A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43844 |
Resumo: | As modalidades de ingresso e de progressão na carreira constituíram os principais fatores condicionantes do exercício da profissão docente, no ensino público, em Portugal nas últimas décadas. A sua evolução marcou decisivamente as políticas educativas e constitui um aspeto significativo da alteração dos modos de regulação do sistema educativo. No presente artigo iremos começar por descrever e analisar aspetos dominantes dessa evolução, nos domínios do recrutamento, do ingresso e da progressão na carreira e na avaliação dos professores do ensino público, sobretudo na última década. Em seguida, iremos sistematizar a informação obtida, para pôr em evidência algumas das controvérsias atuais que afetam o exercício da profissão docente nesses domínios. Finalmente, iremos propor linhas interpretativas que situam a evolução descrita no contexto das mudanças em curso dos processos de regulação da educação, em Portugal. |
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A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educaçãoProfissão docentePolíticas educativasRegulação da educaçãoAs modalidades de ingresso e de progressão na carreira constituíram os principais fatores condicionantes do exercício da profissão docente, no ensino público, em Portugal nas últimas décadas. A sua evolução marcou decisivamente as políticas educativas e constitui um aspeto significativo da alteração dos modos de regulação do sistema educativo. No presente artigo iremos começar por descrever e analisar aspetos dominantes dessa evolução, nos domínios do recrutamento, do ingresso e da progressão na carreira e na avaliação dos professores do ensino público, sobretudo na última década. Em seguida, iremos sistematizar a informação obtida, para pôr em evidência algumas das controvérsias atuais que afetam o exercício da profissão docente nesses domínios. Finalmente, iremos propor linhas interpretativas que situam a evolução descrita no contexto das mudanças em curso dos processos de regulação da educação, em Portugal.Currículo sem FronteirasRepositório da Universidade de LisboaViseu, SofiaBarroso, José João2020-06-17T10:43:11Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43844porViseu, S., & Barroso, J. (2020). A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: Mudanças nos modos de regulação da educação. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 108-128. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.71645-1384http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:58:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:58:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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