Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pechorro, P. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, R. X., Calvinho, A. M., Poiares, C., Marôco, J., Diniz, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7253
Resumo: Introdução: O constructo de ciclo de resposta sexual constitui um modelo de trabalho essencial no campo do estudo da sexualidade feminina. Objectivo: A presente investigação teve como objectivo proceder à validação cruzada duma versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino (FSFI), instrumen¬to multidimensional que avalia as diversas fases associadas ao ciclo de resposta sexual em mulheres. Material e métodos: Recorreu-se a um total de 375 participantes do sexo feminino, sub-divididas em amostra normativa (n = 307) e amostra clínica (n = 68), as quais preenche-ram o questionário com a tradução para português do FSFI. Resultados: Foram demonstradas as principais propriedades psicométricas da validação cruzada do FSFI. Discussão: A estrutura multidimensional original do FSFI foi replicada e obtiveram-se igualmente valores bons a nível de consistência interna, de estabilidade temporal, de validade convergente e divergente e de validade discriminante. Conclusões: As boas propriedades psicométricas encontradas justificam e reforçam a re-comendação de utilização do FSFI na população feminina portuguesa.
id RCAP_f56e6d24c0e35c05e97501500bea2cc3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual FemininoAvaliaçãoSexualidade femininaFSFIValidaçãoIntrodução: O constructo de ciclo de resposta sexual constitui um modelo de trabalho essencial no campo do estudo da sexualidade feminina. Objectivo: A presente investigação teve como objectivo proceder à validação cruzada duma versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino (FSFI), instrumen¬to multidimensional que avalia as diversas fases associadas ao ciclo de resposta sexual em mulheres. Material e métodos: Recorreu-se a um total de 375 participantes do sexo feminino, sub-divididas em amostra normativa (n = 307) e amostra clínica (n = 68), as quais preenche-ram o questionário com a tradução para português do FSFI. Resultados: Foram demonstradas as principais propriedades psicométricas da validação cruzada do FSFI. Discussão: A estrutura multidimensional original do FSFI foi replicada e obtiveram-se igualmente valores bons a nível de consistência interna, de estabilidade temporal, de validade convergente e divergente e de validade discriminante. Conclusões: As boas propriedades psicométricas encontradas justificam e reforçam a re-comendação de utilização do FSFI na população feminina portuguesa.Española de Andrología, Medicina Sexual y Reproductiva/Publicado por Elsevier España, S.L.2013-01-14T14:49:21Z2013-01-142012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7253http://hdl.handle.net/10174/7253porPechorro, P. S., Vieira, R. X., Calvinho, A. M., Poiares, C., Marôco, J., & Diniz, A. (2012). Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino. Revista Internacional de Andrología, 10, 113-120.10ndndndndndamdiniz@uevora.pt556Pechorro, P. S.Vieira, R. X.Calvinho, A. M.Poiares, C.Marôco, J.Diniz, A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:50.265938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
title Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
spellingShingle Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
Pechorro, P. S.
Avaliação
Sexualidade feminina
FSFI
Validação
title_short Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
title_full Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
title_fullStr Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
title_full_unstemmed Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
title_sort Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino
author Pechorro, P. S.
author_facet Pechorro, P. S.
Vieira, R. X.
Calvinho, A. M.
Poiares, C.
Marôco, J.
Diniz, A.
author_role author
author2 Vieira, R. X.
Calvinho, A. M.
Poiares, C.
Marôco, J.
Diniz, A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pechorro, P. S.
Vieira, R. X.
Calvinho, A. M.
Poiares, C.
Marôco, J.
Diniz, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Sexualidade feminina
FSFI
Validação
topic Avaliação
Sexualidade feminina
FSFI
Validação
description Introdução: O constructo de ciclo de resposta sexual constitui um modelo de trabalho essencial no campo do estudo da sexualidade feminina. Objectivo: A presente investigação teve como objectivo proceder à validação cruzada duma versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino (FSFI), instrumen¬to multidimensional que avalia as diversas fases associadas ao ciclo de resposta sexual em mulheres. Material e métodos: Recorreu-se a um total de 375 participantes do sexo feminino, sub-divididas em amostra normativa (n = 307) e amostra clínica (n = 68), as quais preenche-ram o questionário com a tradução para português do FSFI. Resultados: Foram demonstradas as principais propriedades psicométricas da validação cruzada do FSFI. Discussão: A estrutura multidimensional original do FSFI foi replicada e obtiveram-se igualmente valores bons a nível de consistência interna, de estabilidade temporal, de validade convergente e divergente e de validade discriminante. Conclusões: As boas propriedades psicométricas encontradas justificam e reforçam a re-comendação de utilização do FSFI na população feminina portuguesa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-14T14:49:21Z
2013-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7253
http://hdl.handle.net/10174/7253
url http://hdl.handle.net/10174/7253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pechorro, P. S., Vieira, R. X., Calvinho, A. M., Poiares, C., Marôco, J., & Diniz, A. (2012). Validação cruzada da versão portuguesa do Índice de Funcionamento Sexual Feminino. Revista Internacional de Andrología, 10, 113-120.
10
nd
nd
nd
nd
nd
amdiniz@uevora.pt
556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Española de Andrología, Medicina Sexual y Reproductiva/Publicado por Elsevier España, S.L.
publisher.none.fl_str_mv Española de Andrología, Medicina Sexual y Reproductiva/Publicado por Elsevier España, S.L.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136502473555968