Sistema de identificação da cor para indivíduos daltónicos: aplicação aos produtos de vestuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/9191 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
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Sistema de identificação da cor para indivíduos daltónicos: aplicação aos produtos de vestuário677.027.8Dissertação de mestrado em Design e MarketingOs indivíduos afectados por daltonismo apresentam incapacidade de identificação das cores. A selecção de produtos de vestuário, em que a cor é particularmente importante na imagem global da indumentária, torna-se um problema, requerendo que o indivíduo recorra a ajuda de terceiros (familiares, amigos ou, em último caso, ao pessoal de venda nas lojas) para a escolha e combinação das peças. Esta incapacidade cria dificuldades acrescidas a quem viva só ou que, por personalidade, não aceite bem situações de dependência. Contudo, a contrapartida à opção pela dependência em relação às opiniões/sugestões de terceiros é a insegurança quanto ao aspecto final conferido pelo vestuário, que pode comprometer a aceitação do indivíduo em ambientes de interacção social e/ou profissional. Embora o daltonismo não seja considerado uma deficiência física, uma vez que o indivíduo por ele afectado apenas se confronta com limitações ao nível da percepção visual da cor, o facto é que pode reduzir significativamente o seu bem-estar psicológico e até mesmo social. No entanto, esta situação não é incontornável. Através do recurso a códigos monocromáticos é possível que os daltónicos tenham acesso à identificação da cor das peças de vestuário e a sugestões de combinações cromáticas, que cada peça pode admitir no contexto das propostas de cores da estação, estendendo-se esta possibilidade a quaisquer outros tipos de produtos em que a identificação correcta da cor seja factor determinante na opção de compra. Os códigos podem ser incluídos em etiquetas e/ou na própria estrutura das peças ou comunicados em vários tipos de suporte. O benefício para este grupo de consumidores de um código de cores é evidente, tanto mais que a sua deficiência não é visível e não é assumida publicamente, pela grande maioria. A inclusão de um código cromático nas peças de vestuário permite aos daltónicos uma maior independência na selecção do seu vestuário, uma melhor integração na sociedade e a minimização do sentimento de perda/deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e auto-confiança.The individuals affected by daltonism present incapacity to identify colours. For them, to choose clothing products, in which the colour is particularly important to the global image, becomes a problem, requiring the individual to demand for assistance from third parties (family, friends or, in ultimate case, to the shop sellers) in order to choose and combine the clothing items. This incapacity creates extra difficulties in people who live alone or who, by personality, do not accept situations of dependency. However, if they don’t accept or don’t have help of others, the result can be a sense of insecurity about their image. Since daltonics are handicapped only at the colour perception level, this limitation is not considered as deficiency in general. But, in fact, it reduces the psychological and social well-being of who ever caries the deficiency. The present project proposes a monochromatic code that “translate” colours through monochromatic combination of symbols. The code can be placed in labels or even in the structure of apparel items and can be used not only to communicate the items’ colours but also to give suggestions about the possible combinations among the collection items. The use of the code is not limited and can be useful to inform daltonic individuals about the colours of a large number of products from decoration items to cars or even flowers… The code can be used in a large number of supports and since it is monochromatic it is not expensive to print it in labels, cards or other communication materials The colour code brings evident benefits for this group of consumers and it can be more important than non daltonic people can think because this deficiency is not a visible one (by looking to a costumer is not possible to know if he is or not a daltonic) and most of the individuals that carry the deficiency don’t assume it socially. The use of a chromatic code on clothing items will allow this group to enjoy a greater independency on the selection of their own wardrobe and a better integration on the society; the code can, by consequence, minimize the feel of loss most daltonics carry and increase their wellbeing and self-confidence.Guedes, Maria da GraçaUniversidade do MinhoSantos, José Miguel de Fonseca Neiva2008-10-172008-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/9191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-23T01:18:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:40.709343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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