Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24900 |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivo geral compreender como foram mantidas as relações comerciais durante o período pandémico para que, posteriormente, seja criado um plano de atuação comercial para a Olimec para o ano 2022. Os anos 2020 e 2021 ficarão lembrados na história mundial pela maior pandemia alguma vez registada. A doença COVID-19, obrigou ao encerramento de inúmeras atividades, serviços e indústrias para contenção da pandemia. Existiram determinados setores em que foi mantida a atividade, por se considerarem de funcionamento essencial, nomeadamente a manutenção e reparação de viaturas afetas à limpeza urbana e setorial. Foi por isso necessário continuar a manter relações com fornecedores e clientes durante este período, para que fosse possível continuar a operar, dentro das restrições e limitações impostas pela pandemia. Em termos de estrutura, o projeto inicia-se no primeiro capítulo com a introdução, sendo feito no segundo capítulo um enquadramento sobre o setor, através de uma revisão bibliográfica. No terceiro capítulo é definida a metodologia para realização de uma análise ao mercado, para identificar e analisar a estratégia de abordagem comercial que a Olimec e os seus concorrentes estabeleceram durante este período. No quarto capítulo é realizada a análise externa e interna da empresa. No quinto capítulo são analisados os resultados obtidos na análise de mercado e, no sexto capítulo é realizada uma sugestão de implementação de um plano de atuação comercial para a Olimec para 2022. No sétimo e último capítulo são realizadas as conclusões juntamente com as limitações na realização do projeto. |
id |
RCAP_f4aebb37dcc6cea017f32c36e65e35a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022Serviço de empresa para empresa Business to Business B2BAtividade comercialManutenção industrialEquipamento industrialGestão de resíduosCommercial activityIndustrial maintenanceWaste managementIndustrial equipmentO presente projeto tem como objetivo geral compreender como foram mantidas as relações comerciais durante o período pandémico para que, posteriormente, seja criado um plano de atuação comercial para a Olimec para o ano 2022. Os anos 2020 e 2021 ficarão lembrados na história mundial pela maior pandemia alguma vez registada. A doença COVID-19, obrigou ao encerramento de inúmeras atividades, serviços e indústrias para contenção da pandemia. Existiram determinados setores em que foi mantida a atividade, por se considerarem de funcionamento essencial, nomeadamente a manutenção e reparação de viaturas afetas à limpeza urbana e setorial. Foi por isso necessário continuar a manter relações com fornecedores e clientes durante este período, para que fosse possível continuar a operar, dentro das restrições e limitações impostas pela pandemia. Em termos de estrutura, o projeto inicia-se no primeiro capítulo com a introdução, sendo feito no segundo capítulo um enquadramento sobre o setor, através de uma revisão bibliográfica. No terceiro capítulo é definida a metodologia para realização de uma análise ao mercado, para identificar e analisar a estratégia de abordagem comercial que a Olimec e os seus concorrentes estabeleceram durante este período. No quarto capítulo é realizada a análise externa e interna da empresa. No quinto capítulo são analisados os resultados obtidos na análise de mercado e, no sexto capítulo é realizada uma sugestão de implementação de um plano de atuação comercial para a Olimec para 2022. No sétimo e último capítulo são realizadas as conclusões juntamente com as limitações na realização do projeto.The present project has as general objective to understand how commercial relations were maintained during the pandemic period and create a commercial plan for Olimec for the year 2022. The years 2020 and 2021 will be remembered in history as the biggest pandemic ever recorded. The disease called COVID-19, forced the shutdown of numerous activities, services and industries to contain the Pandemic. In the meantime, it was also necessary to maintain certain sectors of activities as they were considered essential, such as the maintenance and repair of waste collection vehicles. The relationship between suppliers and customers was highly important to keep during this period of uncertainty, in order to continue operating, within the restrictions and limitations imposed by the pandemic. Following a brief introduction in the first chapter, the second chapter focus on a theoretical and technical framework on the sector through a bibliographical review. The third chapter defines the methodology adopted to carry out a market analysis in which Olimec operates, with the purpose of identifying and analyzing the costumer strategy and commercial approach that Olimec and its competitors established during this period. In the fourth chapter, the company's external and internal analysis is carried out.In the fifth chapter, the results obtained in the market study are analyzed, to give in the sixth chapter a suggestion to implementation of a commercial plan for Olimec for the year 2022. The project will be concluded in the seventh chapter, together with the limitations felt in the project.2023-02-11T00:00:00Z2022-02-11T00:00:00Z2022-02-112021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24900TID:202941361porSobral, João Guilherme Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:52.171792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
title |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
spellingShingle |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 Sobral, João Guilherme Rodrigues Serviço de empresa para empresa Business to Business B2B Atividade comercial Manutenção industrial Equipamento industrial Gestão de resíduos Commercial activity Industrial maintenance Waste management Industrial equipment |
title_short |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
title_full |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
title_fullStr |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
title_full_unstemmed |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
title_sort |
Plano de atuação comercial da Olimec para o ano de 2022 |
author |
Sobral, João Guilherme Rodrigues |
author_facet |
Sobral, João Guilherme Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, João Guilherme Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço de empresa para empresa Business to Business B2B Atividade comercial Manutenção industrial Equipamento industrial Gestão de resíduos Commercial activity Industrial maintenance Waste management Industrial equipment |
topic |
Serviço de empresa para empresa Business to Business B2B Atividade comercial Manutenção industrial Equipamento industrial Gestão de resíduos Commercial activity Industrial maintenance Waste management Industrial equipment |
description |
O presente projeto tem como objetivo geral compreender como foram mantidas as relações comerciais durante o período pandémico para que, posteriormente, seja criado um plano de atuação comercial para a Olimec para o ano 2022. Os anos 2020 e 2021 ficarão lembrados na história mundial pela maior pandemia alguma vez registada. A doença COVID-19, obrigou ao encerramento de inúmeras atividades, serviços e indústrias para contenção da pandemia. Existiram determinados setores em que foi mantida a atividade, por se considerarem de funcionamento essencial, nomeadamente a manutenção e reparação de viaturas afetas à limpeza urbana e setorial. Foi por isso necessário continuar a manter relações com fornecedores e clientes durante este período, para que fosse possível continuar a operar, dentro das restrições e limitações impostas pela pandemia. Em termos de estrutura, o projeto inicia-se no primeiro capítulo com a introdução, sendo feito no segundo capítulo um enquadramento sobre o setor, através de uma revisão bibliográfica. No terceiro capítulo é definida a metodologia para realização de uma análise ao mercado, para identificar e analisar a estratégia de abordagem comercial que a Olimec e os seus concorrentes estabeleceram durante este período. No quarto capítulo é realizada a análise externa e interna da empresa. No quinto capítulo são analisados os resultados obtidos na análise de mercado e, no sexto capítulo é realizada uma sugestão de implementação de um plano de atuação comercial para a Olimec para 2022. No sétimo e último capítulo são realizadas as conclusões juntamente com as limitações na realização do projeto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12 2022-02-11T00:00:00Z 2022-02-11 2023-02-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/24900 TID:202941361 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/24900 |
identifier_str_mv |
TID:202941361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134738155307008 |