Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rijmer, Sylvia Kazumi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8605
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_f4ad464f488fffc16ea277addbea874d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCSHybrid dancingInterdisciplinary thinking and doingClassical balletContemporary danceDança híbridaPensar e agir interdisciplinarBallet clássicoDança contemporâneaRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaThis internship report bases its investigation on empirical data collected according to the rules and regulations of the Unidade Curricular Estágio I and II, within the framework of the Masters in Dance Teaching, its 5th Edition thereof, administered by the Escola Superior de Dança (ESD) and the Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), in Portugal. The internship was implemented at the Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), Portugal, with the 8th year students of the final year within the Portuguese secondary level academic education in dance at ADCS. The objective of our pedagogic intervention pertained to the notion of interdisciplinary dancing, using contemporary dance words as practical tools within a classical ballet technique (CBT) dance class to encourage interdisciplinary thinking and doing in the students performativity of classical ballet. Using an Action based research methodology to our collection of investigative data, we were able to progressively adapt and transform our teaching strategies and pedagogical methodologies to suit the needs of our research work, as well as the reality of the preprofessional dance finalists within a vocational dance structure. Our data collection instruments (video recordings, log book diaries, as well as questionnaries and interviews) gave us both academic and human insights into the reception of our teaching practice and methodology. The final analysis and reflective thoughts based upon this practical teaching intervention at ADCS demonstrated that the students of the 8th year at ADCS verbally and physically presented a positive transformation of interdisciplinary thinking and doing within their performativity of the classical ballet technique. We conclude that our interdisciplinary methodology is a relevant teaching strategy reflecting our contemporary dance times, influenced by technical and artistic crosspollinations, and the process of adaptation and transformations within the nature of dance evolution itself. We encourage more interdisciplinary thinking and doing within today’s technical classical ballet classes, in light of today’s eclectic dancing and collaborative choreographic processes of our times.RESUMO - Este relatório de estágio baseia a sua investigação em dados empíricos coletados de acordo com as regras e regulamentos estipulados pela Curso de Mestrado em Ensino de Dança administrado pela Escola Superior de Dança (ESD), e pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio foi implementado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), com os alunos do 8º ano, o último ano do curso secundário de Dança. A intervenção pedagógica baseou-se na noção de dança interdisciplinar, usando palavras de dança contemporânea, como ferramentas práticas, numa aula de dança, de técnica de dança clássica, para estimular o pensamento e a acção interdisciplinar na performatividade do aluno de técnica de dança. Utilizando a metodologia de investigação ação, como principal abordagem teórica para a nossa recolha de dados, conseguimos adaptar e transformar progressivamente as nossas estratégias de ensino e metodologias pedagógicas, para atender às necessidades do nosso trabalho de investigação, bem como à realidade dos finalistas de dança pré-profissional, enquadrado numa estrutura vocacional. Os nossos instrumentos de recolha de dados (gravações de vídeo, diários de registo, questionários e entrevistas), proporcionaram um maior entendimento, académico e humano, sobre a receção das nossas práticas e metodologias de ensino. A análise e reflexão final, baseada nesta intervenção prática de ensino, na ADCS, demonstraram que os alunos do 8º ano apresentaram, verbal e fisicamente, uma transformação positiva no pensar e agir interdisciplinar na sua performatividade no ballet clássico. Concluímos que a nossa metodologia de ensino interdisciplinar é uma estratégia de ensino relevante, que se reflete na contemporaneidade da dança, à luz da fusão entre técnicas e metodologias na dança e no processo de adaptação e transformação da própria natureza da evolução na dança. Encorajamos mais o pensar e o agir interdisciplinar, nas atuais aulas de técnicas de dança clássica, à luz da dança eclética de hoje e dos processos coreográficocolaborativos dos nossos tempos.Amorim, VeraRCIPLRijmer, Sylvia Kazumi2018-06-11T10:56:43Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8605TID:201789884enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:20.387524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
title Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
spellingShingle Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
Rijmer, Sylvia Kazumi
Hybrid dancing
Interdisciplinary thinking and doing
Classical ballet
Contemporary dance
Dança híbrida
Pensar e agir interdisciplinar
Ballet clássico
Dança contemporânea
title_short Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
title_full Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
title_fullStr Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
title_full_unstemmed Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
title_sort Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
author Rijmer, Sylvia Kazumi
author_facet Rijmer, Sylvia Kazumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rijmer, Sylvia Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv Hybrid dancing
Interdisciplinary thinking and doing
Classical ballet
Contemporary dance
Dança híbrida
Pensar e agir interdisciplinar
Ballet clássico
Dança contemporânea
topic Hybrid dancing
Interdisciplinary thinking and doing
Classical ballet
Contemporary dance
Dança híbrida
Pensar e agir interdisciplinar
Ballet clássico
Dança contemporânea
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-12-20T00:00:00Z
2018-06-11T10:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8605
TID:201789884
url http://hdl.handle.net/10400.21/8605
identifier_str_mv TID:201789884
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435229372416