Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Júnior, Vandir Ribeiro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4754
Resumo: A presente dissertação aborda sobre a temática gestão e planejamento escolar participativo. Verificou-se a existência de um planejamento escolar participativo em uma cooperativa escolar. Os referenciais teóricos utilizados estão relacionados ao planejamento escolar, gestão, projeto político-pedagógico e currículo, tendo como base uma inter-relação dos mesmos no que tange a ação educativa e suas inerências. Para a investigação empírica optou-se pelo estudo de caso cujos objetivos da pesquisa são caracterizados como exploratórios e descritivos, tendo por finalidade a melhor explicitação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação compreendem: professores, discentes, pais/responsáveis e gestão escolar sendo o estudo realizado em duas etapas. Na primeira etapa, de caráter quantitativo, utilizou-se como instrumentos de pesquisa questionários com questões estruturadas e, na segunda etapa, de caráter qualitativo, entrevistas estruturadas a fim de apurar mais dados acerca do planejamento realizado no locus do estudo. Como resultado mais geral, observou-se que apesar de ser uma escola que trabalha com a filosofia de cooperativismo, esta demonstra indícios de que não ocorre o planejamento escolar participativo como se espera, e que algumas medidas precisam ser tomadas para que este planejamento realmente envolva todos os atores participantes da escola, bem como possam produzir melhores resultados.
id RCAP_f51cb84fefac32d26f90be0af02730de
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do MaranhãoEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARPROJETOS EDUCATIVOSBRASILMARANHÃOEDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTEDUCATIONAL PROJECTSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOBRAZILA presente dissertação aborda sobre a temática gestão e planejamento escolar participativo. Verificou-se a existência de um planejamento escolar participativo em uma cooperativa escolar. Os referenciais teóricos utilizados estão relacionados ao planejamento escolar, gestão, projeto político-pedagógico e currículo, tendo como base uma inter-relação dos mesmos no que tange a ação educativa e suas inerências. Para a investigação empírica optou-se pelo estudo de caso cujos objetivos da pesquisa são caracterizados como exploratórios e descritivos, tendo por finalidade a melhor explicitação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação compreendem: professores, discentes, pais/responsáveis e gestão escolar sendo o estudo realizado em duas etapas. Na primeira etapa, de caráter quantitativo, utilizou-se como instrumentos de pesquisa questionários com questões estruturadas e, na segunda etapa, de caráter qualitativo, entrevistas estruturadas a fim de apurar mais dados acerca do planejamento realizado no locus do estudo. Como resultado mais geral, observou-se que apesar de ser uma escola que trabalha com a filosofia de cooperativismo, esta demonstra indícios de que não ocorre o planejamento escolar participativo como se espera, e que algumas medidas precisam ser tomadas para que este planejamento realmente envolva todos os atores participantes da escola, bem como possam produzir melhores resultados.This dissertation focuses on the issue of school management and participatory planning. Verified the existence of a participatory school planning in a cooperative school. The theoretical framework are related to school planning, management, political-pedagogical project and curriculum, based on an inter-relationship of these with respect to their educational and inherencies. Empirical research chose the case study whose research objectives are characterized as exploratory and descriptive, aiming at the best explanation of the phenomena studied. The subjects involved in the research include: teachers, students, parents / guardians and school management and the study was conducted in two stages. In the first stage, the quantitative character used as research tools questionnaires with structured questions and in the second step, qualitative, structured interviews in order to ascertain more information about the planning done in the locus of the study. As result more general, it was observed that despite being a school that works with the philosophy of cooperatives, this evidence demonstrates that there is participatory planning school as expected, and that some measures need to be taken so this plan actually involves all actors participating school, and may produce better results.2014-05-15T15:40:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4754porCosta Júnior, Vandir Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:28.457805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
title Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
spellingShingle Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
Costa Júnior, Vandir Ribeiro da
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PROJETOS EDUCATIVOS
BRASIL
MARANHÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATIONAL PROJECTS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
BRAZIL
title_short Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
title_full Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
title_fullStr Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
title_full_unstemmed Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
title_sort Planejamento e gestão escolar: um estudo de caso na Cooperativa Educacional do Maranhão
author Costa Júnior, Vandir Ribeiro da
author_facet Costa Júnior, Vandir Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Júnior, Vandir Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PROJETOS EDUCATIVOS
BRASIL
MARANHÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATIONAL PROJECTS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PROJETOS EDUCATIVOS
BRASIL
MARANHÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATIONAL PROJECTS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
BRAZIL
description A presente dissertação aborda sobre a temática gestão e planejamento escolar participativo. Verificou-se a existência de um planejamento escolar participativo em uma cooperativa escolar. Os referenciais teóricos utilizados estão relacionados ao planejamento escolar, gestão, projeto político-pedagógico e currículo, tendo como base uma inter-relação dos mesmos no que tange a ação educativa e suas inerências. Para a investigação empírica optou-se pelo estudo de caso cujos objetivos da pesquisa são caracterizados como exploratórios e descritivos, tendo por finalidade a melhor explicitação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação compreendem: professores, discentes, pais/responsáveis e gestão escolar sendo o estudo realizado em duas etapas. Na primeira etapa, de caráter quantitativo, utilizou-se como instrumentos de pesquisa questionários com questões estruturadas e, na segunda etapa, de caráter qualitativo, entrevistas estruturadas a fim de apurar mais dados acerca do planejamento realizado no locus do estudo. Como resultado mais geral, observou-se que apesar de ser uma escola que trabalha com a filosofia de cooperativismo, esta demonstra indícios de que não ocorre o planejamento escolar participativo como se espera, e que algumas medidas precisam ser tomadas para que este planejamento realmente envolva todos os atores participantes da escola, bem como possam produzir melhores resultados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-15T15:40:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4754
url http://hdl.handle.net/10437/4754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131261500915712