, que foram inquiridos em contexto de aula, tendo sido aplicados: um questionário para caracterização sociodemográfica, a Escala de Stress Percepcionado – 10 itens para avaliar os níveis de stress, o Inventário do Stress em Estudantes Universitários para determinar quais os factores indutores de stress e a escala Brief COPE, para identificar quais as estratégias de coping mais utilizadas. Resultados: 69% dos alunos apresentam níveis de stress superiores aos da população portuguesa, sendo que existe um grupo considerável de estudantes, (43%) que apresentam níveis de stress elevadíssimos, podendo estar associados a patologia. Os alunos que percepcionam mais stress são, normalmente, do sexo feminino, frequentam o 3º ano, são solteiros, não pertencem a grupos ou associações, já ponderaram abandonar o curso devido a stress e são os que se consideram estar mais expostos a stress durante todo o ano lectivo. A ansiedade aos exames foi considerado pela maioria como o principal factor indutor de stress, no grupo de alunos com stress patológico, os factores indutores de stress apresentam valores significativamente mais elevados em relação ao grupo com stress normal. Quanto às estratégias de coping, os alunos utilizam preferencialmente Coping ativo, Planeamento, Utilização de suporte social emocional, Reinterpretação positiva, Utilização de Suporte instrumental, Aceitação. Recorrendo menos a: Uso de substâncias, Desinvestimento comportamental, Negação, Religião e Humor. Conclusão: Foram reportados elevados níveis de stress percepcionado pelos estudantes, sendo os principais agentes stressores de ordem académica. Apesar de a maior parte deles utilizar preferencialmente estratégias de coping focado no problema, ainda existem alguns alunos que recorrem a estratégias de coping disfuncionais. Estes dados salientam a importância de sensibilizar a Faculdade para estes problemas, de forma a implementarem iniciativas de informação e prevenção do stress, identificando e orientando estudantes em risco.Introduction: Stress and the way that medical students deal with it, has been subject of study in several countries, since it is important to realize the extent to which stress can damage their health and academic performance. Therefore, this study aims to determine the levels of perceived stress in medical students of Coimbra, what are the main factors that induce stress and what coping strategies they use most. Materials and Methods: The sample consisted of 217 students from the six medical years, who were surveyed in school context, having been applied: a questionnaire for sociodemographic characteristics, the Perceived Stress Scale - 10 items to assess the levels of stress, Stress Inventory in College Students to determine what factors induce stress and the Brief COPE scale, to identify the most frequently used coping strategies. Results: 69% of the students have higher levels of stress than the Portuguese population, and there is a sizable group of students (43%) who have very high levels of stress, which may be associated with pathology. Students who perceive more stress are usually females, attending the 3rd year, single, do not belong to groups or associations, have pondered leaving the course due to stress and are those who consider themselves to be more exposed to stress throughout the school year. Anxiety due to exams was considered by most to be the main factor inducing stress. In the group of students with pathological stress, stress-inducing factors have significantly higher scores than in the group with normal stress. Regarding coping strategies, students use preferably Active coping, Planning, Use of social emotional support, Positive reframing, Use of instrumental support, Acceptance. They don’t resort as much to: Substance use, Behavioural disengagement, Denial, Religion and Humor. Conclusion: High levels of perceived stress were reported by students, being the main stressors of academic order. Although most of them preferably use problem focused coping strategies, there are still some students who use dysfunctional coping strategies. This data highlight the importance of making the Faculty aware of these problems, in order to implement information and stress prevention initiatives, identifying and guiding students at risk.2013-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35175http://hdl.handle.net/10316/35175porCardoso, Cátia Sofia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:44:15.956189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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