Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30772 |
Resumo: | No contexto de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, um grupo de pesquisa em conjunto com redes de ensino municipal e estadual realizaram um minicurso sobre currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Este artigo objetiva analisar as concepções dos participantes do minicurso acerca dos desafios e das possibilidades para as práticas pedagógicas inclusivas, trabalho colaborativo e currículo. De caráter qualitativo do tipo documental-bibliográfico, fundamenta-se nas concepções teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo e na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Realizou-se levantamentos da produção científica e documentos legais para o enquadramento. Posteriormente, os comentários tecidos nas lives foram organizados e analisados a partir dos eixos temáticos: currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Considera-se que a formação continuada contribui para o entendimento da importância da reflexão da prática, realizada de forma coletiva a partir de concepções teóricas nítidas na construção de uma escola que abarque a diversidade e a diferença na promoção de igualdade. |
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Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho ColaborativoCURRÍCULO, PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y TRABAJO COLABORATIVOCURRICULUM, PRATIQUES PÉDAGOGIQUES ET TRAVAIL COLLABORATIFCurrículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho ColaborativoArtigosNo contexto de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, um grupo de pesquisa em conjunto com redes de ensino municipal e estadual realizaram um minicurso sobre currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Este artigo objetiva analisar as concepções dos participantes do minicurso acerca dos desafios e das possibilidades para as práticas pedagógicas inclusivas, trabalho colaborativo e currículo. De caráter qualitativo do tipo documental-bibliográfico, fundamenta-se nas concepções teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo e na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Realizou-se levantamentos da produção científica e documentos legais para o enquadramento. Posteriormente, os comentários tecidos nas lives foram organizados e analisados a partir dos eixos temáticos: currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Considera-se que a formação continuada contribui para o entendimento da importância da reflexão da prática, realizada de forma coletiva a partir de concepções teóricas nítidas na construção de uma escola que abarque a diversidade e a diferença na promoção de igualdade.In the context of social distancing caused by the Covid-19 pandemic, a research group with municipal and state education networks held a short course on curriculum, pedagogical practices and collaborative work. This article aims to analyze the mini-course participants' conceptions about two challenges and possibilities for inclusive pedagogical practices, collaborative work and the curriculum. Of a qualitative documentary-bibliographical nature, it is based on the theoretical-methodological concepts of Content Analysis and Jurgen Habermas's Theory of Communicative Action. Surveys of scientific production and legal documents were carried out; Subsequently, the comments made in the lives were organized and analyzed from two thematic groups: curriculum, pedagogical practices and collaborative work. It is considered that permanent training contributed to understanding the importance of reflection on practice, carried out collectively from clear theoretical concepts in the construction of a school that welcomes diversity and difference in the promotion of equality.En el contexto de distanciamiento social provocado por la pandemia del Covid-19, un grupo de investigación junto a redes educativas municipales y estatales, realizaron el curso corto sobre currículo, prácticas pedagógicas y trabajo colaborativo. Este artículo tiene como objetivo analizar las concepciones de los participantes del minicurso sobre los desafíos y posibilidades de las prácticas pedagógicas inclusivas, el trabajo colaborativo y el currículo. De carácter cualitativo, documental-bibliográfico, se fundamenta en los conceptos teórico-metodológicos del Análisis de Contenido y la Teoría de la Acción Comunicativa de Jurgen Habermas. Se realizaron levantamientos de producción científica y documentos legales; posteriormente, se organizaron los comentarios realizados en las vidas, y se analizaron a partir de los ejes temáticos: currículo, prácticas pedagógicas y trabajo colaborativo. Se considera que la formación continua contribuye a comprender la importancia de reflexionar sobre la práctica, realizada colectivamente a partir de conceptos teóricos claros en la construcción de una escuela que acoge la diversidad y la diferencia en la promoción de la igualdad.Dans le contexte de distanciation sociale causée par la pandémie de Covid-19, un groupe de recherche en collaboration avec les réseaux d'éducation municipaux et étatiques, a organisé le cours de courte durée sur le curriculum, les pratiques pédagogiques et le travail collaboratif. Cet article vise à analyser les conceptions des participants aux mini-cours sur les défis et les possibilités des pratiques pédagogiques inclusives, du travail collaboratif et du curriculum. De caractère qualitatif, documental-bibliographique, il s'appuie sur les concepts théoriques et méthodologiques de l'Analyse de Contenu et de la Théorie de l'Action Communicative de Jurgen Habermas. Des enquêtes sur la production scientifique et les documents juridiques ont été réalisées ; par la suite, les propos tenus dans les lives ont été organisés, et analysés à partir des axes thématiques : curriculum, pratiques pédagogiques et travail collaboratif. On considère que la formation continue contribue à comprendre l'importance d'une réflexion sur la pratique, menée collectivement sur la base de concepts théoriques clairs, dans la construction d'une école qui embrasse la diversité et la différence dans la promotion de l'égalité.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30772por1646-2335, Rafael Carlos Queiroz, Bárbara Rebecca Baumgartem França, Catarina Tose Fermo, Mariangela Lima de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.996573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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