Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15340 |
Resumo: | Busca-se no presente estudo apresentar um perfil da atuação do supervisor escolar, assim como apontar como este pode intervir significativamente para o desenvolvimento profissional do professor, no sentido melhorar suas condições de trabalho, incentivando sua inovação metodológica, propiciando uma relação de maior respeito e interação com os alunos, contribuindo para um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental do município de Jacundpa-Pa. Com relação aos objetivos destacam-se: escrever as contribuições essenciais do supervisor pedagógico diante de um novo conceito de educação e de formação docente considerando os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto. Avaliar a influência do supervisor no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de professores e alunos; Analisar o contributo da formação inicial na prática docente, apontando as maiores dificuldades dos professores na pratica pedagógica; Avaliar a relação entre o supervisor pedagógico os professores nas escolas municipais no município de Jacundá-Pa; Discutir o emprego das ferramentas utilizadas pelo supervisor escolar direcionadas a incentivar a autoconfiança e preparo para atuação profissional, em uma escola do município de Jacundá; ABSTRACT: Search in the present study provide a profile of the teaching role of the supervisor, as well as point out how this can interfere significantly to teacher professional development in order to improve their working conditions, encouraging their methodological innovation, providing a ratio of greater respect and interaction with students, contributing to an improvement of the teaching-learning process of elementary school teachers in the municipality of Jocund-pa. With respect to the objectives are: to write the essential contributions of the supervisor before teaching a new concept of education and teacher training considering the historical, social, economic, political and cultural context. To evaluate the influence of the supervisor in the process of teaching and learning in the perspective of teachers and students, analyze the contribution of initial training in teaching practice, pointing out the major difficulties of teachers in educational practice, evaluate the relationship between the supervisor teachers teaching in schools municipalities in the city of Pa-Jacundá; Discuss the use of teaching tools used by the supervisor directed at encouraging self confidence and preparation for professional practice in a school in the municipality of achieved. |
id |
RCAP_f4c721ae67fad0eb29549801f53bc32b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacionalSupervisor escolarSujeito de mudançasContexto educacionalSchool supervisorSubject to changeEducational contextBusca-se no presente estudo apresentar um perfil da atuação do supervisor escolar, assim como apontar como este pode intervir significativamente para o desenvolvimento profissional do professor, no sentido melhorar suas condições de trabalho, incentivando sua inovação metodológica, propiciando uma relação de maior respeito e interação com os alunos, contribuindo para um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental do município de Jacundpa-Pa. Com relação aos objetivos destacam-se: escrever as contribuições essenciais do supervisor pedagógico diante de um novo conceito de educação e de formação docente considerando os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto. Avaliar a influência do supervisor no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de professores e alunos; Analisar o contributo da formação inicial na prática docente, apontando as maiores dificuldades dos professores na pratica pedagógica; Avaliar a relação entre o supervisor pedagógico os professores nas escolas municipais no município de Jacundá-Pa; Discutir o emprego das ferramentas utilizadas pelo supervisor escolar direcionadas a incentivar a autoconfiança e preparo para atuação profissional, em uma escola do município de Jacundá; ABSTRACT: Search in the present study provide a profile of the teaching role of the supervisor, as well as point out how this can interfere significantly to teacher professional development in order to improve their working conditions, encouraging their methodological innovation, providing a ratio of greater respect and interaction with students, contributing to an improvement of the teaching-learning process of elementary school teachers in the municipality of Jocund-pa. With respect to the objectives are: to write the essential contributions of the supervisor before teaching a new concept of education and teacher training considering the historical, social, economic, political and cultural context. To evaluate the influence of the supervisor in the process of teaching and learning in the perspective of teachers and students, analyze the contribution of initial training in teaching practice, pointing out the major difficulties of teachers in educational practice, evaluate the relationship between the supervisor teachers teaching in schools municipalities in the city of Pa-Jacundá; Discuss the use of teaching tools used by the supervisor directed at encouraging self confidence and preparation for professional practice in a school in the municipality of achieved.Universidade de Évora2015-09-01T10:54:22Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15340http://hdl.handle.net/10174/15340porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Corrêa, Mara de Fátima Sabáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:55.065359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
title |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
spellingShingle |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional Corrêa, Mara de Fátima Sabá Supervisor escolar Sujeito de mudanças Contexto educacional School supervisor Subject to change Educational context |
title_short |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
title_full |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
title_fullStr |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
title_full_unstemmed |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
title_sort |
Supervisor escolar: sujeito agente no processo de mudança educacional |
author |
Corrêa, Mara de Fátima Sabá |
author_facet |
Corrêa, Mara de Fátima Sabá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Mara de Fátima Sabá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisor escolar Sujeito de mudanças Contexto educacional School supervisor Subject to change Educational context |
topic |
Supervisor escolar Sujeito de mudanças Contexto educacional School supervisor Subject to change Educational context |
description |
Busca-se no presente estudo apresentar um perfil da atuação do supervisor escolar, assim como apontar como este pode intervir significativamente para o desenvolvimento profissional do professor, no sentido melhorar suas condições de trabalho, incentivando sua inovação metodológica, propiciando uma relação de maior respeito e interação com os alunos, contribuindo para um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental do município de Jacundpa-Pa. Com relação aos objetivos destacam-se: escrever as contribuições essenciais do supervisor pedagógico diante de um novo conceito de educação e de formação docente considerando os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto. Avaliar a influência do supervisor no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de professores e alunos; Analisar o contributo da formação inicial na prática docente, apontando as maiores dificuldades dos professores na pratica pedagógica; Avaliar a relação entre o supervisor pedagógico os professores nas escolas municipais no município de Jacundá-Pa; Discutir o emprego das ferramentas utilizadas pelo supervisor escolar direcionadas a incentivar a autoconfiança e preparo para atuação profissional, em uma escola do município de Jacundá; ABSTRACT: Search in the present study provide a profile of the teaching role of the supervisor, as well as point out how this can interfere significantly to teacher professional development in order to improve their working conditions, encouraging their methodological innovation, providing a ratio of greater respect and interaction with students, contributing to an improvement of the teaching-learning process of elementary school teachers in the municipality of Jocund-pa. With respect to the objectives are: to write the essential contributions of the supervisor before teaching a new concept of education and teacher training considering the historical, social, economic, political and cultural context. To evaluate the influence of the supervisor in the process of teaching and learning in the perspective of teachers and students, analyze the contribution of initial training in teaching practice, pointing out the major difficulties of teachers in educational practice, evaluate the relationship between the supervisor teachers teaching in schools municipalities in the city of Pa-Jacundá; Discuss the use of teaching tools used by the supervisor directed at encouraging self confidence and preparation for professional practice in a school in the municipality of achieved. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T10:54:22Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15340 http://hdl.handle.net/10174/15340 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563106414592 |