Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2746 |
Resumo: | A sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade. |
id |
RCAP_f575d5dc772d9574793cec90d7a44eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2746 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learningliteracia mediática e da informaçãoformação de professoresblended learninginovação pedagógicatecnologias digitaisrecursos digitais em educaçãoA sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade.Instituto Politécnico de TomarRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, Ana2019-11-25T10:26:39Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2746porLoureiro, A. (2019). Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning. In Marques, C.; Pereira, I.; Pérez, D. (Eds.), Proceedings of the 21st International Symposium on Computers in Education (SIIE 2019) (pp. 125-129). ISBN 978-989-8840-39-4.978-989-8840-39-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:40.713743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
title |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
spellingShingle |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning Loureiro, Ana literacia mediática e da informação formação de professores blended learning inovação pedagógica tecnologias digitais recursos digitais em educação |
title_short |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
title_full |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
title_fullStr |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
title_full_unstemmed |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
title_sort |
Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning |
author |
Loureiro, Ana |
author_facet |
Loureiro, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literacia mediática e da informação formação de professores blended learning inovação pedagógica tecnologias digitais recursos digitais em educação |
topic |
literacia mediática e da informação formação de professores blended learning inovação pedagógica tecnologias digitais recursos digitais em educação |
description |
A sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T10:26:39Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2746 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Loureiro, A. (2019). Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning. In Marques, C.; Pereira, I.; Pérez, D. (Eds.), Proceedings of the 21st International Symposium on Computers in Education (SIIE 2019) (pp. 125-129). ISBN 978-989-8840-39-4. 978-989-8840-39-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Tomar |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Tomar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036176719872 |