Rotinas de controlo de gestão e disciplina na execução da estratégia : estudo de caso da Amorim Florestal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42363 |
Resumo: | Com o passar dos anos, o controlo de gestão tem assumido um papel cada vez mais importante nas organizações. Este é o responsável por garantir que os objetivos da organização são alcançados através de um conjunto integrado de ferramentas, metodologias e processos de gestão. Para garantir que os objetivos são alcançados, as organizações implementaram rotinas de controlo de gestão, com a finalidade de acompanhar de forma contínua o progresso dos objetivos definidos. Essas rotinas são geralmente lideradas pela função organizacional de controlo de gestão (controllers), os quais têm a responsabilidade de supervisionar e garantir a eficácia dessas atividades. A função de controller tem sido marcada por uma crescente sofisticação e abrangência das responsabilidades, principalmente em empresas de maior dimensão. Enquanto no passado o papel do controller era principalmente o de monitorizar as transações financeiras da empresa e produzir relatórios financeiros, atualmente, não é apenas isso o esperado da função. Esta passou a incluir outras atividades, tais como, planeamento e análise. Passou então a existir uma ligação muito mais próxima à estratégia, o que permitiu atuarem em estreita colaboração com os líderes da organização. O presente estudo, tendo por base os contributos disponíveis na literatura, pretende analisar de que forma a evolução do contexto organizacional pode impactar na função de controlo de gestão e as suas rotinas. Para essa análise, foi estudada a evolução do papel dos controllers que, consequentemente, tem vindo a exigir outro tipo de competências para o desempenho da função. De forma a analisar o caso num contexto real, foi estudada a empresa onde o autor trabalha, a Amorim Florestal, uma das empresas do grupo Corticeira Amorim. Para a análise foram realizadas entrevistas aos profissionais da área na empresa. A vii análise empírica efetuada permitiu concluir que a função de controlo de gestão assume um papel preponderante na organização, com modelo e rotinas muito bem definidas, que são identificadas como um dos principais fatores de sucesso do grupo. Identifica-se também uma evolução ao longo do tempo na função de controller, em que não se restringe exclusivamente ao reporte, mas sim a um conjunto de processos mais abrangente, com intervenção ao longo de todo o modelo de planeamento e controlo de gestão. |
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A função de controller tem sido marcada por uma crescente sofisticação e abrangência das responsabilidades, principalmente em empresas de maior dimensão. Enquanto no passado o papel do controller era principalmente o de monitorizar as transações financeiras da empresa e produzir relatórios financeiros, atualmente, não é apenas isso o esperado da função. Esta passou a incluir outras atividades, tais como, planeamento e análise. Passou então a existir uma ligação muito mais próxima à estratégia, o que permitiu atuarem em estreita colaboração com os líderes da organização. O presente estudo, tendo por base os contributos disponíveis na literatura, pretende analisar de que forma a evolução do contexto organizacional pode impactar na função de controlo de gestão e as suas rotinas. Para essa análise, foi estudada a evolução do papel dos controllers que, consequentemente, tem vindo a exigir outro tipo de competências para o desempenho da função. De forma a analisar o caso num contexto real, foi estudada a empresa onde o autor trabalha, a Amorim Florestal, uma das empresas do grupo Corticeira Amorim. Para a análise foram realizadas entrevistas aos profissionais da área na empresa. A vii análise empírica efetuada permitiu concluir que a função de controlo de gestão assume um papel preponderante na organização, com modelo e rotinas muito bem definidas, que são identificadas como um dos principais fatores de sucesso do grupo. Identifica-se também uma evolução ao longo do tempo na função de controller, em que não se restringe exclusivamente ao reporte, mas sim a um conjunto de processos mais abrangente, com intervenção ao longo de todo o modelo de planeamento e controlo de gestão.Over the years, management control has assumed an increasingly important role in organizations. It is responsible for ensuring that organisations objectives are achieved through an integrated set of management tools, methodologies and processes. To ensure that the objectives are achieved, organisations have implemented management control routines in order to continuously monitor the progress of the defined objectives. Such routines are usually led by the organizational function of management control (controllers) who have the responsibility of supervising and ensuring the effectiveness of these activities. The role of controller has been marked by a growing sophistication and broader scope of responsibilities, especially in larger companies. While in the past the controller’s role was primarily to monitor the company's financial transactions and produce financial reports, today it is not only this that is expected of the function. Now it includes other activities, such as planning and analysis. There is a much closer connection to the strategy, which allowed the controller to act in close collaboration with the leaders of the organisation. The present study, based on the contributions available in the literature, aims to analyze how the evolution of the organizational context can impact on the management control function and its routines. For this analysis, we studied the evolution of the role of controllers that, consequently, has been requiring another type of skills for function performance. In order to analyze the case in a real context, the company where the author works, Amorim Florestal, one of the companies of the Corticeira Amorim group, was studied. For the analysis, interviews were conducted with professionals in the company. The empirical analysis carried out allowed us to conclude that the management control function assumes a preponderant role in the organisation, ix with a very well defined model and routines, which are identified as one of the main success factors of the group. It’s also identified an evolution over time in the function of controller, in which it is not restricted exclusively to reporting, but rather to a more comprehensive set of processes, with intervention throughout the planning model and management control.Marques, Luís Manuel DionísioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Diogo André Santos2023-07-142023-042024-09-01T00:00:00Z2023-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42363TID:203350065porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:42:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:34.600030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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