Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mara de Fátima Sabá
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15340
Resumo: Busca-se no presente estudo apresentar um perfil da atuação do supervisor escolar, assim como apontar como este pode intervir significativamente para o desenvolvimento profissional do professor, no sentido melhorar suas condições de trabalho, incentivando sua inovação metodológica, propiciando uma relação de maior respeito e interação com os alunos, contribuindo para um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental do município de Jacundpa-Pa. Com relação aos objetivos destacam-se: escrever as contribuições essenciais do supervisor pedagógico diante de um novo conceito de educação e de formação docente considerando os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto. Avaliar a influência do supervisor no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de professores e alunos; Analisar o contributo da formação inicial na prática docente, apontando as maiores dificuldades dos professores na pratica pedagógica; Avaliar a relação entre o supervisor pedagógico os professores nas escolas municipais no município de Jacundá-Pa; Discutir o emprego das ferramentas utilizadas pelo supervisor escolar direcionadas a incentivar a autoconfiança e preparo para atuação profissional, em uma escola do município de Jacundá; ABSTRACT: Search in the present study provide a profile of the teaching role of the supervisor, as well as point out how this can interfere significantly to teacher professional development in order to improve their working conditions, encouraging their methodological innovation, providing a ratio of greater respect and interaction with students, contributing to an improvement of the teaching-learning process of elementary school teachers in the municipality of Jocund-pa. With respect to the objectives are: to write the essential contributions of the supervisor before teaching a new concept of education and teacher training considering the historical, social, economic, political and cultural context. To evaluate the influence of the supervisor in the process of teaching and learning in the perspective of teachers and students, analyze the contribution of initial training in teaching practice, pointing out the major difficulties of teachers in educational practice, evaluate the relationship between the supervisor teachers teaching in schools municipalities in the city of Pa-Jacundá; Discuss the use of teaching tools used by the supervisor directed at encouraging self confidence and preparation for professional practice in a school in the municipality of achieved.
id RCAP_f4c721ae67fad0eb29549801f53bc32b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacionalSupervisor escolarSujeito de mudançasContexto educacionalSchool supervisorSubject to changeEducational contextBusca-se no presente estudo apresentar um perfil da atuação do supervisor escolar, assim como apontar como este pode intervir significativamente para o desenvolvimento profissional do professor, no sentido melhorar suas condições de trabalho, incentivando sua inovação metodológica, propiciando uma relação de maior respeito e interação com os alunos, contribuindo para um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental do município de Jacundpa-Pa. Com relação aos objetivos destacam-se: escrever as contribuições essenciais do supervisor pedagógico diante de um novo conceito de educação e de formação docente considerando os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto. Avaliar a influência do supervisor no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de professores e alunos; Analisar o contributo da formação inicial na prática docente, apontando as maiores dificuldades dos professores na pratica pedagógica; Avaliar a relação entre o supervisor pedagógico os professores nas escolas municipais no município de Jacundá-Pa; Discutir o emprego das ferramentas utilizadas pelo supervisor escolar direcionadas a incentivar a autoconfiança e preparo para atuação profissional, em uma escola do município de Jacundá; ABSTRACT: Search in the present study provide a profile of the teaching role of the supervisor, as well as point out how this can interfere significantly to teacher professional development in order to improve their working conditions, encouraging their methodological innovation, providing a ratio of greater respect and interaction with students, contributing to an improvement of the teaching-learning process of elementary school teachers in the municipality of Jocund-pa. With respect to the objectives are: to write the essential contributions of the supervisor before teaching a new concept of education and teacher training considering the historical, social, economic, political and cultural context. To evaluate the influence of the supervisor in the process of teaching and learning in the perspective of teachers and students, analyze the contribution of initial training in teaching practice, pointing out the major difficulties of teachers in educational practice, evaluate the relationship between the supervisor teachers teaching in schools municipalities in the city of Pa-Jacundá; Discuss the use of teaching tools used by the supervisor directed at encouraging self confidence and preparation for professional practice in a school in the municipality of achieved.Universidade de Évora2015-09-01T10:54:22Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15340http://hdl.handle.net/10174/15340porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Corrêa, Mara de Fátima Sabáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:55.065359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
title Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
spellingShingle Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
Corrêa, Mara de Fátima Sabá
Supervisor escolar
Sujeito de mudanças
Contexto educacional
School supervisor
Subject to change
Educational context
title_short Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
title_full Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
title_fullStr Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
title_full_unstemmed Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
title_sort Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
author Corrêa, Mara de Fátima Sabá
author_facet Corrêa, Mara de Fátima Sabá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mara de Fátima Sabá
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisor escolar
Sujeito de mudanças
Contexto educacional
School supervisor
Subject to change
Educational context
topic Supervisor escolar
Sujeito de mudanças
Contexto educacional
School supervisor
Subject to change
Educational context
description Busca-se no presente estudo apresentar um perfil da atuação do supervisor escolar, assim como apontar como este pode intervir significativamente para o desenvolvimento profissional do professor, no sentido melhorar suas condições de trabalho, incentivando sua inovação metodológica, propiciando uma relação de maior respeito e interação com os alunos, contribuindo para um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental do município de Jacundpa-Pa. Com relação aos objetivos destacam-se: escrever as contribuições essenciais do supervisor pedagógico diante de um novo conceito de educação e de formação docente considerando os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto. Avaliar a influência do supervisor no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de professores e alunos; Analisar o contributo da formação inicial na prática docente, apontando as maiores dificuldades dos professores na pratica pedagógica; Avaliar a relação entre o supervisor pedagógico os professores nas escolas municipais no município de Jacundá-Pa; Discutir o emprego das ferramentas utilizadas pelo supervisor escolar direcionadas a incentivar a autoconfiança e preparo para atuação profissional, em uma escola do município de Jacundá; ABSTRACT: Search in the present study provide a profile of the teaching role of the supervisor, as well as point out how this can interfere significantly to teacher professional development in order to improve their working conditions, encouraging their methodological innovation, providing a ratio of greater respect and interaction with students, contributing to an improvement of the teaching-learning process of elementary school teachers in the municipality of Jocund-pa. With respect to the objectives are: to write the essential contributions of the supervisor before teaching a new concept of education and teacher training considering the historical, social, economic, political and cultural context. To evaluate the influence of the supervisor in the process of teaching and learning in the perspective of teachers and students, analyze the contribution of initial training in teaching practice, pointing out the major difficulties of teachers in educational practice, evaluate the relationship between the supervisor teachers teaching in schools municipalities in the city of Pa-Jacundá; Discuss the use of teaching tools used by the supervisor directed at encouraging self confidence and preparation for professional practice in a school in the municipality of achieved.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T10:54:22Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15340
http://hdl.handle.net/10174/15340
url http://hdl.handle.net/10174/15340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563106414592