Finka pé na tchon: dança para a transformação pessoal e social na Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Marta Saramago de Sousa Mamede
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15836
Resumo: Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
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spelling Finka pé na tchon: dança para a transformação pessoal e social na Guiné-BissauDançaVulnerabilidade socialCrescimento pessoalGuiné-BissauDanceSocial vulnerabilityPersonal developmentGuinea-BissauProjeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaA ânsia do Ser Humano na busca pela verdade de quem é e daquilo que quer experienciar, permite-lhe descondicionar-se de programas impostos pela sociedade e ganhar confiança para expressar a sua identidade e criatividade, construindo a sua realização pessoal e o(s) seu(s) propósito(s) de vida, e contribuindo para o desenvolvimento da sua comunidade, numa dimensão local, e da Humanidade, numa dimensão global. Sendo muitas vezes difícil para o Ser Humano tomar consciência desta ânsia, ou simplesmente permitir-se escutar a sua voz interior entre o ruído e as limitações do contexto sociocultural em que nasce e cresce, mostra-se possível resgatar essa ligação através do contacto com práticas artísticas e criativas. Neste sentido, foi implementado o projeto Finka Pé na Tchon no Lar Bethel, uma casa de acolhimento de crianças e jovens em Bissau, com o objetivo de promover experiências que abrissem portas à descoberta e ao crescimento pessoal e social, por via da dança: (i) num mundo que oferece escassas oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos e que se revela ainda reticente no reconhecimento da contribuição dos processos artísticos na construção de pessoas e sociedades saudáveis e (ii) num contexto de particular vulnerabilidade social, inserido no território da Guiné-Bissau, que se mostra desencorajador da construção de projetos de vida satisfatórios. Os resultados obtidos permitem responder favoravelmente à premissa de partida deste projeto: A promoção de práticas artísticas possibilita e favorece os processos de expressão e descoberta pessoal de crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade social, facilitando a sua autonomia e apropriação do seu lugar no mundo. Desta forma, e atendendo a que o contacto com a arte, em especial a dança, permite o reconhecimento, expressão e celebração do Eu na sua condição multidimensional, considera-se fundamental a sua incorporação em projetos sociais, em especial com crianças e jovens que se encontram em contextos limitantes de processos naturais e tão necessários como os de autodescoberta, expressão da identidade e desenvolvimento, fundamentais para o ganho de autonomia e confiança na construção dos seus caminhos de vida.ABSTRACT Man's yearning for the truth of who he is and what he wants to experience, allows him to decondition himself from patterns imposed by society and gain the confidence to express his identity and creativity, building his personal fulfilment and life purpose(s), and contributing to the development of his community, in a local dimension, and of Humanity, in a global dimension. As it is often difficult for human beings to become aware of this longing, or simply to allow themselves to listen to their inner voice amidst the noise and limitations of the socio-cultural context in which they are born and raised, it seems possible to rescue this connection through contact with artistic and creative practices. Therefore, Finka Pé na Tchon project was implemented in Lar Bethel, a foster home for children and young people in Bissau, with the purpose of promoting experiences that would open doors to discovery and personal and social growth, through dance: (i) in a world that offers few opportunities for the development of individuals and is still reluctant to recognise the contribution of artistic processes in the construction of healthy people and societies and (ii) in a context of particular social vulnerability, in the territory of Guinea-Bissau, which is discouraging for the construction of satisfactory life projects. The results obtained allow a favourable response to the starting premise of this project: The promotion of artistic practices enables and favours the processes of expression and personal discovery of children and young people in a context of social vulnerability, facilitating their autonomy and appropriation of their place in the world. Thus, and given that contact with art, especially dance, allows the understanding, expression, and celebration of the self in its multidimensional condition, its incorporation in social projects is considered fundamental, especially with children and young people who find themselves in limiting contexts of natural and necessary courses such as self-discovery, expression of identity and development, fundamental to gain autonomy and confidence in building their life paths.Dias, AlfredoRCIPLBaptista, Marta Saramago de Sousa Mamede2023-03-23T15:14:36Z2022-12-162022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15836TID:203187946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.354720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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