Uma abordagem qualitativa sobre as principais causas de churning de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirrolas,,Olga Alexandra Chinita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia,,Pedro Miguel Alves Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000500036
Resumo: Resumo: Introdução: Apesar da pertinência da operacionalização do conceito de churning de recursos humanos, este ainda é um tema pouco desenvolvido, com pouca literatura e estudos empíricos. É neste sentido que surge o interesse pelo estudo desta temática, permitindo contribuir para o desenvolvimento de um tema de grande complexidade, assim como contribuir quer para o aumento da literatura, quer para o aumento de estudos empíricos. Objetivos/ Métodos: Este artigo tem como objetivo analisar, através de uma abordagem qualitativa, quais as principais causas de churning de recursos humanos. O estudo segue uma abordagem qualitativa com recurso à análise da literatura internacional e à realização de 20 entrevistas semiestruturadas como instrumentos de recolha de dados. Como forma de tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo que permitiu selecionar as principais variáveis em estudo. Resultados: Através dos dados obtidos foi possível definir como principais causas de churning: o baixo salário; a falta de progressão na carreira; a falta de desenvolvimento individual; os horários rígidos; a fraca liderança; a concorrência; a localidade; o mau ambiente de trabalho; a fraca cultura organizacional; a falta de promoção; a falta de reconhecimento; a falta de disponibilidade; a dificuldade na conciliação trabalho-família e a falta de motivação. Conclusões: Como forma de minimizar a ocorrência de churning, propõe-se a implementação de medidas estratégicas por parte das organizações de forma a ir de encontro com as necessidades e as expetativas dos seus trabalhadores, com o intuito de que estes se sintam satisfeitos e motivados na organização e com o seu trabalho, afastando a decisão de sair da organização.
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