Estudo piloto de um programa de reabilita??o cognitivo grupal e o seu impacto no funcionamento cognitivo e n?o-cognitivo de idosos sob resposta social
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/739 |
Resumo: | Objetivo: Com esta investiga??o pretendemos averiguar o impacto de um Programa de Reabilita??o Cognitiva Grupal (PRCG) elaborado de raiz tamb?m para analfabetos, no funcionamento cognitivo e n?o-cognitivo de idosos sob resposta social. M?todo: Atrav?s de uma amostra composta por 12 idosos (3 homens e 9 mulheres), com idades compreendidas entre 68 e 89 anos, foi realizado um estudo piloto experimental com base em exerc?cios pr?ticos de forma a capacitar os idosos de estrat?gias compensat?rias e por sua vez melhorar as suas capacidades cognitivas e os seus estados emocionais. O estudo teve por base dois grupos, reabilitado e n?o reabilitado (n = 6 cada), avaliados pr? e p?s PRCG. Todos os idosos foram submetidos a duas aplica??es da bateria de testes neuropsicol?gicos, que era constitu?da pela Mini-Mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), o Geriatric Anxiety Inventory (GAI), o Geriatric Depression Scale (GDS) e a Escala da Solid?o UCLA. A interven??o cognitiva consistiu em dez sess?es grupais bi-semanais de 60 minutos cada. Resultados: A compara??o pr? e p?s PRCG, revelou diferen?as estatisticamente significativas tanto a n?vel cognitivo (MoCA), como a n?vel executivo (FAB) e emocional (UCLA). Conclus?o: Conclu?mos que o PRCG ? eficaz e tem uma relevante implica??o cognitiva, uma vez que atrav?s da sua aplica??o ? poss?vel estabilizar ou mesmo recuperar as capacidades cognitivas e executivas, bem como reduzir os sentimentos de solid?o. || Objective: With this research we intended to investigate the impact of a Group Cognitive Rehabilitation Program (GCRP) developed also for illiterate people, upon the cognitive and not cognitive functioning of institutionalized elderly. Method: Using a sample of 12 elderly (3 men and 9 women), aged between 68 and 89 years, we conducted a pilot study based on preliminary exercises in order to empower the elderly with compensatory strategies and in turn, to improve their cognitive abilities and their emotional states. The study was based on two groups, a rehabilitated and a non-rehabilitated (n = 6 each), and a pre and post assessment. All elderly were assessed twice with a neuropsychological battery including the Mini Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), the Geriatric Anxiety Inventory (GAI), the Geriatric Depression Scale (GDS) and the Loneliness Scale (UCLA). The cognitive intervention consisted of ten group sessions of 60 minutes each. Results: The comparison before and after GCRP, revealed statistically significant differences both at the cognitive (MoCA), executive (FAB), and emotional levels (UCLA). Conclusion: We conclude that the GCRP is effective and has a significant cognitive impact, since through its application it is possible to stabilize or even recover cognitive and executive abilities, as well as the feelings of loneliness. |
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Estudo piloto de um programa de reabilita??o cognitivo grupal e o seu impacto no funcionamento cognitivo e n?o-cognitivo de idosos sob resposta socialEnvelhecimento - AgingImpedimento cognitivo - Cognitive impairmentReabilita??o cognitiva em grupo - Group Cognitive RehabilitationAvalia??o neuropsicol?gica - Neuropsychological assessmentInstitucionaliza??o - InstitutionalizationDepress?o - DepressionAnsiedade - AnxietySolid?o - LonelinessObjetivo: Com esta investiga??o pretendemos averiguar o impacto de um Programa de Reabilita??o Cognitiva Grupal (PRCG) elaborado de raiz tamb?m para analfabetos, no funcionamento cognitivo e n?o-cognitivo de idosos sob resposta social. M?todo: Atrav?s de uma amostra composta por 12 idosos (3 homens e 9 mulheres), com idades compreendidas entre 68 e 89 anos, foi realizado um estudo piloto experimental com base em exerc?cios pr?ticos de forma a capacitar os idosos de estrat?gias compensat?rias e por sua vez melhorar as suas capacidades cognitivas e os seus estados emocionais. O estudo teve por base dois grupos, reabilitado e n?o reabilitado (n = 6 cada), avaliados pr? e p?s PRCG. Todos os idosos foram submetidos a duas aplica??es da bateria de testes neuropsicol?gicos, que era constitu?da pela Mini-Mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), o Geriatric Anxiety Inventory (GAI), o Geriatric Depression Scale (GDS) e a Escala da Solid?o UCLA. A interven??o cognitiva consistiu em dez sess?es grupais bi-semanais de 60 minutos cada. Resultados: A compara??o pr? e p?s PRCG, revelou diferen?as estatisticamente significativas tanto a n?vel cognitivo (MoCA), como a n?vel executivo (FAB) e emocional (UCLA). Conclus?o: Conclu?mos que o PRCG ? eficaz e tem uma relevante implica??o cognitiva, uma vez que atrav?s da sua aplica??o ? poss?vel estabilizar ou mesmo recuperar as capacidades cognitivas e executivas, bem como reduzir os sentimentos de solid?o. || Objective: With this research we intended to investigate the impact of a Group Cognitive Rehabilitation Program (GCRP) developed also for illiterate people, upon the cognitive and not cognitive functioning of institutionalized elderly. Method: Using a sample of 12 elderly (3 men and 9 women), aged between 68 and 89 years, we conducted a pilot study based on preliminary exercises in order to empower the elderly with compensatory strategies and in turn, to improve their cognitive abilities and their emotional states. The study was based on two groups, a rehabilitated and a non-rehabilitated (n = 6 each), and a pre and post assessment. All elderly were assessed twice with a neuropsychological battery including the Mini Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), the Geriatric Anxiety Inventory (GAI), the Geriatric Depression Scale (GDS) and the Loneliness Scale (UCLA). The cognitive intervention consisted of ten group sessions of 60 minutes each. Results: The comparison before and after GCRP, revealed statistically significant differences both at the cognitive (MoCA), executive (FAB), and emotional levels (UCLA). Conclusion: We conclude that the GCRP is effective and has a significant cognitive impact, since through its application it is possible to stabilize or even recover cognitive and executive abilities, as well as the feelings of loneliness.Instituto Superior Miguel Torga2017-12-18T18:26:54Z2012-10-19T00:00:00Z2012-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/739porAlves, V?tor Hugo SilvaEspirito-Santo, Helena (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:35ZPortal AgregadorONG |
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Objetivo: Com esta investiga??o pretendemos averiguar o impacto de um Programa de Reabilita??o Cognitiva Grupal (PRCG) elaborado de raiz tamb?m para analfabetos, no funcionamento cognitivo e n?o-cognitivo de idosos sob resposta social. M?todo: Atrav?s de uma amostra composta por 12 idosos (3 homens e 9 mulheres), com idades compreendidas entre 68 e 89 anos, foi realizado um estudo piloto experimental com base em exerc?cios pr?ticos de forma a capacitar os idosos de estrat?gias compensat?rias e por sua vez melhorar as suas capacidades cognitivas e os seus estados emocionais. O estudo teve por base dois grupos, reabilitado e n?o reabilitado (n = 6 cada), avaliados pr? e p?s PRCG. Todos os idosos foram submetidos a duas aplica??es da bateria de testes neuropsicol?gicos, que era constitu?da pela Mini-Mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), a Frontal Assessment Battery (FAB), o Geriatric Anxiety Inventory (GAI), o Geriatric Depression Scale (GDS) e a Escala da Solid?o UCLA. A interven??o cognitiva consistiu em dez sess?es grupais bi-semanais de 60 minutos cada. Resultados: A compara??o pr? e p?s PRCG, revelou diferen?as estatisticamente significativas tanto a n?vel cognitivo (MoCA), como a n?vel executivo (FAB) e emocional (UCLA). Conclus?o: Conclu?mos que o PRCG ? eficaz e tem uma relevante implica??o cognitiva, uma vez que atrav?s da sua aplica??o ? poss?vel estabilizar ou mesmo recuperar as capacidades cognitivas e executivas, bem como reduzir os sentimentos de solid?o. || Objective: With this research we intended to investigate the impact of a Group Cognitive Rehabilitation Program (GCRP) developed also for illiterate people, upon the cognitive and not cognitive functioning of institutionalized elderly. Method: Using a sample of 12 elderly (3 men and 9 women), aged between 68 and 89 years, we conducted a pilot study based on preliminary exercises in order to empower the elderly with compensatory strategies and in turn, to improve their cognitive abilities and their emotional states. The study was based on two groups, a rehabilitated and a non-rehabilitated (n = 6 each), and a pre and post assessment. All elderly were assessed twice with a neuropsychological battery including the Mini Mental State Examination (MMSE), the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), the Frontal Assessment Battery (FAB), the Geriatric Anxiety Inventory (GAI), the Geriatric Depression Scale (GDS) and the Loneliness Scale (UCLA). The cognitive intervention consisted of ten group sessions of 60 minutes each. Results: The comparison before and after GCRP, revealed statistically significant differences both at the cognitive (MoCA), executive (FAB), and emotional levels (UCLA). Conclusion: We conclude that the GCRP is effective and has a significant cognitive impact, since through its application it is possible to stabilize or even recover cognitive and executive abilities, as well as the feelings of loneliness. |
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