Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2746
Resumo: A sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade.
id RCAP_f575d5dc772d9574793cec90d7a44eaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learningliteracia mediática e da informaçãoformação de professoresblended learninginovação pedagógicatecnologias digitaisrecursos digitais em educaçãoA sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade.Instituto Politécnico de TomarRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, Ana2019-11-25T10:26:39Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2746porLoureiro, A. (2019). Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning. In Marques, C.; Pereira, I.; Pérez, D. (Eds.), Proceedings of the 21st International Symposium on Computers in Education (SIIE 2019) (pp. 125-129). ISBN 978-989-8840-39-4.978-989-8840-39-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:40.713743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
title Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
spellingShingle Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
Loureiro, Ana
literacia mediática e da informação
formação de professores
blended learning
inovação pedagógica
tecnologias digitais
recursos digitais em educação
title_short Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
title_full Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
title_fullStr Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
title_full_unstemmed Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
title_sort Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning
author Loureiro, Ana
author_facet Loureiro, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv literacia mediática e da informação
formação de professores
blended learning
inovação pedagógica
tecnologias digitais
recursos digitais em educação
topic literacia mediática e da informação
formação de professores
blended learning
inovação pedagógica
tecnologias digitais
recursos digitais em educação
description A sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T10:26:39Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2746
url http://hdl.handle.net/10400.15/2746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loureiro, A. (2019). Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning. In Marques, C.; Pereira, I.; Pérez, D. (Eds.), Proceedings of the 21st International Symposium on Computers in Education (SIIE 2019) (pp. 125-129). ISBN 978-989-8840-39-4.
978-989-8840-39-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Tomar
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Tomar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036176719872