O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23028 |
Resumo: | O crescimento exponencial da Web 2.0 contribuiu de forma significativa para o aumento do número da oferta de tecnologias e/ou serviços como, por exemplo, as redes sociais que são atualmente utilizadas por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, pelas mudanças que continuadamente assistimos nos demais palcos sociais e tecnológicos, verifica-se que estas tecnologias podem e devem ser utilizadas de uma forma mais controlada e com base num conjunto de princípios baseados no respeito pelos indivíduos, na liberdade de expressão e escolha e, claro, na ética. Assim, no presente estudo, pretende-se realizar uma revisão sistemática da literatura que permita responder de forma clara à seguinte questão de investigação: Que pedagogias podem ser adotadas para reduzir a prática do Cyberbullying entre os adolescentes? Os resultados sugerem a necessidade de um maior investimento na formação docente, dotando-os de estratégias de avaliação e intervenção na prevenção do Cyberbullying. |
id |
RCAP_f505dbb7f729ff396e5aa1f510076c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23028 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos?Cyberbullying on Social Networks: everyone's problem?CyberbullyingEducaçãoPedagogiaRedes SociaisTecnologiasO crescimento exponencial da Web 2.0 contribuiu de forma significativa para o aumento do número da oferta de tecnologias e/ou serviços como, por exemplo, as redes sociais que são atualmente utilizadas por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, pelas mudanças que continuadamente assistimos nos demais palcos sociais e tecnológicos, verifica-se que estas tecnologias podem e devem ser utilizadas de uma forma mais controlada e com base num conjunto de princípios baseados no respeito pelos indivíduos, na liberdade de expressão e escolha e, claro, na ética. Assim, no presente estudo, pretende-se realizar uma revisão sistemática da literatura que permita responder de forma clara à seguinte questão de investigação: Que pedagogias podem ser adotadas para reduzir a prática do Cyberbullying entre os adolescentes? Os resultados sugerem a necessidade de um maior investimento na formação docente, dotando-os de estratégias de avaliação e intervenção na prevenção do Cyberbullying.The exponential growth of Web 2.0 has contributed significantly to the increase in the number of technologies and/or services as, for example, social networks that are currently used by hundreds of millions of people around the world. However, due to the continuing changes we have seen on the other social and technological stages, these technologies can and must be used in a more controlled way and on the basis of a set of principles based on respect for individuals, freedom of expression and choice and, of course, ethics. Thus, in the present study, it is intended to perform a systematic review of the literature that allows a clear answer to the following research question: What pedagogies can be adopted to reduce the practice of Cyberbullying among adolescents? The results suggest the need for greater investment in teacher training, providing them with evaluation strategies and intervention in the prevention of Cyberbullying.Universidade Federal do Rio de JaneiroBiblioteca Digital do IPBSousa, Silvana FreitasGonçalves, Bruno F.2021-01-05T09:40:05Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23028porSousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Bruno (2021). O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 15:1, p. 175-1911983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-05T01:17:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-05T01:17:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? Cyberbullying on Social Networks: everyone's problem? |
title |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? |
spellingShingle |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? Sousa, Silvana Freitas Cyberbullying Educação Pedagogia Redes Sociais Tecnologias |
title_short |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? |
title_full |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? |
title_fullStr |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? |
title_full_unstemmed |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? |
title_sort |
O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? |
author |
Sousa, Silvana Freitas |
author_facet |
Sousa, Silvana Freitas Gonçalves, Bruno F. |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Bruno F. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Silvana Freitas Gonçalves, Bruno F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberbullying Educação Pedagogia Redes Sociais Tecnologias |
topic |
Cyberbullying Educação Pedagogia Redes Sociais Tecnologias |
description |
O crescimento exponencial da Web 2.0 contribuiu de forma significativa para o aumento do número da oferta de tecnologias e/ou serviços como, por exemplo, as redes sociais que são atualmente utilizadas por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, pelas mudanças que continuadamente assistimos nos demais palcos sociais e tecnológicos, verifica-se que estas tecnologias podem e devem ser utilizadas de uma forma mais controlada e com base num conjunto de princípios baseados no respeito pelos indivíduos, na liberdade de expressão e escolha e, claro, na ética. Assim, no presente estudo, pretende-se realizar uma revisão sistemática da literatura que permita responder de forma clara à seguinte questão de investigação: Que pedagogias podem ser adotadas para reduzir a prática do Cyberbullying entre os adolescentes? Os resultados sugerem a necessidade de um maior investimento na formação docente, dotando-os de estratégias de avaliação e intervenção na prevenção do Cyberbullying. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-05T09:40:05Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23028 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Bruno (2021). O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos? Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 15:1, p. 175-191 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543036940320768 |