Adaptação de espaços públicos a pessoas com mobilidade condicionada: Idanha-a-Nova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Telma Catarina Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2164
Resumo: Dissertação de Mestrado em Construção Sustentável apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
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spelling Adaptação de espaços públicos a pessoas com mobilidade condicionada: Idanha-a-NovaEspaços urbanosMobilidade condicionadaPercursos acessíveisUrban spacesDisabilityAccessible routesDissertação de Mestrado em Construção Sustentável apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.Durante muitos anos a expansão das cidades deu principal importância aos meios de transporte, esquecendo ou remetendo para segundo plano os peões, confrontando-se hoje com inúmeras barreiras nas deslocações que efetuam. Foi necessário esperar décadas para que se começasse a ter consciência dos resultados negativos que estas estratégias de urbanização representavam na população, sendo visível na vila de Idanha-a-Nova a alargada existência de barreiras arquitetónicas e urbanísticas, quer em malhas urbanas antigas quer nas malhas urbanas de construção mais recente. Hoje em dia assistimos a uma alteração de mentalidades, estando o conceito de acessibilidade e mobilidade para todos na ordem do dia dos municípios, sendo vários os planos destinados à eliminação ou correção de diversas barreiras existentes. Mesmo assim, a adaptação dos espaços públicos para estes cidadãos tem sido realizada de uma maneira muito lenta, sentindo ainda os cidadãos com mobilidade condicionada dificuldades em percorrer os espaços que a eles são destinados. O presente trabalho de mestrado procura avaliar num inquérito realizado junto da população de um bairro envelhecido na vila de Idanha-a-Nova, as deslocações mais frequentes aos serviços e equipamentos existentes, registando desde modo o grau de dificuldade no seu percurso e o grau de dificuldade em ultrapassar os obstáculos encontrados nas suas deslocações. Com os resultados obtidos nas respostas dos inquiridos foram traçados itinerários de modo a percorrer o maior número destes equipamentos e serviços, sendo estes avaliados através de uma metodologia realizada para as condições de acessibilidade existente, a nível de obstáculos, percursos acessíveis e inclinação destes percursos. A partir da avaliação das condições de acessibilidade foram propostas algumas soluções de melhoria de modo a tornar os itinerários estudados mais acessíveis à população com dificuldades de deslocação e mobilidade condicionada.ABSTRACT: For many years the expansion of cities gave primary importance to transportation facilities, forgetting or referring to the background pedestrians, confronting numerous obstacles in carrying out movements. It was necessary to wait decades to begin to be aware of the negative outcomes that these strategies of urbanization represented in the population, being visible in the village of Idanha-a-Nova extended the existence of urban and architectural barriers, either in old urban networks, either in urban networks of more recente construction. Today we witness a change of mindset, with the concept of accessibility and mobility for all on the agenda of the municipalities, and various plans for disposal or correction of various barriers. Even so, the adaptation of public spaces for these citizens has been performed in a very slow way, feeling even citizens with disabilities go through the trouble areas that they are intended. This master thesis seeks to evaluate in an inquiry conducted among the population of a neighborhood aged in the village of Idanha-a-Nova movements more frequent services and existing equipment, recorded since so much difficulty in its path and the degree of difficulty in overcoming the obstacles found on their travels. With the results obtained on respondents were traced itineraries in order to cover the largest number of equipment and services, being evaluated using a method made for accessibility conditions existing at the level of obstacles, accessible routes and inclination of these pathways. From the evaluation of accessibility conditions were proposed some solutions for improvement in order to make the itineraries studied more accessible to the population with difficulties of travel and mobility.Alves, Rui Manuel AmaroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNunes, Telma Catarina Gonçalves2013-12-16T16:43:51Z2013-12-162013-022013-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:44Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:30.786263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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