A abertura ao transcendente como alicerce do viver juntos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Linda de Jesus Correia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29305
Resumo: O presente Relatório decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da reflexão feita a partir da primeira unidade letiva do 5.º ano: «Viver Juntos». Pretende-se refletir sobre a relação de interdependência que pode existir entre a nossa vida de relação com os outros e a abertura ao transcendente que nos caracteriza a todos. Baseado na tese e reflexão de Karl Rahner sobre a «experiência transcendental» constata-se a importância do desenvolvimento da nossa dimensão espiritual a fim de que esta se torne alicerce do nosso «Viver Juntos». Começa-se por fazer, no primeiro capítulo, a apresentação da experiência da Prática de Ensino Supervisionada, dando a conhecer a escola e os alunos com quem se trabalhou, bem como, a unidade lecionada. O segundo capítulo será dedicado à reflexão do tema da unidade letiva lecionada: os desafios ao longo da história e na atualidade, a abertura à transcendência e o alicerce que esta pode ser para a experiência do «viver juntos». Finalmente, no terceiro e último capítulo, é apresentada uma proposta de ação de formação para pais e encarregados de educação, no sentido de partilharmos e refletirmos juntos sobre o tema da vida em comum e da necessidade de desenvolvermos a nossa abertura ao transcendente para melhor acompanharmos as crianças no seu desenvolvimento social.
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