Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Justino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46759
Resumo: A representação da educação envolve uma noção sistémica e os intelectuais podem funcionar como sistema. Eles configuram e demarcam o campo educacional. O intelectual constitui um conceito que pode ser trabalhado enquanto categoria epistémica com educabilidade e historicidade. Os Intelectuais cedo percepcionam o que está ‘de novo’ em crise e o que deverá permanecer. Entre estes emergem os Escolares; combinando as dimensões de intelectualidade e educabilidade, são intelectuais envolvidos institucionalmente e que estabelecem o cruzamento entre educação e sociedade, são instituintes. Reconhecidos como mestres, são, em regra, autores de textos doutrinários e livros escolares; têm especial relevância na constituição do cânone escolar, literário, científico, artístico. Nada do que é humano lhes é indiferente; sabem fazer uso do poder simbólico e material que o institucional e o normativo lhes conferem. Será sobre os Escolares que procurarei desenvolver o meu texto. Tomarei como referência fundamental os intelectuais portugueses e a história da educação em Portugal.
id RCAP_f4eb398bfa05ba85ac6bfd9c080d05cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolarScholars and the educational institution: canon and school cultureLes Scoliers et l’établissement d'enseignement: canon et culture scolaireHistória da educaçãoCânoneIntelectuaisEducabilidadeEscolaresHistory of educationCanonIntellectualsEducabilityHistoire de l'éducationScholarsCanonLes intellectuelsÉducabilitéScoliersA representação da educação envolve uma noção sistémica e os intelectuais podem funcionar como sistema. Eles configuram e demarcam o campo educacional. O intelectual constitui um conceito que pode ser trabalhado enquanto categoria epistémica com educabilidade e historicidade. Os Intelectuais cedo percepcionam o que está ‘de novo’ em crise e o que deverá permanecer. Entre estes emergem os Escolares; combinando as dimensões de intelectualidade e educabilidade, são intelectuais envolvidos institucionalmente e que estabelecem o cruzamento entre educação e sociedade, são instituintes. Reconhecidos como mestres, são, em regra, autores de textos doutrinários e livros escolares; têm especial relevância na constituição do cânone escolar, literário, científico, artístico. Nada do que é humano lhes é indiferente; sabem fazer uso do poder simbólico e material que o institucional e o normativo lhes conferem. Será sobre os Escolares que procurarei desenvolver o meu texto. Tomarei como referência fundamental os intelectuais portugueses e a história da educação em Portugal.The representation of education involves a systemic notion and intellectuals can function as a system. They shape and demarcate the educational field. The intellectual is a concept that can be worked as an epistemic category with educability and historicity. Intellectuals who soon perceive what is ‘new’ in crisis and what should remain. Among these emerge the Scholars. Combining the dimensions of intellectuality and educability, they are intellectuals involved institutionally and who establish the intersection between education and society, are instituting. Recognized as masters, they are, as a rule, authors of doctrinal texts and school books; have special relevance in the constitution of the school, literary, scientific and artistic canon. Nothing that is human is indifferent to them; they know how to make use of the symbolic and material power that institutional and normative power confer on them. It will be on the Scholastics that I will try to develop my text. I will take as fundamental reference the Portuguese intellectuals and the history of education in Portugal.La représentation de l’éducation implique une notion systémique et les intellectuels peuvent fonctionner comme un système. Ils façonnent et délimitent le champ éducatif. L'intellectuel est un concept qui peut être travaillé comme une catégorie épistémique avec éducabilité et historicité. Les intellectuels qui perçoivent bientôt ce qui est ‘nouveau’ en crise et ce qui devrait rester. Parmi ceux-ci émergent les érudits. Combinant les dimensions de l'intellectualité et de l'éducabilité, les Scoliers sont des intellectuels impliqués institutionnellement et qui établissent le point de rencontre entre l'éducation et la société. Ils sont reconnus comme maîtres et sont généralement des auteurs de textes doctrinaux et de manuels scolaires; revêtent une importance particulière dans la constitution du canon scolaire, littéraire, scientifique et artistique. Rien de ce qui est humain ne leur est indifférent. Ils savent utiliser le pouvoir symbolique et matériel que leur confère le pouvoir institutionnel et normatif. Ce sera sur les scolastiques que je vais essayer de développer mon texte. Je prendrai comme référence fondamentale les intellectuels portugais et l’histoire de l’éducation au Portugal.Universidade Federal de UberlândiaRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2021-03-10T11:18:56Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46759porMagalhães, J. (2019). Os Escolares e a instituição educativa: Cânone e cultura escolar. Educação e Filosofia, 33(67), 83-108. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47899https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-478991982-596Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:48:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:40.871188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
Scholars and the educational institution: canon and school culture
Les Scoliers et l’établissement d'enseignement: canon et culture scolaire
title Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
spellingShingle Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
Magalhães, Justino
História da educação
Cânone
Intelectuais
Educabilidade
Escolares
History of education
Canon
Intellectuals
Educability
Histoire de l'éducation
Scholars
Canon
Les intellectuels
Éducabilité
Scoliers
title_short Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
title_full Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
title_fullStr Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
title_full_unstemmed Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
title_sort Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar
author Magalhães, Justino
author_facet Magalhães, Justino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Justino
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Cânone
Intelectuais
Educabilidade
Escolares
History of education
Canon
Intellectuals
Educability
Histoire de l'éducation
Scholars
Canon
Les intellectuels
Éducabilité
Scoliers
topic História da educação
Cânone
Intelectuais
Educabilidade
Escolares
History of education
Canon
Intellectuals
Educability
Histoire de l'éducation
Scholars
Canon
Les intellectuels
Éducabilité
Scoliers
description A representação da educação envolve uma noção sistémica e os intelectuais podem funcionar como sistema. Eles configuram e demarcam o campo educacional. O intelectual constitui um conceito que pode ser trabalhado enquanto categoria epistémica com educabilidade e historicidade. Os Intelectuais cedo percepcionam o que está ‘de novo’ em crise e o que deverá permanecer. Entre estes emergem os Escolares; combinando as dimensões de intelectualidade e educabilidade, são intelectuais envolvidos institucionalmente e que estabelecem o cruzamento entre educação e sociedade, são instituintes. Reconhecidos como mestres, são, em regra, autores de textos doutrinários e livros escolares; têm especial relevância na constituição do cânone escolar, literário, científico, artístico. Nada do que é humano lhes é indiferente; sabem fazer uso do poder simbólico e material que o institucional e o normativo lhes conferem. Será sobre os Escolares que procurarei desenvolver o meu texto. Tomarei como referência fundamental os intelectuais portugueses e a história da educação em Portugal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2021-03-10T11:18:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46759
url http://hdl.handle.net/10451/46759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, J. (2019). Os Escolares e a instituição educativa: Cânone e cultura escolar. Educação e Filosofia, 33(67), 83-108. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47899
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47899
1982-596X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134532562059264