Relatório de prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Francisco António
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8897
Resumo: Este trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. O presente relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é relativa à Observação em Contexto Educativo realizado nas aulas do Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música do Porto. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda a componente prática do estágio realizado numa classe de conjunto da variante Jazz do Conservatório de Música do Porto. O terceiro e último capitulo deste trabalho aborda um projeto de intervenção, realizado no Conservatório, que relata e analisa um projeto dos docentes de Jazz da escola intitulado Jazz no CMP. Por fim, as minhas conclusões e reflexões finais sobre a Prática Educativa e o papel da docência no Jazz e o Ensino da Música.
id RCAP_f5ae412feb1d0f8e7a58e6eba692b37a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática educativaMúsicaEnsinoJazzCantoImprovisaçãoMetodologiaMusicTeachingSingingImprovisationMethodologyEste trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. O presente relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é relativa à Observação em Contexto Educativo realizado nas aulas do Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música do Porto. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda a componente prática do estágio realizado numa classe de conjunto da variante Jazz do Conservatório de Música do Porto. O terceiro e último capitulo deste trabalho aborda um projeto de intervenção, realizado no Conservatório, que relata e analisa um projeto dos docentes de Jazz da escola intitulado Jazz no CMP. Por fim, as minhas conclusões e reflexões finais sobre a Prática Educativa e o papel da docência no Jazz e o Ensino da Música.This paper is a Report on Educational Practices that is part of the Master in Music Education programme of the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo of Porto. This paper is intended to be a reflexive report on music teaching, it’s trials and challenges, on the implementation of new jazz studies in Portuguese public music schools. This paper is divided in three chapters. The first chapter address Observation of Educational Contexts that were made in Classical Singing classes at the Conservatório de Música do Porto. The second, Supervised Educational Practices, addresses the procedural part of the internship in a jazz combo class at the Conservatório de Música do Porto. The last chapter of this paper discusses an intervention project hosted at the Conservatório de Música do Porto. It describes and analyses a jazz teachers project for the school called Jazz no CMP. Finally, I state my conclusions and final thoughts about my Educational Practice in Jazz studies and what I believe to be the teachers role in Jazz and music education.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Francisco António2016-12-20T14:45:39Z2015-07-092015-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8897TID:201451450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.321379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática educativa
title Relatório de prática educativa
spellingShingle Relatório de prática educativa
Pereira, Francisco António
Música
Ensino
Jazz
Canto
Improvisação
Metodologia
Music
Teaching
Singing
Improvisation
Methodology
title_short Relatório de prática educativa
title_full Relatório de prática educativa
title_fullStr Relatório de prática educativa
title_full_unstemmed Relatório de prática educativa
title_sort Relatório de prática educativa
author Pereira, Francisco António
author_facet Pereira, Francisco António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, António Gabriel Castro Correia
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Francisco António
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Ensino
Jazz
Canto
Improvisação
Metodologia
Music
Teaching
Singing
Improvisation
Methodology
topic Música
Ensino
Jazz
Canto
Improvisação
Metodologia
Music
Teaching
Singing
Improvisation
Methodology
description Este trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. O presente relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é relativa à Observação em Contexto Educativo realizado nas aulas do Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música do Porto. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda a componente prática do estágio realizado numa classe de conjunto da variante Jazz do Conservatório de Música do Porto. O terceiro e último capitulo deste trabalho aborda um projeto de intervenção, realizado no Conservatório, que relata e analisa um projeto dos docentes de Jazz da escola intitulado Jazz no CMP. Por fim, as minhas conclusões e reflexões finais sobre a Prática Educativa e o papel da docência no Jazz e o Ensino da Música.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
2015-07-09T00:00:00Z
2016-12-20T14:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8897
TID:201451450
url http://hdl.handle.net/10400.22/8897
identifier_str_mv TID:201451450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473423368192