Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Patricia Daniela Moutinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8161
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada rapresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f5aaa21641a2d90eae2ce339ce03b510
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneoEducação pré-escolarGrupos etários homogéneosInteraçõesGestão educativaPre-school educationHomogeneous age groupsInteractionsEducational managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada rapresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO tema do presente relatório trata a organização etária dos grupos em Educação Pré-Escolar, aprofundando a reflexão sobre o modo como um grupo etário homogéneo é gerido. Foram colocadas quatro questões orientadoras sobre o tema considerando como principal objetivo compreender quais as características e específicidades (vantagens e desvantagens) da organização de um grupo homogéneo por idades através da análise das interações criança-criança, da organização do ambiente educativo, bem como do papel do educador. O estudo desenvolvido foi de origem qualitativa, na qual foram utilizadas como abordagens metodológicas para a recolha de informações a observação naturalista não-participante, a observação sistemática, os registos escritos em notas de campo, as conversas informais com a Educadora Cooperante e os três inquéritos por questionário aos Educadores de Infância da instituição onde ocorreu a Prática Supervisionada em Jardim de Infância, cujo grupo era constituído por vinte crianças com quatro anos de idade. Durante o estudo verificou-se que os Educadores de Infância que atuam com uma organização de grupos etários homogéneos apontam, maioritariamente, vantagens quanto à ação educativa e planeamento do ambiente educativo/sala. Constataram-se inúmeras desvantagens quanto ao nível do desenvolvimento global de cada criança através das interações entre pares da mesma idade. Verificou-se, também, que perante um grupo homogéneo em idades, os Educadores de Infância tendem a focar a sua abordagem no papel do adulto como dinamizador de todas as aprendizagens e, consequentemente a uniformizar as aprendizagens das crianças.The theme of this report has to do with the age organization of groups in Pre-School Education, making a special enphasis in the reflection on how a homogeneous age group is managed. Four specific questions were asked on the topic, considering as the main objective to understand the characteristics and specificities (advantages and disadvantages) of the organization of a homogeneous group by ages through the analysis of a child to child interaction, the organization of the educational environment, as well as the role of the educator. The study carried out was of based on quality, in which non-participant natural observation, systematic observation, records written in field notes, informal conversations with the Main Educator and the three surveys were used as methodological approaches, for the collection of information. through a questionnaire to the Kindergarten Educators of the institution where the Supervised Practice in Kindergarten occured, whose group was constituted by twenty children with four years of age. During the study it was found that Kindergarten Educators who work with an organization of homogeneous age groups mostly point out advantages regarding educational action and planning of the educational environment/classroom. There were numerous disadvantages regarding the level of the global development of each child through interactions between peers of the same age. It was also found that in the face of a homogeneous group in ages, Kindergarten Educators tend to focus their approach on the role of the adult as a driver of all learning and, consequently, to standardize children's learning.Mata, LourdesRepositório do ISPAVieira, Patricia Daniela Moutinho2021-05-28T17:44:48Z2020-11-10T00:00:00Z2020-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8161202545733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:59.784884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
title Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
spellingShingle Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
Vieira, Patricia Daniela Moutinho
Educação pré-escolar
Grupos etários homogéneos
Interações
Gestão educativa
Pre-school education
Homogeneous age groups
Interactions
Educational management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
title_full Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
title_fullStr Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
title_full_unstemmed Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
title_sort Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneo
author Vieira, Patricia Daniela Moutinho
author_facet Vieira, Patricia Daniela Moutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Lourdes
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Patricia Daniela Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Grupos etários homogéneos
Interações
Gestão educativa
Pre-school education
Homogeneous age groups
Interactions
Educational management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Grupos etários homogéneos
Interações
Gestão educativa
Pre-school education
Homogeneous age groups
Interactions
Educational management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada rapresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10T00:00:00Z
2020-11-10T00:00:00Z
2021-05-28T17:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8161
202545733
url http://hdl.handle.net/10400.12/8161
identifier_str_mv 202545733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130122836508672