Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rita Miguel Rocha de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96513
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_f5392cf8dd741dbe100c8041a4535633
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino BásicoThe Effect of Morningness-Eveningness X Time-of-Day on the emotional states of elementary school childrenMatutinidade-VespertinidadeCriançasHora do DiaEstados emocionaisAnsiedade-estadoMorningness-EveningnessChildrenTime of DayEmotional StatesAnxiety-stateDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA presente investigação teve como objetivo principal averiguar se os estados emocionais das crianças variam conforme a hora do dia (HD), dependendo do seu tipo diurno (TD).Participaram 298 crianças (51,3% meninas), dos 3º e 4º anos de agrupamentos de escolas da Região Centro, das quais 52 eram matutinas e 82 vespertinas. Após consentimento informado, os encarregados de educação preencheram o Questionário de Cronótipo em Crianças (QCTC), o Questionário sobre o Padrão de Sono-Vigília de Crianças (QSVC) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). O TD das crianças foi identificado pela escala de matutinidade/vespertinidade do QCTC. Em contexto de sala de aula, em dois momentos do dia, ~9:10 e ~16:00 ou pela ordem inversa (contrabalanceamento), as crianças preencheram as Escalas de Faces (EF), de Ansiedade-Estado para Crianças (STAIC) e de Afeto Positivo e Negativo em Crianças (EAPNC).Numa análise preliminar, as medidas de estados emocionais apenas revelaram associação significativa com pontuações da subescala “Problemas no relacionamento com os colegas” do SDQ. Nas análises de interesse, a interação TD*HD foi significativa no STAIC e tendencialmente significativa na EF. Testes de folow-up indicaram que à tarde as crianças matutinas sentem-se mais ansiosas e as vespertinas menos ansiosas. Nas restantes duas medidas os efeitos interativos foram não significativos. Não houve efeitos principais HD ou TD significativos, exceto o do TD sobre a ansiedade-estado, superior nos matutinos do que nos vespertinos. Nas crianças estudadas, o tipo diurno em interação com a hora do dia influenciam a oscilação da ansiedade-estado.The main goal of this study was to investigate how children’s emotional states vary depending on Time-of-Day (ToD) in interaction with their Diurnal Type (DT).Participants were 298 elementary school children (51,4% female), from 3rd and 4th grades. After informed consent, the children’s guardians filled the Children's Chronotype Questionnaire (CCTQ), the Child Sleep-Waking Questionnaire (CSWQ) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). There were 52 Morning-type and 82 Evening-type children, as assessed by the Morningness/Eveningness scale of the CCTQ. In the classroom, in two different moments - ~9 a.m. and ~4 p.m, or in a reverse order (counterbalanced) - children filled the Faces Scale (FS), the State-Trait Anxiety Inventory for Children (STAIC), and the Positive and Negative Affect Scale for Children (EAPNC).In a preliminary analysis, the measures of the emotional states only revealed significant association with the SDQ subscale “Peer relationship problems” score. The analyses of interest showed that the interaction between the DT and the ToD was significant for STAIC and approached significance for the FS. Follow-up tests indicated that in the afternoon Morning-type children feel more anxious while Evening-type children feel less anxious. The main effects of the ToD and of the DT were not significant for any of the emotional states’ measures, except for the STAIC in which there was a main effect of the DT, with the state-anxiety being higher for the Morning-types.In conclusion, the children’s diurnal type in interaction with ToD seem to influence their state-anxiety oscillations throughout the school day.FCT2021-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96513http://hdl.handle.net/10316/96513TID:202794008porAlmeida, Rita Miguel Rocha deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:02:30Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:45.357470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
The Effect of Morningness-Eveningness X Time-of-Day on the emotional states of elementary school children
title Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
spellingShingle Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
Almeida, Rita Miguel Rocha de
Matutinidade-Vespertinidade
Crianças
Hora do Dia
Estados emocionais
Ansiedade-estado
Morningness-Eveningness
Children
Time of Day
Emotional States
Anxiety-state
title_short Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
title_full Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
title_fullStr Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
title_sort Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
author Almeida, Rita Miguel Rocha de
author_facet Almeida, Rita Miguel Rocha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rita Miguel Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Matutinidade-Vespertinidade
Crianças
Hora do Dia
Estados emocionais
Ansiedade-estado
Morningness-Eveningness
Children
Time of Day
Emotional States
Anxiety-state
topic Matutinidade-Vespertinidade
Crianças
Hora do Dia
Estados emocionais
Ansiedade-estado
Morningness-Eveningness
Children
Time of Day
Emotional States
Anxiety-state
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
2023-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96513
http://hdl.handle.net/10316/96513
TID:202794008
url http://hdl.handle.net/10316/96513
identifier_str_mv TID:202794008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045774282752