Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11880
Resumo: O presente relatório corresponde ao relato do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo, para a aquisição de grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como ponto de partida uma conceção sobre Educação e Educador/Professor, a partir do qual faço a reflecção sobre a importância destes na sociedade atual. Pretendo demonstrar a importância do trabalho cooperativo como uma forma que considero muito eficaz de aprendizagem, através das observações, experiências e interações que desenvolvi. Neste relatório desejo, também, deixar claras algumas opções pedagógicas que fui adotando, tais como a importância das vivências numa comunidade de aprendizagem, reconhecendo a criança enquanto pensador, sendo o trabalho cooperativo intrínseco a todas estas opções pedagógicas; ### Abstract: This document represents the work report developed with the Supervised Teaching Practice (STP) in the context of a kindergarten and primary school, for the master degree in Pre-School and Primary Education. This report has as its starting point in a conception of Education and Educator/Teacher, where I reflect on their importance on today's society. I intend to demonstrate the importance of the cooperative work as a form of learning which I consider very effective, through observations, experiences and interactions which I have developed. In this report I intend to also make clear some pedagogic options that I have adopted, such as the importance of experiences in learning communities, recognizing the child as a thinker, being the cooperative work intrinsic to all these teaching options.
id RCAP_f52106ff7e0f93a267fccc2f2f23cc81
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagensEnsinoAprendizagemTrabalho cooperativoComunidade de aprendizagemTeachingLearningCooperative workLearning communitiesO presente relatório corresponde ao relato do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo, para a aquisição de grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como ponto de partida uma conceção sobre Educação e Educador/Professor, a partir do qual faço a reflecção sobre a importância destes na sociedade atual. Pretendo demonstrar a importância do trabalho cooperativo como uma forma que considero muito eficaz de aprendizagem, através das observações, experiências e interações que desenvolvi. Neste relatório desejo, também, deixar claras algumas opções pedagógicas que fui adotando, tais como a importância das vivências numa comunidade de aprendizagem, reconhecendo a criança enquanto pensador, sendo o trabalho cooperativo intrínseco a todas estas opções pedagógicas; ### Abstract: This document represents the work report developed with the Supervised Teaching Practice (STP) in the context of a kindergarten and primary school, for the master degree in Pre-School and Primary Education. This report has as its starting point in a conception of Education and Educator/Teacher, where I reflect on their importance on today's society. I intend to demonstrate the importance of the cooperative work as a form of learning which I consider very effective, through observations, experiences and interactions which I have developed. In this report I intend to also make clear some pedagogic options that I have adopted, such as the importance of experiences in learning communities, recognizing the child as a thinker, being the cooperative work intrinsic to all these teaching options.Universidade de Évora2014-11-21T18:02:49Z2014-11-212012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11880http://hdl.handle.net/10174/11880porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.615047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
Ensino
Aprendizagem
Trabalho cooperativo
Comunidade de aprendizagem
Teaching
Learning
Cooperative work
Learning communities
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
author Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
author_facet Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Trabalho cooperativo
Comunidade de aprendizagem
Teaching
Learning
Cooperative work
Learning communities
topic Ensino
Aprendizagem
Trabalho cooperativo
Comunidade de aprendizagem
Teaching
Learning
Cooperative work
Learning communities
description O presente relatório corresponde ao relato do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo, para a aquisição de grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como ponto de partida uma conceção sobre Educação e Educador/Professor, a partir do qual faço a reflecção sobre a importância destes na sociedade atual. Pretendo demonstrar a importância do trabalho cooperativo como uma forma que considero muito eficaz de aprendizagem, através das observações, experiências e interações que desenvolvi. Neste relatório desejo, também, deixar claras algumas opções pedagógicas que fui adotando, tais como a importância das vivências numa comunidade de aprendizagem, reconhecendo a criança enquanto pensador, sendo o trabalho cooperativo intrínseco a todas estas opções pedagógicas; ### Abstract: This document represents the work report developed with the Supervised Teaching Practice (STP) in the context of a kindergarten and primary school, for the master degree in Pre-School and Primary Education. This report has as its starting point in a conception of Education and Educator/Teacher, where I reflect on their importance on today's society. I intend to demonstrate the importance of the cooperative work as a form of learning which I consider very effective, through observations, experiences and interactions which I have developed. In this report I intend to also make clear some pedagogic options that I have adopted, such as the importance of experiences in learning communities, recognizing the child as a thinker, being the cooperative work intrinsic to all these teaching options.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-21T18:02:49Z
2014-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11880
http://hdl.handle.net/10174/11880
url http://hdl.handle.net/10174/11880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540150988800