Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.21814/rpe.13973 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.13973 |
Resumo: | Bullying é uma palavra inglesa que foi adotada em diversos países para se referir à intimidação. Brigas, ofensas, comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão são tipos de violência geralmente associados à infância. Estudos indicam que brincadeiras de mau gosto podem gerar conseqüências sérias como baixa auto-estima, novas fontes de violência e, inclusive, casos de suicídio. Este estudo vem sendo desenvolvido desde julho de 2007 em quatro escolas públicas da cidade de Porto Alegre – RS, totalizando 192 alunos participantes. Através de questionário e grupos focais observou-se que mais de 70% dos alunos percebem a existência de preconceitos no ambiente escolar e quase 40% consideram regular/ruim/ péssimo as relações na escola, refletindo o mal-estar do estudante em relação à escola. Essa dinâmica vem levando cada vez mais jovens ao isolamento e a exclusão. Palavras-chave: Bullying; Violência; Escolas públicas |
id |
RCAP_f4fa055073417ba4eea819d1f36f5738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, BrazilArtigosBullying é uma palavra inglesa que foi adotada em diversos países para se referir à intimidação. Brigas, ofensas, comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão são tipos de violência geralmente associados à infância. Estudos indicam que brincadeiras de mau gosto podem gerar conseqüências sérias como baixa auto-estima, novas fontes de violência e, inclusive, casos de suicídio. Este estudo vem sendo desenvolvido desde julho de 2007 em quatro escolas públicas da cidade de Porto Alegre – RS, totalizando 192 alunos participantes. Através de questionário e grupos focais observou-se que mais de 70% dos alunos percebem a existência de preconceitos no ambiente escolar e quase 40% consideram regular/ruim/ péssimo as relações na escola, refletindo o mal-estar do estudante em relação à escola. Essa dinâmica vem levando cada vez mais jovens ao isolamento e a exclusão. Palavras-chave: Bullying; Violência; Escolas públicas Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13973por2183-04520871-9187Grossi, Patrícia KriegerSantos, Andréia Mendes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:04:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:04:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
title |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
spellingShingle |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil Grossi, Patrícia Krieger Artigos Grossi, Patrícia Krieger Artigos |
title_short |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
title_full |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
title_fullStr |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
title_full_unstemmed |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
title_sort |
Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil |
author |
Grossi, Patrícia Krieger |
author_facet |
Grossi, Patrícia Krieger Grossi, Patrícia Krieger Santos, Andréia Mendes dos Santos, Andréia Mendes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Andréia Mendes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Patrícia Krieger Santos, Andréia Mendes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Bullying é uma palavra inglesa que foi adotada em diversos países para se referir à intimidação. Brigas, ofensas, comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão são tipos de violência geralmente associados à infância. Estudos indicam que brincadeiras de mau gosto podem gerar conseqüências sérias como baixa auto-estima, novas fontes de violência e, inclusive, casos de suicídio. Este estudo vem sendo desenvolvido desde julho de 2007 em quatro escolas públicas da cidade de Porto Alegre – RS, totalizando 192 alunos participantes. Através de questionário e grupos focais observou-se que mais de 70% dos alunos percebem a existência de preconceitos no ambiente escolar e quase 40% consideram regular/ruim/ péssimo as relações na escola, refletindo o mal-estar do estudante em relação à escola. Essa dinâmica vem levando cada vez mais jovens ao isolamento e a exclusão. Palavras-chave: Bullying; Violência; Escolas públicas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.13973 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.13973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181892196139008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21814/rpe.13973 |