O agir profissional do assistente social : um estudo de caso sobre a prática profissional do assistente social no Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Graça Correia da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8929
Resumo: O presente trabalho de investigação intitulado, O agir Profissional do Assistente Social: um estudo de caso sobre a Prática Profissional do Assistente Social no Centro de Actividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga, tem como objectivo desvelar a realidade da prática do Serviço Social no Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM de Braga e possibilitar uma compreensão aprofundada sobre o processo de intervenção dos Assistentes Sociais no âmbito da Deficiência Mental. Para a realização desta pesquisa procedemos “à priori” a um aprofundamento teórico e conceptual sobre a Deficiência Mental, a Política Social em geral, e na área da Deficiência Mental em particular, enfatizando a Resposta Social, o Centro de Actividades Ocupacionais, de forma a oportunizar a compreensão do universo em estudo. Por conseguinte, recorremos aos contributos de estudiosos do Serviço Social que discutem o cariz interventivo da profissão, bem como, as dimensões teórica, metodológica, ética, e educativa, investigativa, interactiva que fundamentam a prática do Assistente Social no contexto institucional. Com base no objectivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza compreensiva, nomeadamente, através do estudo de caso, aplicando a entrevista semiestruturada a um grupo focal de quatro Assistentes Sociais, consequentemente procedemos à sua transcrição e análise de conteúdo, elencando as quatro categorias no quarto capítulo. Como resultado da nossa investigação constatamos que o Serviço Social se efectiva como sendo uma profissão de intervenção, legitimando-se como um elemento de suporte e aconselhamento, mobilizador, mediador, facilitador e capacitador entre os clientes/famílias e os serviços, constituindo-se assim uma profissão das relações. Constatamos, ainda, que o Assistente Social recorre a métodos e técnicas cientificamente apreendidos no seio académico e às estratégias inovadoras e criativas para decifrar e superar uma sociedade em constante mutação. Verificamos, também, que a prática destas Assistentes Sociais é fortalecida e enriquecida devido à existência de uma prática pluri e interdisciplinar. Além disso, os resultados mostram que existem alguns limites e condições institucionais que fragilizam a autonomia do Assistente Social que advêm da própria organização institucional e da conjuntura actual. Outro aspecto conclusivo é que as entrevistadas não conseguem apresentar com clareza a(s) teoria(s) que a sustenta(m) a sua prática, o que reforça a relação dicotómica entre a teoria e prática instaurada no seio profissional desde os seus primórdios. Concluímos que o Assistente Social depara-se perante um desafio permanente na sua prática profissional.
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Para a realização desta pesquisa procedemos “à priori” a um aprofundamento teórico e conceptual sobre a Deficiência Mental, a Política Social em geral, e na área da Deficiência Mental em particular, enfatizando a Resposta Social, o Centro de Actividades Ocupacionais, de forma a oportunizar a compreensão do universo em estudo. Por conseguinte, recorremos aos contributos de estudiosos do Serviço Social que discutem o cariz interventivo da profissão, bem como, as dimensões teórica, metodológica, ética, e educativa, investigativa, interactiva que fundamentam a prática do Assistente Social no contexto institucional. Com base no objectivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza compreensiva, nomeadamente, através do estudo de caso, aplicando a entrevista semiestruturada a um grupo focal de quatro Assistentes Sociais, consequentemente procedemos à sua transcrição e análise de conteúdo, elencando as quatro categorias no quarto capítulo. Como resultado da nossa investigação constatamos que o Serviço Social se efectiva como sendo uma profissão de intervenção, legitimando-se como um elemento de suporte e aconselhamento, mobilizador, mediador, facilitador e capacitador entre os clientes/famílias e os serviços, constituindo-se assim uma profissão das relações. Constatamos, ainda, que o Assistente Social recorre a métodos e técnicas cientificamente apreendidos no seio académico e às estratégias inovadoras e criativas para decifrar e superar uma sociedade em constante mutação. Verificamos, também, que a prática destas Assistentes Sociais é fortalecida e enriquecida devido à existência de uma prática pluri e interdisciplinar. Além disso, os resultados mostram que existem alguns limites e condições institucionais que fragilizam a autonomia do Assistente Social que advêm da própria organização institucional e da conjuntura actual. Outro aspecto conclusivo é que as entrevistadas não conseguem apresentar com clareza a(s) teoria(s) que a sustenta(m) a sua prática, o que reforça a relação dicotómica entre a teoria e prática instaurada no seio profissional desde os seus primórdios. Concluímos que o Assistente Social depara-se perante um desafio permanente na sua prática profissional.This research paper titled, Acting Professional Social Worker: a case study on the Professional Practice of Social Work at the Center for Occupational Activities of the Portuguese Association of Parents and Friends of Mentally Retarded Citizens (APPACDM) Braga, aims reveal the reality of the practice of social work at the Center for Occupational Activities of APPACDM Braga and enable a deeper understanding of the intervention process of Social Workers under the Mental Deficiency. For this research we proceed "a priori" to a deeper theoretical and conceptual Mental Disability, Social Policy in general, and in the Mental Disability field in particular, emphasizing the Social Response, the Center for Occupational Activities, in order to create opportunities to understand the universe of this study. Therefore, we search for contributions of scholars of Social Services to discuss the interventionist nature of this profession, as well as, the dimensions of theoretical, methodological, ethical, and educational, investigative, interactive underlying the practice of Social Work in the institutional context. Based on the objective, we develop an understanding nature of qualitative research, in particular, through the case study, applying the semi-structured interview to a focus group of four social workers, and finally proceed to its transcription and content analysis, listing the four categories in the fourth chapter As a result of our investigation we found that Social Work is a profession as being effective intervention, that is legitimate in society as an element of support and advice, mobilizer, mediator, facilitator and enabler between clients/families and services, constituting thus a trade relations. We note also that the Social Worker uses scientific methods and a technique learned in the academic context and, also, uses creative and innovative strategies to decipher and overcome an ever-changing society. We also verified that the practice of these Social Workers is strengthened and enriched by the existence of a multi and interdisciplinary practice. In addition, the results show that there are some limits and institutional conditions that weaken the autonomy of the Social Worker that come with their own institutional arrangements and current situation. Another aspect is conclusive that the respondents fail to present clearly the (s) theory (s) that supports (m) the practice, which reinforces the dichotomous relationship between theory and practice established within professional since its inception. We conclude that the social worker is faced with a challenge in their ongoing professional practice.Palha, António PachecoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Maria da Graça Correia da2012-08-13T13:09:57Z2012-04-2020122012-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:04.788184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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