Comunicação verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/110536
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_f485e96cfb376cd902afffe03a3d8e20
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/110536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação verbalVerbal communicationan essential factor in imternational tradeum fator essencial no comércio internacionalComércio InternacionalComunicação VerbalEconomia InternacionalModelo GravitacionalMultilinguismoUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020O estabelecimento de uma relação comercial é uma ação complexa, influenciada por diferentes variáveis. Quando abordamos o contexto internacional a complexidade é ainda maior, cabendo à comunicação entre os atores comerciais um papel crucial. Nesse sentido, a promoção de uma comunicação verbal efetiva e sem entraves entre os parceiros internacionais é crucial para o sucesso de qualquer transação. É neste âmbito que a economia da língua ganha relevância, permitindo a inclusão da língua falada pelos parceiros comerciais como um dos fatores explicativos do comércio internacional, surgindo nos modelos gravitacionais explicativos dos fluxos de comércio entre países como um elemento facilitador das trocas comerciais ou, pelo contrário, como um entrave na relação comercial. Os estudos na área da economia da língua revelam que as relações económicas são fortemente influenciadas pela língua, mas as escolhas linguísticas podem ser também influenciadas por fatores económicos, razão pela qual esta é uma relação bilateral. O estudo que aqui apresentamos incide sobre a forma como a comunicação verbal (medida pela proximidade linguística, ou seja, um maior ou menor grau de semelhança entre a língua falada por dois parceiros comerciais) influencia as relações comerciais estabelecidas num contexto internacional. Neste estudo, concluímos que, com os dados relativos ao volume de exportações portuguesas para 2015, a facilidade de comunicação verbal com o parceiro comercial tem uma influência positiva no aumento das trocas comerciais – em termos empíricos, esta conclusão é corroborada pelo facto de Espanha ser o principal parceiro comercial de Portugal. Concluímos que o fator língua não está a ser bem aproveitado pelo Estado português, na medida em que a proximidade linguística poderia servir para uma maior promoção das exportações portuguesas, nomeadamente com os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com os que integram o Mercado Comum do Sul (MercosulCentro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNRibeiro, SandraFerro, Maria João2021-01-21T23:45:55Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article11application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110536por1647-7251PURE: 27327905https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.1.3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:49:57Zoai:run.unl.pt:10362/110536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:49:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação verbal
Verbal communicationan essential factor in imternational trade
um fator essencial no comércio internacional
title Comunicação verbal
spellingShingle Comunicação verbal
Ribeiro, Sandra
Comércio Internacional
Comunicação Verbal
Economia Internacional
Modelo Gravitacional
Multilinguismo
title_short Comunicação verbal
title_full Comunicação verbal
title_fullStr Comunicação verbal
title_full_unstemmed Comunicação verbal
title_sort Comunicação verbal
author Ribeiro, Sandra
author_facet Ribeiro, Sandra
Ferro, Maria João
author_role author
author2 Ferro, Maria João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sandra
Ferro, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Internacional
Comunicação Verbal
Economia Internacional
Modelo Gravitacional
Multilinguismo
topic Comércio Internacional
Comunicação Verbal
Economia Internacional
Modelo Gravitacional
Multilinguismo
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-21T23:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/110536
url http://hdl.handle.net/10362/110536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7251
PURE: 27327905
https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.1.3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545776131211264