Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10026 |
Resumo: | Neste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação desta ferramenta da Web 2.0 em contextos pedagógicos. O projecto envolveu 6 docentes, 479 alunos e abrangeu 20 unidades curriculares onde foram disponibilizados 118 podcasts - 34 dos quais criados pelos alunos. Os docentes reconhecem as potencialidades pedagógicas dos podcasts mas também a falta de reconhecimento institucional e o acréscimo de trabalho, que deverá ser rentabilizado através da reutilização dos episódios criados. Os alunos foram receptivos à introdução dos podcasts em contexto educativo, embora manifestando surpresa e, alguns, uma certa resistência inicial, mas tiram pouco partido das tecnologias móveis para usufruírem dos podcasts. Constatou-se uma maior adesão aos podcasts nos alunos de pós-graduação e nos trabalhadores-estudantes. |
id |
RCAP_f5a6ea4ecc70fba72ad422ddb133d3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do MinhoPodcastsBlended-learningEnsino SuperiorUniversidade do MinhoNeste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação desta ferramenta da Web 2.0 em contextos pedagógicos. O projecto envolveu 6 docentes, 479 alunos e abrangeu 20 unidades curriculares onde foram disponibilizados 118 podcasts - 34 dos quais criados pelos alunos. Os docentes reconhecem as potencialidades pedagógicas dos podcasts mas também a falta de reconhecimento institucional e o acréscimo de trabalho, que deverá ser rentabilizado através da reutilização dos episódios criados. Os alunos foram receptivos à introdução dos podcasts em contexto educativo, embora manifestando surpresa e, alguns, uma certa resistência inicial, mas tiram pouco partido das tecnologias móveis para usufruírem dos podcasts. Constatou-se uma maior adesão aos podcasts nos alunos de pós-graduação e nos trabalhadores-estudantes.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - PTDC/CED/70751/2006Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd-UMINHO)Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoCarvalho, Ana Amélia AmorimAguiar, CristinaMaciel, Romana20092009-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10026porCARVALHO, Ana Amélia Amorim, org. – “Actas do Encontro sobre Podcasts, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-69-8. p. 22-38.ISBN:978-972-8746-69-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:37:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:37:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
title |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
spellingShingle |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho Carvalho, Ana Amélia Amorim Podcasts Blended-learning Ensino Superior Universidade do Minho |
title_short |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
title_full |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
title_fullStr |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
title_sort |
Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho |
author |
Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author_facet |
Carvalho, Ana Amélia Amorim Aguiar, Cristina Maciel, Romana |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Cristina Maciel, Romana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Amélia Amorim Aguiar, Cristina Maciel, Romana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Podcasts Blended-learning Ensino Superior Universidade do Minho |
topic |
Podcasts Blended-learning Ensino Superior Universidade do Minho |
description |
Neste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação desta ferramenta da Web 2.0 em contextos pedagógicos. O projecto envolveu 6 docentes, 479 alunos e abrangeu 20 unidades curriculares onde foram disponibilizados 118 podcasts - 34 dos quais criados pelos alunos. Os docentes reconhecem as potencialidades pedagógicas dos podcasts mas também a falta de reconhecimento institucional e o acréscimo de trabalho, que deverá ser rentabilizado através da reutilização dos episódios criados. Os alunos foram receptivos à introdução dos podcasts em contexto educativo, embora manifestando surpresa e, alguns, uma certa resistência inicial, mas tiram pouco partido das tecnologias móveis para usufruírem dos podcasts. Constatou-se uma maior adesão aos podcasts nos alunos de pós-graduação e nos trabalhadores-estudantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10026 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Ana Amélia Amorim, org. – “Actas do Encontro sobre Podcasts, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-69-8. p. 22-38. ISBN:978-972-8746-69-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544369957240832 |