A influência da comunicação no crescente consumo de produtos grooming masculinos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4074 |
Resumo: | A preocupação com a imagem assume nos dias que correm um papel fundamental, não só nas relações pessoais, como também nas profissionais, já que o mundo do trabalho é cada vez mais competitivo e por vezes existe apenas uma oportunidade para causa boa impressão, onde a aparência pode desempenhar um papel diferenciador. A evolução do papel do homem na sociedade tem feito com que os homens dediquem mais tempo ao seu corpo e à melhoria da sua aparência, procurando produtos com a finalidade de cuidar do seu aspecto físico. Esta tendência tem como consequência uma alteração da dinâmica do mercado que até aqui destinava a sua atenção apenas ao segmento feminino. Desta forma, é fundamental compreender as necessidades, motivações e entraves na compra de produtos de cuidado pessoal pois, apesar das libertações dos preconceitos masculinos, os homens continuam a sentir alguma reserva social na compra destes produtos. Neste sentido, é importante perceber as atitudes dos homens, direccionando a investigação para a influência que a comunicação exerce na tendência crescente da preocupação com a aparência e de que forma se repercute no consumo de produtos grooming. A presente investigação identifica os principais gaps existentes na revisão bibliográfica, integrando-os no modelo conceptual como variáveis latentes do estudo. Estas variáveis servem de base à construção das hipóteses de pesquisa que são posteriormente alvo de verificação estatística, analisando qual o papel da comunicação e quais as principais influentes no consumo de produtos grooming masculinos. |
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A influência da comunicação no crescente consumo de produtos grooming masculinosProdutos grooming masculinosComunicaçãoConsumoMen’s grooming productsCommunicationConsumptionA preocupação com a imagem assume nos dias que correm um papel fundamental, não só nas relações pessoais, como também nas profissionais, já que o mundo do trabalho é cada vez mais competitivo e por vezes existe apenas uma oportunidade para causa boa impressão, onde a aparência pode desempenhar um papel diferenciador. A evolução do papel do homem na sociedade tem feito com que os homens dediquem mais tempo ao seu corpo e à melhoria da sua aparência, procurando produtos com a finalidade de cuidar do seu aspecto físico. Esta tendência tem como consequência uma alteração da dinâmica do mercado que até aqui destinava a sua atenção apenas ao segmento feminino. Desta forma, é fundamental compreender as necessidades, motivações e entraves na compra de produtos de cuidado pessoal pois, apesar das libertações dos preconceitos masculinos, os homens continuam a sentir alguma reserva social na compra destes produtos. Neste sentido, é importante perceber as atitudes dos homens, direccionando a investigação para a influência que a comunicação exerce na tendência crescente da preocupação com a aparência e de que forma se repercute no consumo de produtos grooming. A presente investigação identifica os principais gaps existentes na revisão bibliográfica, integrando-os no modelo conceptual como variáveis latentes do estudo. Estas variáveis servem de base à construção das hipóteses de pesquisa que são posteriormente alvo de verificação estatística, analisando qual o papel da comunicação e quais as principais influentes no consumo de produtos grooming masculinos.The concern with image nowadays takes a key role not only in personal relationships but also on professionals ones, as the working world is increasingly competitive and sometimes there is only one opportunity for a good impression, where appearance can play a differentiating role. The evolution of men's role in society has been causing a more dedication to men‟s body and the improvement of its appearance, looking for products with the purpose of caring of their physical appearance. This trend has resulted in a change of the market dynamics that so far aimed its attention only on the female segment. Thus, it is essential to understand the motivations and barriers on the purchase of personal care products, because despite the release of male bias, men continue to feel some social reservation in buying these products. It is likewise important to recognize men‟s attitudes, directing this research into the influence that communication has on the growing trend of concerns about appearance and how it affects the consumption of grooming products. This investigation identifies major gaps exist in the literature review, therefore integrated in the conceptual model as latent variables of the study. These variables provide the basis for the construction of research hypotheses that are then subject to statistical verification, examining the role of communication and the main influence on the consumption of men‟s grooming products.2012-11-08T16:58:00Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4074porAlves, Rita Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:27.589801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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